Autoral - Sêneca

Autoral – Falem bem, falem mal …

Autoral

Este Blog, criado em fevereiro de 2016, é com toda a certeza, um espaço autoral, segundo a definição do termo. Entretanto, os textos publicados com data anterior à criação, referem-se a textos personalíssimos na questão autoral. Refletem um estado de espírito revelam um pouco do que as pessoas não conseguem entender, é como se eu estivesse fazendo confidências. Desse modo, vou usar um dito popular com o qual não concordo e não pratico, “falem bem, falem mal, mas falem de mim …”

Autoral – Contramão

Antes que alguém complete a frase ” falem bem…” ressalto que a mesma virou um chavão de origem duvidosa. Observo que vários sites de frases e pensamentos atribuem a mesma a autores diferentes. A melhor consideração que obtive está na origem de uma frase de Oscar Wilde que disse: “Só existe uma coisa pior do que falarem da gente. É não falarem“. Reproduzo, com elevada frequência, frases de Oscar Wilde e, certamente, esta frase dele deve ter originado o “… falem bem …”.

Quando escrevo sobre mim, e tenho uma resistência natural em fazê-lo, é como descrevi no meu texto principal de apresentação(1), sou objetivo e escrevo para explicar e não para agradar as pessoas. Inquestionavelmente, isto desagrada gregos e troianos, mas frases feitas e hipocrisia não combinam muito bem. Por outro lado, muitas destas frases feitas servem para explicar o comportamento das pessoas, especialmente em tempos de redes sociais dominada por gente estúpida e hipócrita.

Diz um amigo ( sim, amigos dizem a verdade! ) que: “… seus textos são sempre bons qdo vc não deixa a ira incluir agressões (mesmo que justas)“. Portanto, creio que num Blog autoral devemos expressar a nossa opinião, sobre as ideias e coisas, e não sobre as pessoas.

Destarte, estaria eu fazendo uma coisa que digo para não fazerem?

Acredito que não seja assim, uma coisa é falar para todos sem especificar alguém, outra muito diferente é falar de coisas e ideias este ou aquele vestir uma carapuça. Pessoas, especialmente as neófitas e iniciadas nas tecnologias e redes sociais acham que suas opiniões são “a verdade” só porque tem um smartphone mais caro do que o outro e Internet ilimitada.

Frases

Este espaço autoral é para apresentar algumas frases do “falem bem, falem mal …” e tentar explicar porque eu sou contra este ditado. Com toda a certeza, prefiro o quer falar alguma coisa boa ou má sobre mim? Pode falar, diretamente, não costumo misturar editorias e muito menos tratar como pessoal (normalmente, ignorantes não conseguem nem entender este meu posicionamento).

Utilizo como princípio basilar para este meu posicionamento um provérbio atribuído aos chineses: Numa livre interpretação, seria algo como ” O medíocre/tolo discute sobre as pessoas. O homem comum discute sobre fatos/coisas. O sábio discute sobre as ideias”. De fato, até entender esta separação as pessoas não entendem.

Dessa forma, para alguns outros cegos pela paixão, um provérbio da Bíblia: Provérbios 29:9Quando um sábio se dispõe a discutir com um tolo, quer se zangue quer ria, jamais terá descanso“.

A minha “ira” é com aqueles que não se manifestam ou manifestam-se no obscurantismo e pobreza de se falar das outras pessoas, desconsiderando as ideias. Da mesma forma que utilizo frases de pensadores, abomino as frases e “memes” muito comuns nas redes sociais.

Embora muitos achem engraçadinho, não ajuda a construir nada e ainda demonstra a práxis rasteira e pueril com que as pessoas estão se acostumando.

Autoral e sincero

Enfim, ser autêntico tem sido muito difícil em tempos de redes sociais superpovoadas por uma massa ignara.

Certamente, não me importo que as pessoas falem mal ou bem de mim; se me apunhalam pelas costas ou se fazem como aquele meme das redes sociais. Diz o meme que “…  Quando Pedro me fala de João, sei mais de Pedro do que de João  …”. Adicionalmente, outro meme diz: “… não me conte o que eles falaram ao meu respeito, diga-me apenas porque eles estavam tão confortáveis em falar sobre mim na sua presença…” mostra o verdadeiro caráter das pessoas.

Trato as pessoas com respeito, educação, e sempre vou mostrar que sou diferente delas, o que, em muitos casos, provoca a ira dos adversários e inimigos. As minhas ações mostram quem sou com todos de forma recíproca, aqui não tem esta de ” dar a outra face ” pois há limites para tratar com todos.

Em suma, trato a todos de forma coletiva, se alguém vestir carapuças e passa a me avaliar ou julgar, desprezando as minhas ideias, sou capaz de descer ao nível do interlocutor, sempre.

 

(1) “Multidisciplinar. Apresentação e Dicas

 

P. S. Este texto não é dedicado a ninguém, assim como todos os outros desta trilha “autoral”, estão em constante atualização e são generalizadores.

 

(*) Revisado e atualizado em outubro de 2021

 

Imagem: Reprodução Poetris

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário