Ética e Caráter
Alguns temas não foram feitos, com toda a certeza, para serem sequer mencionados nas redes sociais. A falta de Ética, a ausência de caráter das pessoas, aliados à hipocrisia que perfis falsos possibilitam, determinam a falência total em que nos encontramos.
Tim Maia, quando explicou a célebre frase “Este País não pode dar certo” não imaginava a repercussão e inteligência da frase, embora esteja defasada atualmente.
Questões filosóficas, contudo, devem ser discutidas nas escolas de ensino fundamental e médio. Está ficando impossível qualquer diálogo com uma geração que não tem noções básicas de Ética, Política, Moral. A “Filosofia no Século XXI” não pode ser vilipendiada e desprezada como tem sido.
Falência Total ?
Desse modo, determinei que em 2017 não iria discutir nas redes sociais este tipo de assunto e temas. Percebi que entre pessoas com opiniões iguais e até mesmo as de visão diferente, faltando argumentos plausíveis e inteligíveis, o debate é estéril.
Por outro lado, debater neste Blog, qualquer assunto, com quem se dispuser a trocar ideias e evoluir. As conversas que tenho tido, presencialmente, sobre o tema (Falência Total, Ética, etc.), me assustam e me deixam desanimado. Fico impressionado em ver até pessoas educadas em famílias estáveis defenderem, por exemplo, a ideia de que uma chacina possa ser denominada como “acidente“.
Funcionamento Normal
Quando grande parte (certamente, não é maioria) da população aceita passivamente um massacre de encarcerados, ou pior, quando cogita-se envolvimento e conivência do poder público em presídio terceirizado, não pode estar em “funcionamento normal”.
Como se não bastasse, se no país o Secretário da Juventude, cargo político de nomeação do presidente, repete nas malditas redes sociais que deveria haver “… uma chacina por semana …”, não pode estar em “funcionamento normal”.
E se num país, mesmo eventualmente, um preso sai da cadeia para tomar posse como vereador eleito, e que usando uniforme de presidiário toma posse, não pode estar em “funcionamento normal”.
Falência Total, Ampla e Irrestrita
Mas isto do país não estar em funcionamento normal, é cíclico. Tem o dedo da mídia que liga o “modo normal” ou o “modo teleguiados” a seu bel prazer e convenientemente.
Creio que a crise é moral ampla geral e irrestrita, falimos moralmente, esta é a verdade pura e simples e cada um que aponte seu dedinho sujo na direção dos outros.
Em conversas recentes, no ambiente de trabalho, nos ambientes de lazer, nos ambientes familiares, quando o assunto é do nosso dia-a-dia, vejo concordância em coisas amenas, mas quando o assunto passa para, por exemplo, a chacina dos presídios na região Norte, a omissão e o silêncio dos interlocutores é sepulcral. Surpreendentemente, não me assustado quando alguém, em rede social, assume sua porção sociopata, estão quase todos “saindo do armário”. Fico, de fato assustado quando esta mesma pessoa, presencialmente, exime-se de opinar sobre o assunto que foi tão expressivo virtualmente. Isto chama-se falta de caráter.
Crise de Caráter Definitiva
A crise não é da política, a crise não é econômica, a crise não é das instituições. Cada um que aponta os políticos ou partidos como culpados em tudo de ruim (como se existissem somente coisas ruins) ou como se as coisas ruins sejam somente as coisas recentes, é o verdadeiro responsável por esta democracia inexistente no país.
É a falta de caráter em alta e criminosamente sendo disseminada na nossa sociedade através das redes sociais e ambientes virtuais.
Enfim, vivemos uma uma total ausência da ética e de caráter e falar de “falência total” é apenas mais um bordão para explicar o inexplicável ou substituir o carcomido e anacrônico “isto é uma vergonha”
Imagem: Reprodução Internet
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.