Entre sem bater - Tati Bernardi - Coisas Terríveis

Entre sem bater – Tati Bernardi – Coisas Terríveis

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória”). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento de muitos, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Com toda a certeza, fecho com a Tati Bernardi, sei “Coisas Terríveis” sobre mim que ninguém imagina.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Tati Bernardi

É provável que seja uma das tarefas mais difíceis escrever sobre frases para autoras como Tati Bernardi. Em outras palavras, explico, ela escreve para mulheres jovens e o papo quase nunca vai em direção ao outro gênero. Certamente, ela deve ser bem criativa e poderia nos brindar com frases mais comuns a todos os gêneros.

Tatiane ” Tati ” Bernardi Teixeira Pinto (nascida em 29 de abril de 1979) é uma contista, romancista, cronista, roteirista e jornalista brasileira. Os seus trabalhos são especialmente dirigidos às mulheres jovens. Bernardi nasceu em São Paulo em 29 de abril de 1979 e é descendente de italianos. Formou-se em Publicidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e, após passar por inúmeras agências de publicidade, tornou-se roteirista interna da Rede Globo. Escreveu para novelas, talk shows e sitcons. Em 2011 escreveu o primeiro roteiro de um longa-metragem, “Qualquer Gato Vira-Lata“. Em 2013 escreveu o roteiro da adaptação cinematográfica de sucesso comercial de Meu Passado Me Condena. Uma sequência, escrita por Bernardi, estreou em 2015, e no mesmo ano ela escreveu uma novelização que serve de spin-off de ambos os filmes. Em 2006 Bernardi publicou seu primeiro livro de contos, A Mulher que Não Prestava. Bernardi também escreveu para revistas como Viagem e Turismo, Trip e VIP, e desde 2013 tem uma coluna semanal publicada todas às sextas-feiras no jornal Folha de S. Paulo.

Fonte: Wikipédia (português)

Coisas Terríveis

Embora a autora tenha um vasto repertório de frases, a maioria que se encaixa nas mulheres fortes e independentes, é possível “roubar” uma. Assim sendo, arrisco-me com uma frase dela, que provavelmente teve uma direção completamente diferente. Contudo, é bastante próximo das propostas desta trilha, com frases apontando numa direção e “acertando” em muita gente.

Desse modo, é possível afirmar que só eu sei coisas terríveis sobre a minha pessoa, tipo aqueles segredos inconfessáveis.

Segredos Inconfessáveis

Há algo mágico e sinistro nos segredos que guardamos a sete chaves em nossas mentes e corações. É provável que seja algo misterioso que nos confere uma espécie de poder oculto.

Uma força que, muitas vezes, nos faz sorrir diante dos olhos críticos e das línguas venenosas. Nossa sociedade acostumou-se a falar mal pelas costas e, como serpentes, nossos detratores deslizam pela relva da fofoca.

Surpreendentemente, a ironia do destino é que, por mais que falem de nós por trás, mal sabem esses detratores das coisas terríveis que fazemos. Inquestionavelmente, os verdadeiros segredos inconfessáveis residem dentro de nós, camuflados sob sorrisos cordiais e palavras simpáticas.

Sim, também sabemos reconhecer e praticar a hipocrisia(1).

Mateus 7:5

Segredos inconfessáveis e coisas terríveis que já praticamos nos remete a pecados(2) e até mesmo a questões de religião. Por isso, o Evangelho de Mateus é aquele da minha preferência, especialmente Mateus 7:5.

Por isso, quem, em sã consciência, ousaria revelar as complexidades da alma a esses “juízes” de plantão?

Logo eles, os arautos da crítica sem fundamento, os mestres da fofoca de corredor, os reis do apontamento de dedinhos sujos?

Estes hipócritas cristãos(3) cujas línguas afiadas rivalizam apenas com a falta de substância em suas próprias vidas são cômicos. A sabedoria, então, reside em trancar nossos segredos, para que apenas nossos demônios internos os conheçam.

