Ô Coitado !
A comediante mineira Gorete Milagres tornou-se conhecida pela personagem simplória que, inocentemente, proferia a frase “ô coitado !” durante o desenrolar da anedota. Os tempos são outros e bordões como este da Gorete caíram em desuso. Entretanto, no novo mundo das hashtags, cabe a criação de um bordão moderno. Que tal cunharmos o “Ô folgado” como #FOLGADO, #FOLDADÃO, #SeuBosta, #Sevandija ou similar ?
É inegável, anteriormente, o poder da propaganda., mais para o MAL do que para o BEM, neste momento, temos que reconhecer que hashtags são mais eficientes e eficazes.
Ô Folgado, certo ?
EU ainda era criança, ou adolescente sei lá, quando vi uma propaganda que me marcou muito. Um grande jogador de futebol, campeão mundial pela Seleção Brasileira, craque com a bola nos pés e fumante inveterado, fazendo propaganda de cigarro e com um bordão irresistível: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo?” e a locução sugerindo “leve vantagem você também”.
A propaganda virou verbete no Wikipedia e se fosse nos dias atuais, viraria “Trend Topics” mundial, seria Meme imbatível, mas aí as críticas e o “ô folgado”, certamente seriam agregados.
O Brasil virou o país do “levar vantagem“, assim como na propaganda havia o “sugestionamento” de que pelo jogador ser considerado o cérebro da seleção campeã e por ele gostar de “levar vantagem”, isto daria a ele uma inteligência adicional. #SQN.
A “Lei de Gérson” ( pronto, falei o nome do jogador ! ) virou ideal de vida do brasileiro. Por outro lado, o jogador, atualmente, deve maldizer o dinheiro que recebeu e a cruz que tem que carregar.
Ô Folgado levando vantagem
Este tipo de lema contaminou a tudo e a todos, no trânsito então…
Aí aparece uma propaganda, pra lá de incorreta, sobre um personagem do esporte (Lutas MMA) que dirigindo determinado SUV estaciona errado, fora da vaga e uma senhora, tricotando no passeio, grita para ele: Ô FOLGADO !
Aí vem a dúvida: A vida imita a arte OU a arte imita a vida?
Não tenho duvidas que muitas peças publicitárias são inspiradas na vida real. Muita ficção vem com recomendação de “mera coincidência” pois a carapuça pode enterrar em muita gente. Tem nada de ficção, donos de SUV, em especial aqueles da marca e modelo da propaganda dos folgados são muito além de folgados, são mal educados, acham que são donos de todas as pistas nas avenidas e de todas as vagas de estacionamento e, se não couber numa vaga, usam duas.
É o país do levar vantagem… Não tem jeito, o tal do folgado, está se dando bem, principalmente, nestas redes sociais pueris e rasteiras.
Enfim, nem o o mais primitivo do Homo Neanderthalensis era tão folgado e aproveitador como este povo de rede social
Charge: Baggi
Nota do Autor
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Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.