Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Nikola Tesla era um gênio, tinha, com toda a certeza, mais de um “Traço de Inteligência“, o que falta para muitas pessoas.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Nikola Tesla
Em primeiro lugar, ressaltamos que algumas mentes brilhantes é que abrem o caminho para a ciência das saltos. Desse modo, assim como Da Vinci, Einstein e outros, podemos colocar Nikola Tesla no mesmo patamar. Estes cientistas eram, antes de tudo, pensadores e filósofos, que tinham a qualidade de serem mais do que polímatas na teoria. Tesla foi um dos maiores inventores da humanidade.
Nikola Tesla ( pronuncia-se nǐkola têsla; 10 de julho [ OS 28 de junho ] de 1856 – 7 de janeiro de 1943) foi um sérvio-americano inventor, engenheiro elétrico, engenheiro mecânico e futurista mais conhecido por suas contribuições para o projeto do moderno sistema de fornecimento de eletricidade de corrente alternada (CA). Tesla estudou engenharia e física na década de 1870 sem receber um diploma, ganhando experiência prática no início da década de 1880. Em 1884 emigrou para os Estados Unidos, onde se naturalizou. Tesla conduziu uma série de experimentos com osciladores/geradores mecânicos, tubos de descarga elétrica e primeiras imagens de raios X. Em 1893, ele fez pronunciamentos sobre a possibilidade de comunicação sem fio com seus dispositivos. O trabalho de Tesla caiu em relativa obscuridade após sua morte, até 1960, quando a Conferência Geral de Pesos e Medidas nomeou a medição do Sistema Internacional de Unidades (SI) da densidade do fluxo magnético de Tesla, em sua honra. Houve um ressurgimento do interesse popular em Tesla desde os anos posteriores a 1990.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
Traço de Inteligência
A princípio, quando se fala de inteligência, imaginamos sempre aqueles superdotados ou especialistas em alguma coisa interessante. Por outro lado, existem aqueles que pensam em Quociente de Inteligência (QI)(1) para qualificar ou não uma pessoa inteligente. Contudo, uma pessoa verdadeiramente inteligente é como disse Tesla, possui um ou outro traço de inteligência. Por exemplo, o comportamento antissocial a que se refere Tesla indica que uma pessoa pode ter uma inteligência específica.
Desse modo, estes traços podem parecer que devem se apresentar em todas as pessoas, mas não é bem assim.
Estudos com elevada qualidade indicam que uma pessoa pode ter dificuldades em determinados comportamentos, e serem muito inteligentes.
Falha Miserável
Nikola Tesla, assim como outros gênios, sofreu críticas e muita incompreensão. Travou batalhas com grandes corporações estadunidenses e o inventor queridinho daquela nação (Thomas Edison). É provável que, pela sua nacionalidade, sofreu algum tipo de preconceito, inclusive social. Desse modo, justifica-se a frase-chave deste texto.
Nikola Tesla cometeu ao menos um erro grandioso e terrível, acreditar na humanidade.
Ele, que tinha muito carisma em suas palestras, fez uma previsão, ainda no início do século, que seria motivo de risadas, atualmente.
“Hoje, os países mais civilizados do mundo gastam o máximo dos seus rendimentos na guerra e o mínimo na educação. O século XXI inverterá esta ordem. Será mais glorioso lutar contra a ignorância do que morrer no campo de batalha. A descoberta de uma nova verdade científica será mais importante do que as disputas dos diplomatas. Até os jornais dos nossos dias estão a começar a tratar as descobertas científicas e a criação de novos conceitos filosóficos como notícias. Os jornais do século XXI darão um mero “pau” nas últimas páginas aos relatos de crimes ou controvérsias políticas, mas colocarão nas primeiras páginas a proclamação de uma nova hipótese científica.
O progresso nesse sentido será impossível enquanto as nações persistirem na prática selvagem de matar umas às outras. Herdei do meu pai, um homem erudito que trabalhou arduamente pela paz, um ódio inextirpável pela guerra.”
Nikola Tesla
Enfim, constatamos que Tesla falhou, miseravelmente, e que as nações persistem na prática selvagem do extermínio humano e da natureza.
