Okinawa Ancianos - Correo Del Sol

Okinawa, Ikigai e muito mais

Guerreiro

Reconheço que, às vezes, apresento algumas características que possam denotar certos sintomas de Sofomania, sobretudo quando escrevo sobre coisas fora do contexto diário das redes sociais. Um dos temas que me chama muito a atenção são as coisas da cultura oriental. Neste texto vou falar da influência de Okinawa, do karate e do Ikigai.

Comecei muito cedo, através dos provérbios chineses,  e pouco depois já na adolescência li  ” A Arte da Guerra ” ou “Estratégia Militar de Sun Tzu”, foi fácil. Se bem que, dali em diante, li muito e escrevi pouco, e neste Blog um dos primeiros textos demonstram a minha admiração pela filosofia e preceitos orientais e japoneses. Em ” As 7 Virtudes do Bushido ” apresentei a temática como orientações para se viver.

Recentemente, escrevi sobre a sequência de uma trilogia ( Karate Kid )  denominada Cobra Kai ( decepcionante ). Da mesma forma, noutra série relacionada mais especificamente ao Japão ( A Guerra dos Samurais ) de contexto mais histórico e factual, que ainda não fiz uma  transliteração apropriada. A indagação é o que tem a ver o guerreiro, um modo de vida e este texto? Okinawa está presente em quase todos os tópicos citados, talvez somente Sun Tzu não tenha feito citação, a conferir…

Okinawa e o Karate

Em “Karate Kid” e “Cobra Kai”, percebe-se a importância de cada Dojo ( local de treinamento das artes marciais ) e, analogamente, a aplicação das filosofias do guerreiro.

Conforme um documentário recente, que não era para abordar a filosofia mas sim a alimentação, surgiu a questão do karate, luta, defesa, política, ativismo. Tudo junto e misturado além da posição da mulher de Okinawa neste contexto, uma aula de vida onde detalhes passam despercebidos pelo telespectador que não conecta a história e a ficção.

No caso do karate, dizia no documentário que os habitantes da região definiram a luta de acordo com a posição das mãos. Caso os punhos estivessem fechados, era luta de amadores e neófitos, por outro lado, se alguma luta tivesse dois contendores de mãos abertas, ali estavam os mestres.

Okinawa e Ikigai

Em a “Guerra dos Samurais” e até os tempos atuais, passando pela Segunda Grande Guerra, parece que, eventualmente, Okinawa tem determinado muitos comportamentos.

De acordo com o texto de um dos maiores influenciadores do Linkedin, Ricardo Amorim ( Qual o seu  Ikigai #DiadaFelicidade ), resolvi revisitar meus textos e rascunhos e apresentar a minha percepção e o meu “Ikigai”. Ao apresentar uma figuras que, de fato, traça o Ikigai e os fatores que orbitam naquele posicionamento e modus vivendi.

Ikigai By Ricardo Amorim

Ikigai By Ricardo Amorim – Reprodução Linkedin

Desse modo, a partir do 7-5-3 Code ( Virtudes, saúde e estado de espírito do Bushido ) vejo como meu Ikigai um pouco além. Em outras palavras, eu diria que as dez regras Ikigai de Okinawa, com a visão do guerreiro Samurai, fazem mais o meu perfil.

Dez Regras Ikigai e 7-5-3 Code

Compreendo e entendo o que motiva o autor do texto no Linkedin, entretanto, queria trabalhar uma perspectiva mais aprofundada. O arroubo da lógica do guerreiro samurai, com as dez regras Ikigai são imbatíveis para que as pessoas percebam como as coisas são. Notadamente nestes tempos conturbados pela pandemia, especialmente no Brasil em que a mídia exerce seu poderoso poder influenciador.

É compreensível que nenhum canal apresente este conjunto de ideais e premissas e deixem o cidadão pensar. Contudo, fica pior quando temos que ouvir algo do tipo. ” … é a minha opinião e quem não concorda com ela pode ir se ferrar …”. Mas porquê fica pior? Simplesmente, porque a pessoa diz isto após copiar e colar um texto de outra pessoa que trata-se de uma fake news.