Maledicentes

Às vezes, penso em criar um cartão de visitas especial para essas personalidades maledicentes. Estas pessoas têm representação até em histórias da carochinha, como Tullius Détritus, um romano que gostava de uma intriga.

Certamente, alguém já fez uma pequena provocação impressa em letras douradas:

Caro fofoqueiro, quando estiver prestes a falar mal de mim, ligue-me primeiro. Tenho informações mais aterrorizantes sobre mim mesmo do que você jamais poderia imaginar.

Como um enigma, minha vida se desenrola diante deles. Desafiadora, imprevisível, cheia de nuances que escapam à sua compreensão rasa. Eles não percebem que minha verdadeira essência se esconde nas entrelinhas, nos recantos mais sombrios e íntimos da minha mente.

O mais curioso é que em tempos de redes sociais abertas, as pessoas de má índole não se constrangem facilmente. É aquela “doninha” falando alto ao telefone dentro do ônibus ou alguém gritando e discutindo em público. É provável que tenhamos que exigir novas leis de transparência.

Eu tenho uma proposta:

  • Toda pessoa que falar alto ao celular deve colocar no viva voz, é necessário termos a versão do outro lado e o contraditório.
Relações Pessoais e Profissionais

Nesse ínterim, tudo fica mais interessante quando relações profissionais se misturam com questões e relacionamentos pessoais. Analogamente à mistura dos temas política, religião e futebol, nada do que aparece destas confusões mentais presta.

Eventualmente, surgem pessoas para falar de projeções profissionais questionando posicionamentos em relação a ambições e realizações. Este tipo de opinião nos leva a reforçar alguns provérbios milenares:

  • O sábio discute ideias, o medíocre discute as coisas e o tolo discute as pessoas.
  • Não ande à minha frente pois posso não acompanhá-lo. Não ande atrás de mim pois não posso ser um bom líder. Ande ao meu lado para avançarmos juntos.
  • Só quem calçou os calçados que usei e passou pelas estradas que trilhei sabe o que sofri ou o que obtive.

.Ah, se este povo soubesse das noites insones em que duvidei do meu próprio valor, das lágrimas derramadas na solidão da luta constante. Minha ambição, minha busca por excelência, e a exigência para comigo mesmo são como velhos amigos que caminham ao meu lado. Sem dúvida, são as únicas testemunhas silenciosas das batalhas que travo comigo mesmo.

Verdades

À medida que esses sussurros maledicentes alcançam meus ouvidos, não posso deixar de sorrir interiormente.

Os haters pensam que têm o poder de me ferir com suas palavras mordazes de teclados pueris. Decerto, eles não sabem que eu, como um alquimista tecnológico hábil, transformo a dor em força e as críticas em pontes sobre abismos.

A verdade é que as coisas terríveis e os segredos inconfessáveis não são apenas nossos fardos, mas trabalham a nosso favor. São testemunhas silenciosas das nossas vitórias e derrotas, das nossas escolhas e renúncias. Enquanto o mundo exterior se deleita em fofocas e julgamentos, seguimos em frente. Por isso, vencemos as críticas, cientes de que o controle sobre nossas vidas reside apenas em nós mesmos.

Em suma, querido fofoqueiro, se um dia sentir a necessidade premente de desvendar os mistérios da minha existência, me chame.

A lista das coisas terríveis está em meu próprio repositório com a senha em criptografia complexa, não nas palavras vazias dos adversários. Estou aqui, sorrindo, pronto para receber sua ligação. Contudo, muito cuidado, pois ao atender seu chamado, posso levar minha espada.

Sou como a Tati Bernardi, sei coisas terríveis sobre mim e que, se houver reciprocidade, poderei compartilhar.

 

(1) “Hipocrisia no comando

(2)  “Pecados Capitais – Do século IV ao século XXI

(3) “Hipocrisia Cristã e redes sociais

 

Imagem: Entre sem Bater – Tati Bernardi – Coisas Terríveis

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que se tornam erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas, mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário