Meias-Verdades Tupiniquins
Verdades e mentiras são significativamente dependentes de pontos de vista que muitas vezes podem ser válidos e opostos. Meias-Verdades são perigosas, nunca se sabe se estamos vendo, ouvindo ou lendo a metade verdade ou a metade mentira. Certamente todas meias-verdades são uma mentira, e em Pindorama, qualquer coisa é uma meia-verdade ou uma “jabuticaba”.
É provável que a frase a seguir ( autoria sem confirmação ) tenha alguma perfeição e não meias-verdades …
“Grande parte dos indignados com a corrupção no Brasil odeia o PT, os petistas e o ´petismo` pelas suas qualidades. Eu diria que QUASE TODOS os indignados com a corrupção odeia o PT e seus representantes, pelas suas QUALIDADES e não pelos DEFEITOS.
Se o ódio fosse pelos defeitos, seria compreensível. Tiraram o PT do poder na esfera federal e deram poder aos golpistas com defeitos piores. Quando gritavam “primeira ela, depois os outros …”
Pensamento Definitivo
Desse modo, a postagem de um amigo, no Facebook, se não é definitiva, é lapidar, quase nada restou a se acrescentar.
O ódio devotado a Lula e a disposição de destruir sua imagem, com a manipulação sistemática da informação e o atropelo do Estado de Direito, é mais uma manifestação da degradação moral e do viralatismo da plutocracia brasileira e dos zumbis Globo-Veja de parte da classe média, esnobe e ignorante. Lula é a liderança política brasileira mais respeitada no exterior, pelas políticas de inclusão que desenvolveu em seu governo e pela afirmação de um protagonismo do país no cenário global jamais alcançado antes. Era, também, a expressão mais saliente do que parecia ser o alcance da democracia brasileira, capaz de absorver uma liderança egressa do povo e encaminhar um processo, compartilhado e amplo, de superação das iniquidades seculares da estrutura social do país, ainda que, e por isto mesmo, de forma mais lenta e menos intensa do que muitos na esquerda aspiravam. Mas a plutocracia e os zumbis amam a subalternidade e desprezam a democracia. Não se importam com a destruição de empresas brasileiras e a entrega das riquezas do país a interesses forâneos, aplaudem ações judiciais que atentam contra o direito, desde que sirvam à destruição de Lula, e aspiram extirpar da consciência nacional o que deveria ser incensado como um dos grandes símbolos de um Brasil que buscava ser um pouco mais justo, soberano e democrático. Os de fora não conseguem, com razão, entender tal patologia autodestrutiva. Ignácio Delgado
Enquanto isto
Por outro lado, a realidade é que precisavam tirar a presidenta Dilma. Portanto, tinham que entronizar um serviçal que comete crimes piores; e estes golpistas vivem de meias-verdades, desde a República Velha. A cada novo ministro anunciado pelo governo golpista, um é crime diferente uma meia-verdade ou, certamente, mentira completa. Não satisfeitos com as virtudes do PT, geraram ódio e elevaram os defeitos dos golpistas. Queriam, com toda a certeza, terem a prerrogativa da corrupção com exclusividade. Desse modo, nos brindaram com vídeos e frases do tal MBL, como se mudanças políticas no país existissem.
Portanto, diz o sábio que cada um dá o que tem, aqueles que tem ódio só possuem o rancor para oferecer. Por exemplo, como no caso de preconceitos raciais e sociais, não possuem educação suficiente para saber o que é o amor. Apoiadores de golpistas, disseminadores de meias-verdades são, em essência, preconceituosos e rancorosos.
Meias-Verdades ou Mentiras ?
Da série: “Algumas verdades sem inocência sobre a crise” ou como uma meia-verdade, repetida menos de mil vezes vira verdade dentro de cabeças ocas.
Alguns rancorosos e proselitistas dizem:
-
- ” O PT piorou o Brasil ! ” ( apesar de chegarmos a 7a economia do mundo );
- ” O PT quebrou o Brasil ! ” ( apesar de termos saído das mãos do FMI );
- ” O PT destruiu a minha vida !” ( depois que comprou casa e carro financiados pela Caixa );
- ” Nunca teve tanto desemprego na era PT !” ( apesar dos 4,8% de desemprego [INÉDITO NO PAÍS] de novembro de 2014 – momento onde nasceu o Golpe );
- ” A miséria aumentou com o PT !” ( apesar de termos saído do Mapa da Fome Mundial).
Ódio
Claro que as fontes de informação são todas suspeitas. Poucos se importam em buscar fontes fidedignas. Preocupam-se em divulgar versões de sites pouco confiáveis, desde que agrade suas convicções. Cada um deste malfadado Fla-Flu iniciado pelos perdedores das eleições de 2014 quer provar que perderam e não tem caráter. O que tem feito a editora Abril é abominável. As edições feitas em entrevistas e trechos de vídeo vazados propositalmente em noticiários da TV é cruel e desumano. E a patuleia aplaudindo faz das frases de Pulitzer e Malcolm X nossa realidade de propagação de ódio da mídia.
Em suma, restou trabalhar contra aquilo que o PT tinha de virtude, propagando o ódio. Encontraram nos apoiadores de perdedores campo fértil. A Previdência, por exemplo, tem bilhões a receber de sonegadores e os déspotas vão encaminhar a tunga da concessionária de telefonia privatizada chamada OI. O governo perdoa a dívida de um único banco que é dezenas de vezes superior ao caso do “Petrolão”. Eles só tem isto para oferecer: Propugnar e disseminar o ódio ( ô palavrinha maldita ! ).
Déspotas e as Meias-Verdades
Desta forma, estes agentes do ódio nas redes sociais não se conformam com alguém que não teve a instrução formal que eles tiveram. Rejeitam tudo e todos que fizeram o que os ídolos deles nunca fizeram, mesmo que roubando mais, acintosamente. Ódio por este senhor de 70 anos, que livrou os escravos de uma senzala social em que viviam; e isto é “imperdoável”.
Estes aprendizes de déspotas, quase todos, viviam do oferecimento de caridade. Em outras palavras, metaforicamente, não suportaram ver os porteiros terem filhos na mesma faculdade ou viajar de avião. Somente por isso eles destilam ódio (especialmente nas redes sociais e anonimamente) e reproduzem as revistas dos barões donos de capitanias hereditárias. Maquiavel ainda vive na pele de seus maniqueístas aprendizes.
O Brasil vive, de fato e de direito, da Rés Pública, de falácias e de meias-verdades, desde Floriano ( Rés Pública – De Floriano a Temer ).
Enfim, é como disse outro reputado conhecido de ideias cristalinas:
“O jogo é mesmo bruto. Se nada extremamente inesperado acontecer (tipo descida de Cristo, invasão alienígena ou nova peste negra), é certo o expurgo de Lula da disputa de 2018, assim como também podemos contar com o linchamento definitivo do que tenha sido um dia virtude moral do PT.”
(*) Revisado e atualizado em julho de 2017
Imagem: Reprodução Twitter
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.