Dez regras

  • As dez regras Ikigai podem ser resumidas em:
  • Não se aposente, faça sempre as coisas que ama e que faz da melhor maneira possível;
  • Ande devagar e você irá longe, não seja refém do tempo e da pressa;
  • Não encha seu estômago para ter vida longa – ( lembre-se da regra dos 80% );
  • Amigos e relacionamentos próximos são mais importantes do que agilidade e quantidade nas redes sociais;
  • Cuide de seu corpo e mantenha-se fluido e em mudança evolutiva;
  • Sorrir é um privilégio, apesar das circunstâncias e revezes;
  • Reconecte-se com a natureza e espalhe momentos de paz;
  • Distribua agradecimentos a amigos, à natureza, a conhecidos e familiares;
  • Viva o presente, não fique remoendo o passado e não tema o futuro;
  • Siga seu Ikigai da melhor maneira e mais completamente quanto possível.

7-5-3 Code

Sete Virtudes do Guerreiro

  • Retidão
  • Coragem
  • Benevolência
  • Polidez / propriedade
  • Honestidade / Sinceridade
  • Honra
  • Lealdade

Cinco Chaves para Saúde

  • Nutrição Racional
  • Exercício sensato
  • Descanso eficiente
  • Higiene Adequada
  • Atitude positiva

Três Estados da Mente

  • Prontidão / Consciência
  • Mente Clara / Aberta
  • Equilíbrio Emocional

Desse modo, resumidamente, entendo que as dez regras Ikigai ( que ainda estou escrevendo sobre elas ) se sobrepõem ao 7-5-3 Code. Outrossim, algumas características extra Ikigai e 7-5-3 Code, mais associadas ao nosso perfil comportamental, são explicadas num possível Mapa Astral ( que meu astrólogo preparou e estou estudando antes de publicar texto específico ).

Meu Ikigai

Antecipando o que está no meu mapa astral, um pouco do meu Ikigai, mesmo que eu nunca tenha estado, fisicamente, em Okinawa. Lá estive em mente, desde o primeiro Karate Kid. Meu Ikigai está 80% das Dez Regras e avançando sempre mais no 7-5-3 Code. E, como se não bastasse, arregimentar seguidores e pessoas que compreendem tudo que escrevo. A maioria das pessoas adota seu Ikigai omitindo ou escolhendo a forma de ver cada virtude, estado da saúde e mente e as dez orientações de Okinawa. Com toda a certeza, somos imperfeitos mas não devemos deixar de pensar e agir em todos estes aspectos.

É da filosofia de vida tornar perene esta luta por fazer aos outros entenderem todos estes conceitos e práticas, uma vez que é da natureza humana entender e ser cooperativo, mesmo que não sejamos entendidos.

Desse modo, não se trata de apenas ” faça sua parte …” ou ” cada um cuida de si …”; em todos os segmentos do conhecimento, nas atividades profissionais e nos negócios. Ou, com efeito, da forma como sugerida por Ricardo Amorim, para que nossas vidas sejam interconectadas e  para predizer possíveis impactos, o Ikigai de cada um deve pensar além de nós mesmos.

COVID-19

Ikigai, para ter uma vida longa e feliz, mesmo que a felicidade seja algo que pode estar além de nós mesmos. A filosofia Ikigai de Okinawa pode ser a principal causa para se viver mais e melhor, mesmo nestes tempos insanos e imprevisíveis.

Estamos numa luta insana, com as mãos e mentes abertas, entretanto muitos com punhos cerrados e mentes fechadas e lacradas, insanidade é o nome de nosso adversário.

Enfim, tem um vírus mortífero no meio do caminho e nossos jovens vão demorar a entender que precisam conhecer Okinawa. Ser voluntário no estudo clínico da vacina Ad26.CPV2.S não está em nenhum 7-5-3 Code e nem nas dez leis do Ikigai, ou deve estar explícito em tudo isso, mas valeu a pena.

 

É VERDADE

Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.

 

Imagem: Reprodução Correo del Sol

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

2 comments for “Okinawa, Ikigai e muito mais

  1. JOSE FAGUNDES
    24/03/2021 at 21:18

    Gostei muito.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.