Autônomos Livres pelo desemprego

Empreendedores despreparados – Desemprego

Empreendedores despreparados

A ideia desta série de textos é apresentar situações que todo empreendedor ou candidato a patrão deveria parar e pensar, antes de sair culpando os outros pelas dificuldades de um negócio próprio. Na série Empreendedores Despreparados(1) abordamos temas como o risco do desemprego e a falácia do “dono do negócio”.

De fato, deixar a carteira de trabalho pra trás e empreender ou virar patrão exige muito mais do que conhecimento do ramo. Aliás, a maioria dos que aventuram no mundo do patronado se dão mal no ramo que julgam conhecer. Quem se dispõe a aprender, a entender o que é gestão, aumenta, certamente, as chances de não naufragar em seu negócio.

Por outro lado, a maioria se julga autossuficiente e negligencia sobremaneira, orientações básicas

Desse modo, abordo a linha da análise daqueles empreendedores que se julgam administradores mas só na fartura. Surpreendentemente, a maioria acreditam que a fábula da cigarra e formiga não pode ser aplicada no mundo real, pessoal e profissional.

Em suma, é crescente o número de novos empreendedores que fecham seus negócios em pouco tempo, provocando mais desemprego.

Desemprego

É muito comum o trabalhador que tem muito tempo de profissão, ao ficar desempregado, receber verbas rescisórias consideráveis. Inquestionavelmente, este dinheiro, que indica a possibilidade de independência e aposentadoria, possa ser ilusório. É provável que receber as indenizações e verbas rescisórias e gastar tudo, é péssimo sinal. Por outro lado, é possível usar do seu FGTS, aposentadoria, verbas rescisórias. e afins, para montar ou comprar seu próprio negócio.

Risco

O trabalho autônomo, ou a caracterização de uma microempresa individual ( MEI ) pode não ser uma boa opção. Algumas atividades  abrigas os profissionais demitidos num primeiro momento, em tempos de crise, mas depois aparecem problemas. Por exemplo, se o novo empreendedor negligenciar o planejamento e a análise de risco, vai ficar em apuros e sem dinheiro. Desta forma, corre sérios riscos de ficar sem trabalho e com dívidas.

Cuidados

Trabalhar por conta-própria foi, em determinado momento da economia, uma solução interessante e oportuna. A carência de prestadores de serviços individuais, o aumento da demanda de pequenos negócios locais eram alguns dos motivos. Entretanto, a baixa qualificação de muitos trabalhadores demitidos não estava de acordo com o que precisava o mercado consumidor. E estes profissionais demitidos davam lugar a profissionais mais novos e mais qualificados, nas organizações, A questão do desemprego tornou-se uma válvula de escape para os empresários que não gosta de diminuir os lucros.

A bolha estourou e muitas empresas demitem com promessas de recontratação e qualificação que nunca cumprem.

O trabalhador demitido, ou que adira a algum programa de demissão voluntária deve, nos próximos meses ou anos, se preparar. Em outras palavras, deve separar boa parte de sua rescisão para quitar débitos que incidam juros e fugir de financiamentos. Outrossim, quebrar cartões e cortar talão de cheque especial são providências inteligentes. Adicionalmente, pensar numa poupança de verdade, com investimentos sólidos, com baixo retorno mas confiáveis.

Desemprego e mentiras

Acreditar que a saída para o desemprego é investir tudo em um negócio, especialmente aqueles em que não tem o domínio dos serviços e produtos. Fuja de pessoas que tem ótimas oportunidades e buscam “investidores”. O cidadão desempregado não é investidor, a não ser que queira cair em golpes e armações.

Cuidado redobrado com espertalhões e correntes de sucesso em que “… com seis meses e um pequeno investimento, você será autônomo-diamante …”.

Em suma, assim como Ícaro e Dédalo (mitologia) este momento exige voos mais contidos e sem arroubos juvenis, o sol está muito forte.

Inquestionavelmente, você não são livres para decidir e como diria o caminhoneiro: É CILADA, BINO !

 

(1) “Empreendedores Despreparados – A Epidemia

 

Imagem: Reprodução Gazeta do Povo (PR)

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário