Redes Sociais
O Movimento Negro, acima de tudo, tem sofrido desde as Capitanias Hereditárias. O mundo acabou e as redes sociais não prestam para nada que seja útil. Entretanto, existem perfis, páginas e grupos nas redes que são socialmente úteis e até com certa inteligência coletiva. Muitas corporações e até pessoas físicas têm evoluído e avançado com as redes sociais, mas como escrevem por aí… #SQN !
Muitos grupos e movimentos poderiam avançar mais e evoluir; entretanto, a ignorância e o analfabetismo social, funcional e digital atravancam o crescimento dos outros. E fica pior, a mídia se apropria das tecnologias digitais e se colocam a serviço das oligarquias junto a serviçais e influenciadores.
Movimento Negro
Em primeiro lugar, o movimento negro sofre com o bombardeio nas redes sociais, num retrocesso secular.
Dizem que, ´… a Casa Grande surta quando a Senzala aprende a ler e escrever… `, mas não é bem assim.
A princípio, falar em cotas e direitos históricos dos negros é sempre falar ao vento. Se bem que piora quando encontramos muitos negros, a serviço de déspotas e oligarquias, negando a raça, as etnias, as diferenças.
MBL
O tal Movimento Brasil Livre ( MBL ) aproveitou-se dos golpistas – fica difícil saber se usaram os golpistas ou foram massa de manobra. Mostraram a sua cara, uma vez que, com faixas e cartazes de “Somos todos Cunha”, apareceram para incautos. Fizeram marcha até Brasília e tudo mais que tinham direito (muita falsidade!). O ídolo Cunha, agora ex-deputado e encarcerado, conseguiu bons acordos por baixo dos panos com Moro na Lava-jato e livrou a cara da esposa bandida. Nesse meio tempo, os patos amarelos e laranjas do MBL elegeram vereadores e esconderam as faixas e cartazes.
Além disso, outro assunto que o MBL se intrometeu foi com o Movimento Negro. O tal de Holiday, um negro fake, não satisfeito e falar merda, ainda ofende a inteligência dos negros. E vive, junto com o Kataguiri, defendendo a perda do direito dos trabalhadores.
Deve ser da lavra dele a tentativa de resgate de Luís Gama para contrapor e refutar o reconhecimento de Zumbi dos Palmares como representante da luta dos negros no Brasil.
Um amigo escreveu: “… Ainda bem que este Holiday preferiu Luiz Gama ao invés de retomar a Princesa Isabel…”; sabe de nada …
Cotas Pertinentes
Eventualmente, será que este povo sabe do que estamos falando?
Será que os beócios do MBL e seus seguidores , nem que seja por analogia, sabem o que estão escrevendo?
Os idiotas que compartilham coisas do MBL tem noção, da relação com a história e a realidade?
Será que os opositores da política atuam de acordo com estes beócios do MBL?
Desse modo, desconfio que a maioria não sabe nem pesquisar na Internet com o Google.
Assim sendo, o assunto cotas de negros fica prejudicado como de todo o resto. Por outro lado, quando vemos negros sendo contra as cotas, sem nenhum estudo sobre história, sociedade, filosofia, sem nenhum fundamento, até entramos num dilema sobre se esta discussão está sendo feita como deveria. Desse modo, reproduz-se o dilema e ausência de fundamentação para cotas de gênero, de excluídos, de portadores de deficiência, pobre nação de “zumbis” (na acepção de sociedade atual).
Zumbi dos Palmares
Teria nascido na região da Serra da Barriga (PE) em 1655 e morrido em 1695. Em seus quarenta anos de vida, foi pioneiro na resistência contra a escravidão e um dos últimos a cair no Maior dos quilombos do Brasil Colônia, muito antes da Princesa Isabel, que assinou a tal Lei Áurea e foi viver tranquilamente na Europa.
Luís Gonzaga Pinto da Gama
O soteropolitano Luís Gama foi um rábula, orador, jornalista e escritor. Filho de uma negra livre e um branco, escravo aos dez anos de idade e permanecendo analfabeto até os 17 anos. Qualquer semelhança com negros de hoje em dia é somente mera coincidência. Conquistou, judicialmente, sua liberdade e lutou defendendo outros cativos.
Luís Antônio da Gama e Silva
O paulista Luís Gama foi jurista, professor de Direito e reitor da USP, Redator-Chefe, Juiz de Tribunal de Contas e Ministro da Justiça no governo de Artur da Costa e Silva. Foi juiz da Corte de Haia (pobre Ruy Barbosa) e Embaixador. Destarte, sua “grande obra” foi a elaboração de lista de professores universitários para exoneração pelo regime militar. Ajudou na redação do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968 e, surpreendentemente, foi locutor do anúncio do Ato.
Beócios do Movimento Negro Fake
Anteriormente, num estudo que fiz para compor este texto, não identifiquei o uso normal desta palavra no feminino. Entretanto, vou usar uma frase de uma mulher para provar que a adjetivação beócio(a) tem aplicação para o gênero feminino.
"Infelizmente o movimento negro, alinhado a partidos de esquerda, prefere cultuar uma figura abjeta de nossa história ao invés de Luís Gama, merecedor de toda a estima. Tudo para criar uma estória fantasiosa em torno de Zumbi que simule a famigerada luta de classes ou coisa parecida. Quero reabilitar a figura de Gama como exemplo verdadeiro de luta e vitória contra o racismo, afinal merecemos bons exemplos e referências." Pensamento copiado da beócia Aidê Vasconcelos (Aline) (Compartilhadora e seguidora do MBL)
Fim do Mundo
Enfim, eu não sei se é ignorância, algum tipo de servidão voluntária ou simples premeditação. Desprezar Zumbi dos Palmares, compará-lo com Luís Gama ( sabe-se lá com qual dos dois ) é desprezar o Movimento Negro.
Portanto, não é compreensível que um negro, pardo, mameluco, mestiço ou de qualquer outra raça, se omita ou se cale nesta discussão. Entretanto, lamento que negros entrem neste tipo de debate menosprezando quem luta contra discriminação e preconceito, arguindo a questão das cotas raciais etc.
Fico pensando qual Luís Gama os seguidores do MBL adoram e seguem, uma vez que o do AI 5 nem negro era ? Gente do MBL não teria a capacidade de se passar por integrantes do Movimento Negro (muito menos o Holiday).
O day after
Surpreendentemente, vejo gente da pior espécie se dizendo “jovens”, conservadores e de direita.
Será que eles sabem qual dos Luís Gama estão defendendo.
Sabem o que é o Movimento Negro?
O Movimento Negro verdadeiro precisa desmascarar este povo do “movimento negro” do MBL.
Mas como fazê-lo se, a cada dia, mais e mais idiotas compartilham as coisas sem estudar?
Não sabem ler e muito menos possuem formação para escrever sobre qualquer assunto, mas tem milhões de teleguiados.
Tá ficando impossível !
(*) Revisado e atualizado em maio de 2020
Charge: Junião
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.