Ford do Brasil
É muito fácil mostrar que o Brasil certamente não é para amadores, neófitos e influenciadores millennials, embora alguns poucos estejam fazendo fortuna. A economia cambaleando, os economistas de plantão falando em recuperação, desemprego aumentando e a o assunto da Ford torna-se “cult“. Tem sido assim, acima de tudo e de todos, no “país que não pode dar certo” ( By Tim Maia – O Síndico ).
Como se não bastasse, aprendizes de feiticeiros ficam cagando regrinhas de economia quando mal estudaram o básico. Falam (melhor dizer que vomitam pelos dedos nos teclados) sobre sistemas econômicos sem saber nem o que falar e comparar.
Breve Histórico (Wikipedia)
Sem muitas delongas, a história centenária da Ford no Brasil pode ser resumida por um trecho extraído do Wikipedia.
“Ford do Brasil é a subsidiária brasileira da montadora estadunidense Ford. Fundada em 1919, a Ford do Brasil dedicou-se inicialmente à importação de veículos produzidos no exterior. Foi a segunda filial sul-americana da Ford, depois da Ford Argentina, e a primeira a se instalar no Brasil, inicialmente num armazém na rua Florêncio de Abreu, na cidade de São Paulo.
Desse modo, o anúncio da Ford de que fecharia suas plantas industriais em três municípios brasileiros (Taubaté-SP, Camaçari-BA e Horizonte-CE) não surpreende. Enfim, não vou ficar repetindo o que todos serão doutores daqui algumas horas e algumas consultas ao Google.
Custo Brazil
Esta conversa de que “… o Custo Brazil tirou a Ford do país e levou para a Argentina …” esta de acordo com gente mal intencionada e venal. A Ford, assim como outras do setor automobilístico, sempre se locupletaram dos impostos e benesses conseguidas com suor do trabalhador e contribuinte.
Como dito, o Brasil não é para amadores e a Ford nunca foi amadora no que faz. Seu fundador inspirou até métodos de produção e gestão, sugou ao máximo seus “colaboradores”. Faço alguma afirmações pois no início da minha vida profissional trabalhei numa concessionária Ford onde o Fordismo era executado na sua essência. Enquanto fui trabalhador daquela organização pude observar como funcionava o modelo de gestão das empresas estadunidenses, em especial de uma “Ford”.
Por outro lado, tenho escrito aqui no Blog sobre a tunga ( A Maior Tunga desde 1500 – Parte 3 )que estas corporações globais tem feito com o país, a pretexto de adotar a filosofia da privataria ( que neófitos e desavisados chamam de liberalismo ).
Ora… ora… ora… diria o falecido narrador de futebol ou, aquele outro que, iniciada uma partida dizia “… tai o que vocês queriam …”. Afirmo, como toda a certeza, que o proletariado deste sistema econômico não queria, mas sim aqueles que se locupletam há anos destas mamatas liberais.
A Ford obteve mais de R$ 20 bilhões em benefícios, vai ter que arcar com menos de R$7 bilhões de despesas para fechar suas atividades no país. Terá interessados nas plantas ativas sem problema algum e ainda poderá levar um “troco”. O script é repetido e, por exemplo, Juiz de Fora ficou encantada com a Mercedes e hoje sente os efeitos e mantêm as sequelas.
Ford, não me fode
Em suma, as coisas já não estão boas, os condutores da economia estão esperando o dólar abaixar ( nem é bom relembrar as promessas de campanha e o preço do gás, alimentos etc.) e vem esta bomba.
A Ford teve seus momentos, um carro deles em especial foi a minha paixão, o Maverick V8 como “motor canadense”, um cult dos amantes de carro “raiz”. Nunca tive um carro desta marca, e tinha lá meus motivos pois trabalhei dentro de uma concessionária e é como saber como são fabricadas salsichas.
Uma vez que o assunto Covid-19, pandemia, vacina, desemprego, subemprego, insanidade, genocídio e tantos outros são mais importantes, tirem este tema da pauta. De acordo com os bons manuais de redação, outrora utilizados nas principais redações, e vilipendiados por “redatores” de redes sociais, falem de fatos e menos de opinião de gente rude, inculta e bárbara que nem sabe onde fica o estepe do Corcel I.
RIP Ford, você foi a primeira a chegar aqui e uma das primeiras a mostrar a que veio, se fodeu por conta de coisas modernas e do futuro do carro movido a eletricidade. O mesmo acontecerá com outras e não vejo no brasil nenhuma discussão sobre a transformação industrial automobilística no sentido da inovação.
Enfim, o que tem de habitante de rede social achando que a Ford é diferente de outras que vieram e foram, é diferente de empresas globais que não estão nem aí para consumidor otário, é assustador.
Desse modo, só tenho que pedir para a mídia, para os influencers de rede social e a Ford para não me foderem.
Pitaco final
Ler de políticos fazendo analogias com a manutenção da fabrica de pick-ups na Argentina, habitantes de redes sociais escrevendo gracinhas pueris é das coisas mais deprimentes sobre a Ford e nossa situação.
Logo depois do anuncio do fechamento das unidades da Ford, as ações da montadora sobem na Bolsa de NYC em dia de queda global. Comediantes de stand-up preocupados por terem comprado veículos Ford e clientes cancelando pedidos de veículos novos. Chaplin estava certo em seus “Tempos Modernos”, vivemos estes tempos até hoje.
Sem dúvida alguma, este país tem uma gente que não é séria e não pode dar certo, e vocês esperavam o quê de um país que tem uma Fordlândia ?
P. S. – Os episódios que beneficiaram a Ford na instalação em Camaçari (BA) e a falaciosa disputa com o estado do Rio Grande do Sul, é caso de polícia e Receita Federal pelo dinheiro entregue à montadora. #FicaaDICA !
É VERDADE
Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.
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Imagem: Reprodução “Tempos Modernos” Chaplin
Nota do Autor
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