Sinais de Inteligência
É provável que os gênios possuam vários traços ou sinais de inteligência e os mortais e as máquinas, com ou sem IA(2), nem percebam. Com toda a certeza, você tem algum colega de escola ou de trabalho que possui ao menos um traço de inteligência que trataremos a seguir. Cada um destes traços revela ao menos que não devemos menosprezar ou não socializar com esta pessoa. Por isso, devemos compreender as coisas(3), que a maioria dos enganadores de rede social não deixam cada pessoa entender.
Desse modo, sugerimos que as pessoas prestem atenção a cada um destes sinais ou comportamentos.
Curioso
A curiosidade é um traço de inteligência que pode ajudar a identificar uma pessoa com qualidades notáveis. Aqueles que são curiosos têm uma sede de conhecimento e uma vontade de explorar o mundo ao seu redor. Essa característica pode trazer uma série de benefícios, incluindo:
- Aprendizado contínuo : Pessoas curiosas estão sempre buscando aprender coisas novas e expandir seus horizontes. Desse modo, são mais propícios a adquirir novas habilidades e conhecimentos, o que pode ser valioso em muitos aspectos da vida.
- Criatividade : Uma curiosidade alimenta a imaginação e a capacidade de pensar de forma inovadora. Pessoas curiosas são mais propensas a encontrar soluções criativas para problemas e ter ideias originais.
- Adaptação : Uma curiosidade também está relacionada à capacidade de se adaptar a novas situações e desafios. Pessoas curiosas têm abertura para novas experiências e uma mentalidade mais flexível e coisas novas.
- Motivação : Uma curiosidade intrínseca pode ser uma fonte de motivação interna. Pessoas curiosas movem-se pelo desejo de descobrir e entender, e a se envolverem em tarefas e projetos com dedicação.
Questionador
A princípio, ser questionador e ter opiniões sobre vários assuntos pode ser um sinal de inteligência e capacidade de visão ampla. Pessoas que questionam e buscam informações sobre diferentes temas demonstram um desejo de entender coisas novas. Além disso, existe a necessidade de formar uma opinião com fundamentação e argumentação de forma coerente.
Por isso, esta é uma habilidade em muitas áreas da vida, incluindo o trabalho e as relações pessoais.
Questionar também contribui na identificação de pessoas com qualidades como criatividade e inovação. Ao questionar o status quo e buscar soluções alternativas, essas pessoas podem trazer novas ideias e perspectivas para problemas complexos. Como se não bastasse, este traço de Inteligência, ao desafiar ideias convencionais, demonstra um sinal de coragem e independência de pensamento.
Entretanto, os interlocutores do questionador não podem confundir questionamentos com desrespeito ou arrogância. É possível questionar e expressar opiniões de forma respeitosa e construtiva, considerando as perspectivas dos outros.
Observador
Esse comportamento, especialmente se silenciosamente, permite que os indivíduos absorvam informações desenvolvidas sobre muitos aspectos. Assim sendo, é possível uma melhor compreensão das coisas e elementos diversos para uma tomada de decisão.
Uma pessoa observadora é capaz de absorver detalhes que outras podem perder por distrações e falta de concentração. Por exemplo, em um ambiente de trabalho, alguém com essa habilidade pode identificar oportunidades e apresentar soluções disruptivas, simples e eficazes. Além disso, uma observação minuciosa pode ajudar a desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.
Ao analisar cuidadosamente uma situação, uma pessoa identifica padrões, tendências e relações que podem não ser problemáticas, a princípio. Isso, certamente, levar a insights profundos e a uma compreensão de um problema com seus detalhes.
Autocontrole
O autocontrole, sem dúvida, é um traço de inteligência que envolve uma capacidade de regular emoções, pensamentos e comportamentos.
Pessoas com inteligência emocional e racional acima da média são capazes de exercer um elevado nível de autocontrole, o que os diferencia dos demais. A inteligência emocional, inquestionavelmente, é a capacidade de avaliar, compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros.
Por isso, o autocontrole é essencial nessa habilidade, pois permite que as pessoas lidem com situações estressantes de forma calma e racional. Evitam, desse modo, reações impulsivas e competitivas, que muitas organizações e a sociedade nos impõem. Além disso, o autocontrole também está relacionado à capacidade de adiar qualquer tipo de gratificação imediatista. Em outras palavras, quem tem autocontrole resiste mais ao imediatismo, em troca de recompensas maiores no futuro.
A inteligência racional, por outro lado, envolve uma capacidade de pensar de forma lógica, analítica e crítica. O autocontrole potencializa as pessoas tomem decisões racionais, a partir de fatos e evidências, desprezando as emoções instantâneas.
