Fotografia Bacana - Lobo

Dia Nacional da Fotografia – Uma paixão

Uma história

A história da fotografia é curiosa e devemos colocá-la sempre que algum texto for feito sobre a fotografia; no Brasil, hoje, é o Dia da Fotografia e do Fotógrafo.

A origem, a data e outros detalhes no Brasil são controversos. É provável que a data no Brasil tenha sido escolhida pela chegada da primeira câmera fotográfica no país. Embora alguns afirmam que chegou em 8 de janeiro de 1840, pode ter sido em 7 de janeiro, ou até mesmo 16 de janeiro.

Assim sendo, é provável que tenha chegado ao Brasil uma primeira câmera apenas 4 meses após o primeiro registro feito em Paris. O Dia Mundial da Fotografia é 19 de agosto, pois no ano de 1839 foi feito o primeiro registro na Academia de Ciências da França.

A fotografia

A fotografia, para mim, é uma paixão e, portanto, este texto é daqueles chamados de “autoral” e em mutação constante.

Publiquei um texto em que abordava uma das atividades que tenho realizado nos últimos anos: as fotografias da editoria de esportes(1).

Pretendo, futuramente, apresentar uma percepção pessoal de cada item e, dentre eles, cito:

  • História;
  • Essência;
  • Processos;
  • Usos da fotografia;
  • Tecnologias etc.

Fotografia é Luz

Em suma, este texto reduzido, no “Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo“, é uma forma de homenagear os fotógrafos.

A homenagem nesta data tem sentido em função da confusão para os fotógrafos que esta pandemia provocou. Além dos fotógrafos profissionais terem suas atividades viradas de cabeça pra baixo, surgiram espaços e narrativas que mudaram o mundo.

O que já não estava fácil, com a profusão de máquinas compactas e de smartphones (de ótima qualidade), ficou ainda pior.

É inquestionável que o registro de uma imagem não depende somente da qualidade do equipamento. Atualmente, qualquer pessoa que registra imagem quer se tornar um fotógrafo, se assim for necessário. É muito mais fácil para um desempregado, por exemplo, virar fotógrafo do que se transformar em motorista de aplicativo ou atuar com aplicativo de entrega.

Profissional

Enfim, não está fácil pra ninguém, e para quem é da fotografia, e outras dificuldades para os profissionais da fotografia.

Tem sido, com toda a certeza, extremamente difícil até conversar em termos pacíficos com outros fotógrafos. Da mesma forma que em outras categorias, a pandemia formou um momento de “salvem-se quem puder” entre fotógrafos, e a qualidade fotográfica avança assustadoramente.

Meus equipamentos (corpo, lentes etc.) passam longe de qualquer sofisticação e, certamente, existem fotógrafos de smartphone que conseguem resultados muito melhores. Surpreendentemente, fico pensando, às vezes, que se eu tivesse um equipamento um pouco melhor, determinada foto ficaria com mais qualidade.

Feliz dia do fotógrafo

Nesta data, só posso parabenizar a todos que conseguem registar aquilo que capturam e construir títulos para suas fotos que ninguém mais pensaria. As fotos sobre esportes podem ser visualizadas no site da Agência Minas Esportes, enquanto fotos de outras editorias, de minha autoria, estão por aí espalhadas, desde o mais antigo Flickr até a “novidade” do Instagram.

A fotografia sempre foi apaixonante, desde quando eu tomava emprestado uma Olympus Pen(2) e saia fotografando muito e economizando por tirar o dobro de fotos. Agora quando falo que ainda tenho uma máquina analógica e faço registros em filme P & B, sinto alguns risinhos de escárnio.

Tudo tem sido difícil de praticar e compreender, é uma confusão generalizada. Sinal dos tempos !

 

P. S.  Que me desculpem aqueles que não entenderem a charge, é a realidade, #IMNSHO.

(1) “Fotografia de Esportes – Uma Paixão“.

(2) Camerapedia – Olympus Pen

 

Charge: Lobo

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
  • Caso queira fazer comentários no texto, clique aqui e envie mensagem para pyxis at gmail.com e, certamente, faremos a autorização.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário