Só a mulher peca - Altered Carbon

Só a mulher peca – Um episódio

Só a mulher peca em Altered Carbon

Em primeiro lugar, “Só a mulher peca” (título em português) é um dos episódios da série Altered Carbon ( original Netflix ). A série teve, recentemente, dez episódios liberados e teve redação com base no livro homônimo. Não confundir este episódio com o melodrama hollywoodiano “Só a Mulher Peca” (originalmente “Clash By Nigth“). O filme – produção de 1952, não tem nada, com toda a certeza, nada a ver com a série do streaming.

Surpreendentemente, ainda fico observando nas timelines das quais participo, e ainda vejo estupidez nos eleitores tresloucados do Bolsonaro. Certamente, bolsominions apoiam a maluquice daquele que, declaradamente, tem problemas quanto à autoridade, atitudes e atividades das mulheres.

Assim sendo, nesta data comemorativa, só a mulher peca por atos e omissões. Além disso, estou certo de que a hipocrisia daqueles que homenageiam, hoje, as mulheres, superou todos os limites do imaginável.

O Livro

Livros que viram filmes ou séries não são meus preferidos, sobretudo quando o gênero é ficção. Em Altered Carbon, alguns temas me chamaram a atenção ( é muita tecnologia – singularidade tecnológica é pouco ).

Após ver séries como “Black Mirror” – publiquei o primeiro texto recentemente com o título ” Real Black Mirror “. Estou pensando em ler as obras, como a escrita por Richard K. Morgan, autor de diversos livros de ficção e fantasia e escrever sobre estes temas.

Assim sendo, resolvi ver a série Altered Carbon e anexá-la à minha playlist. Portanto, essas séries que questionam os comportamentos ditos moderninhos e politicamente aceitáveis, por nossa sociedade virtualizada são instigantes. Esses comportamentos, na realidade, são lixo puro, em outras palavras, nossa sociedade se esconde atrás de liberalidades e outros “direitos”.

A história tece construção como se fosse o ano de 2384 e o autor é bastante bom e criativo.

A Série Netflix

Naquele ambiente ficcional, as memórias das pessoas estão decantadas/depositadas em  ” pilhas corticais ” ( adorei esta parte ). Estas pilhas são dispositivos de armazenamento de informação que, através de engenharia reversa, são cirurgicamente injetados nas pessoas. São implementados nas vértebras na parte de trás do pescoço e passam a ser parte dele.

Os corpos físicos adotam nomes como de “luvas” ou “capas” ( sleeves ), que permitem, inclusive, uma recuperação trans. São corpos descartáveis que podem aceitar qualquer “pilha cortical”. Em suma, Kovacs, o “maluco” principal, é um agente de marketing político com habilidades mercenárias e revolucionárias, não obrigatoriamente nesta ordem e proporção.

O personagem Kovacs desperta 250 anos depois de seu ‘sleeve‘ e tem a “opção” de ficar numa prisão pelos seus crimes pretéritos. Por outro lado, pode viver “eternamente”, desde que resolva um problema para um Matusa(1).

De acordo com o enredo, o protagonista torna-se o único “revolucionário” sobrevivente após 250 anos. O mais impressionante é que o episódio “Só a mulher que peca” é uma ironia. Contudo, num contexto em que as mulheres dominam a tudo e a todos, é uma exceção. Impressionante como tem gente que não consegue pensar o todo desde a parte ou seccionamento.

Só a mulher peca

Não faço spoiler do livro, da série ou do episódio, portanto, assim como outras oportunidades, tenho recomendado às pessoas assistirem. Contudo, neste caso da série, é essencial ver os episódios na sequência proposta, para tirarem suas conclusões. A série trata de temas tabus no mundo de hoje, embora aqueles “politicamente corretos” tentem mudar o quadro. Morte, empoderamento feminino, inveja, cobiça, traição, poder etc. tem de tudo para todos. Certamente, desde que a pessoa que assiste consiga abstrair pensamentos diversos daquilo que vê e ouve.

Neste episódio em questão, entretanto, só a mulher peca e só uma mulher vai pagar por erros que não são dela.

Enfim, não recomendo que este episódio, e muito menos os outros da série, sejam vistos separadamente. Algumas abstrações, sobre o contexto e episódios anteriores, são necessárias, o que não é trivial para quem procura somente passar o tempo.

Portanto, esta é minha homenagem às mulheres nesta data, pecadoras ou não.

Tirem um tempinho para ver a série e imaginar o mundo que deixaram ou deixarão para seus filhos. Antes que algum deficiente mental ou “radicaloide” religioso/político imagine que não precisam de mulheres para gerar filhos.

 

(1) Matusas é a casta de privilegiados que contratam capitães do mato para serviços sujos na série Altered Carbon.

 

(*) Revisado e atualizado em maio de 2018

 

Citação: Cora Coralina

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário