Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” (← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória”). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento de muitos, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Em épocas festivas, especialmente em festas de final de ano, o debate sobre a “Uva-Passa” deixa de ser coisa de Anonymous.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Anonymous
Este é o nome do perfil (Anonymous) que usarei na trilha “Entre sem bater” para atribuir a autoria de algumas frases-chave de cada texto. O principal motivo é não identificarmos a origem, autoria ou primeira referência de cada pensamento. É, também, uma forma de reconhecer o valor dessas citações, que não fazem parte da lista de hoaxes, fake news e mentiras. Eventualmente, é necessário colocar uma frase que motive o bom humor, embora a discussão da uva-passa seja muito séria.
Excepcionalmente, este perfil terá utilização para muitas frases e, a princípio, representará um personagem, conforme cada acepção.
Acepção 1 – Anonymous (anônimo em português ) é a forma adjetiva de anonimato derivada da palavra grega anonymia, ou “sem nome”. Geralmente se refere ao estado da identidade pessoal de um indivíduo, ou informações de identificação pessoal, não públicos.
Acepção 2 – Anonymous é um movimento ativista internacional descentralizado e coletivo. É um movimento hacktivista conhecido principalmente por seus vários ataques cibernéticos contra instituições governamentais e corporações empresariais/sociais. Teve origem em 2003 ao representar o conceito de muitos usuários de comunidades na Internet. Os membros anônimos ( conhecidos como anons ) às vezes se apresentam com máscaras de Guy Fawkes, como na história em quadrinhos. Alguns anons também optam por mascarar suas vozes por meio de trocadores de voz ou programas de conversão de texto em fala.
Fonte: Wikipedia (inglês).
A Uva-Passa
A frase “Na vida tudo passa, até a uva passa” é uma expressão popular no Brasil, cuja origem exata é difícil de rastrear. Em alguns casos, está longe da compreensão de muitos brasileiros que não têm acesso a uvas e muito menos à uva-passa. Contudo, é um exemplo de trocadilho que deveria combinar reflexão com bom humor. Outrossim, assim como o tema desperdício(1), deveria ter olhares diferentes, especialmente em contextos informais ou de brincadeiras. Como muitas expressões populares, esta da uva-passa provavelmente surgiu espontaneamente no cotidiano e foi ganhando força pela oralidade.
É provável que, inconscientemente, brasileiros com origens de outras culturas, viram uma oportunidade de criar polêmica e abrir debates. Eventualmente, se levarmos a sério algumas coisas, podemos associar esta expressão a filosofias antigas.
Pensamentos similares em outras culturas
A ideia central da frase sobre uva-passa — a transitoriedade das coisas — é um tema universal(*) presente em diversas culturas e filosofias. Podemos. por exemplo, tomar alguns pensamentos equivalentes em diferentes sociedades:
-
Japão
A filosofia budista zen enfatiza, sem dúvida, a impermanência (無常, mujō) como uma característica intrínseca da vida. O provérbio japonês “諸行無常” (shogyō mujō, “todas as coisas são impermanentes”) expressa que tudo está em constante mudança.
-
Oriente Médio e Ásia Central
A frase “Isso também passará” (This too shall pass) é um ditado de origem no folclore persa. A história popular sugere, de fato, que a expressão apareceu na gravação de um anel. Diz a lenda que era para lembrar um rei que tanto os momentos de felicidade quanto os de tristeza são temporários.
-
China
No pensamento taoista, a ideia de que “tudo flui” (panta rhei, por empréstimo do pensamento original grego de Heráclito). Desta forma, incorporou-se em conceitos como o Wu Wei, que encoraja a aceitação do fluxo natural da vida.
-
Índia
Na filosofia hindu, a impermanência faz parte, a princípio, do conceito de maya (ilusão). Este conceito, em outras palavras, sugere que todas as coisas materiais e fenômenos têm como destino o desaparecimento.
-
Grécia Antiga
Heráclito é conhecido pela máxima “Nenhum homem entra no mesmo rio duas vezes”, sublinhando a transitoriedade de todas as coisas.
Esses pensamentos, apesar de mais formais e filosóficos, compartilham a essência da frase brasileira. Desta forma, alguém inimigo da uva-passa na comida teve um lance de genialidade e adaptou uma sabedoria com um toque de leveza e humor.
A uva-passa surgiu há milhares de anos, antes mesmo da escrita. Talvez, as primeiras civilizações perceberam que as uvas secando ao sol se transformavam em uma iguaria durável e naturalmente doce. Esse processo de desidratação natural preservava o alimento, tornando-o ideal para armazenamento. Desse modo, como tudo nas épocas em que não havia métodos de conservação, passou a ter utilização tradicional.
Origens históricas
1. Antiguidade
- Acredita-se que as uvas-passas surgiram, em primeiro lugar, na região do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Certamente, em função do clima quente e seco, o processo natural de secagem o alimento tornou-se comum.
- Registros antigos mostram que a uva-passa era alimento na Grécia Antiga e em Roma. Como se não bastasse, serviam como alimento, oferendas religiosas, prêmios em competições esportivas e moeda de troca.
2. Expansão Comercial
- Com o desenvolvimento das rotas comerciais, especialmente durante o Império Romano, a uva-passa tornou-se um item comercial valioso. Para chegar a regiões mais distantes da Europa, Ásia e África, sua conservação e duração eram primordiais.
3. Idade Média
- Durante a Idade Média, a uva-passa passou a integrar receitas doces e salgadas, como pães, bolos e sopas.
- As Cruzadas ajudaram a disseminar o cultivo de uvas para levar a diferentes partes da Europa.
Atualmente, as principais regiões produtoras de uva-passa incluem a Califórnia (EUA), Turquia, Irã, Grécia e Espanha. A produção moderna combina métodos tradicionais de secagem ao sol com técnicas industriais para atender à alta demanda global.
A uva-passa, portanto, é um exemplo de como um alimento simples, cuja intenção só tem processos naturais, merece mais respeito. Com toda a certeza, se atravessou eras e culturas para se tornar um ingrediente na culinária mundial, tem sua importância.
Uva-passa na comida,
uns brigam, outros festejam, muitos não têm —
ceia brasileira.
A polêmica da uva-passa no arroz ou na farofa é das coisas mais sem noção dos brasileiros. Eu adoro, mas tem gente que prefere brigar.
“Amanhã tem mais …
P. S.
(*) A adaptação para aproveitamento como um tema universal foi possível com a ajuda do Chat GPT. Pedimos para ele relacionar todos os pensamentos filosóficos que associam-se com a expressão sobre uva-passa, elegemos cinco deles. As referências históricas foram fruto de pesquisas no Wikipedia sobre a origem da expressão.
(1) “Entre Sem Bater – Thomas Edison – O Desperdício e a Ignorância”
Imagem: Entre sem bater – Anonymous – Uva-Passa
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, etc.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que se tornam erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas, mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.