Portanto, o autocontrole identifica uma pessoa com inteligência emocional e racional acima da média. Desta forma, a capacidade de regular as emoções e os pensamentos têm sua utilidade na vida pessoal e profissional.
Senso de Limites
A capacidade de estabelecer limites pessoais e profissionais é um traço de inteligência que deveria ter valorização nas organizações.
Certamente, indivíduos com inteligência acima da média podem equilibrar suas vidas pessoais e profissionais, evitando a sobrecarga e o esgotamento. Surpreendentemente, eles entendem que uma estagnação profissional pode ser prejudicial a longo prazo. Portanto, é normal buscarem constantemente desafios e oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Essas pessoas definem metas realistas e alcançáveis e, nesse ínterim, se esforçam para superar limites e expandir seus conhecimentos e habilidades. Elas são conscientes de suas próprias capacidades e limitações, o que lhes permite tomar decisões eficazes.
Nas organizações, eles são capazes de liderar equipes de forma eficiente. Estabelecendo expectativas claras e, desse modo, ajudando os membros da equipe a alcançar seu pleno potencial. Além disso, identificar talentos e oportunidades de melhoria e inovação, contribuindo para o crescimento e sucesso da organização.
Diálogo
A capacidade de diálogo aberto e a troca franca e honesta de conhecimento é um traço de inteligência e capacidade cognitiva superior.
Esses comportamentos refletem, sem dúvida, uma mente aberta, curiosa e disposta a aprender com os outros. Além disso, a capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz é um indicador de inteligência que complementa vários outros. Com toda a certeza, o diálogo aberto permite que as pessoas compartilhem ideias, perspectivas e experiências, enriquecendo o conhecimento coletivo.
É provável que, através do diálogo, as pessoas desafiem as suas próprias convicções, expandindo assim seus horizontes intelectuais.
Pessoas inteligentes e com capacidade cognitiva superior reconhecem a importância de ouvir os outros e consideram diferentes visões.
Enfim, essas características promovem o enriquecimento do conhecimento coletivo e da colaboração, habilidades essenciais na vida das pessoas.
Conformistas ou Reformistas
O mundo das organizações e sociedades que se reuniam em torno de interesses comuns, mudou muito. As redes sociais explodiram nos últimos vinte anos e muitos ainda vivem na época de Tesla, Ford, Taylor, Fayol, Maslow e outros.
Recrutadores das plataformas de redes sociais não são capazes de identificar nenhum tipo de traço de inteligência que seja útil para suas organizações. Infelizmente, a guerra profissional entre muitas categorias relegou atributos dos profissionais e pessoas a um segundo plano.
Assim como Tesla falhou, miseravelmente, muitas organizações falham miseravelmente ao seguir as premissas do “Século do Ego“.
Os atributos como ser curioso, observador, minucioso, ter necessidade de questionar para melhorar são como defeitos que as organizações rejeitam. Certamente, alguns profissionais de recrutamento, exceções, podem entender o que estou dizendo, mas não praticam. A história de “… garantir o leitinho das crianças …” é real, e cruel.
Muitas são as “realidades” com as quais nos deparamos e a ignorância das pessoas, em geral, extrapola qualquer oportunidade de reforma. Ficou mais fácil qualificar ou desqualificar uma pessoa como apta pelo método Myers-Briggs(4).
Em suma, definir a personalidade, após passar o filtro das certificações, etarismo e sinais de inteligência indesejáveis é determinante. Muitas organizações deixam de ter em seus quadros talentos e gênios, para agradar a testes e padrões que premiam conformistas. Estamos em plena era do “Admirável Mundo Novo“(5), de Huxley, só que todos com seus smartphones e a ilusão de serem empreendedores.
Perdemos !
P. S.
E pensar que, pouco tempo atrás, uma “pensadora” me bloqueou e retirou todas as recomendações de trabalho, por conta de um avatar.
(1) “Wikipedia – Quociente de Inteligência”
(2) “Entre sem bater – Stephen Hawking – Inteligência Artificial”
(3) “Entre sem bater – Upton Sinclair – Compreender as Coisas”
(4) “MBTI – 16 tipos de personalidades”
(5) “Distopia Tupiniquim e o Admirável Mundo Novo”
Imagem: Entre sem Bater – Nikola Tesla – Traço de Inteligência
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.