Influxo de Investimentos - Kanitz

Influxo de Investimentos por Kanitz

Influxo

A verborragia de alguns epistemólogos provoca êxtase sem seus seguidores e causam uma certa repulsa e desânimo nos opositores. Alguns assuntos e termos, quando usados em discursos e textos, exigem que as pessoas parem e pensem. Em outras palavras, é necessário entender o significado e o contexto para que se possa pensar no discurso por inteiro. Este parece ser o caso do termo influxo de investimentos, dito por Kanitz em seu texto ” 2020 a 2029 ” e que me propus a falar sobre cada uma das 12 “profecias”.

Escrevi, anteriormente, sobre duas delas: 1) Agronegócio em ” Agronegócio e a Economia Global ” e 2) Igrejas Evangélicas em ” Ética Protestante, Unções e Otimismo “. Um leitor atento recomendou que eu fosse menos prolixo, mais curto e imparcial. Assim sendo, tentarei em ” Influxo de Investimentos no Brasil ” ser mais objetivo e curto. Por outro lado, não tem como ser imparcial pois algumas das teorias de Kanitz, ampliadas, beiram a insanidade.

Influxo de Investimentos

Portanto, vamos ajudar Kanitz usando a melhor definição de influxo ( [Figurado] Estímulo; o que causa impulso. in; DICIO ). Por outro lado, vamos desconsiderar definições da mesma palavra que causariam estranheza ou mostrariam parcialidade. Assim sendo, Influxo de investimentos seria a teoria ( no caso de Kanitz, predição ) de o Brasil estaria estimulando, impulsionando o investimento ( dinheiro novo ) no país.

Kanitz, só você com seu otimismo e o Ministro Paulo Guedes para continuarem com este discurso e a ajuda de analistas econômicos das grandes redes de TV e portais. Analogamente, poderemos e devemos usar o termo efluxo(1) de investimentos, ou ironicamente, refluxo para demonstrar que o otimismo e predição são exagerados.

Paulo Guedes

Todos os brasileiros foram avisados que o presidente não era o cara que falaria de economia, todos os assuntos e perguntas antes da eleição eram dirigidos ao Paulo Guedes.

É desnecessário dizer que quase todas as previsões feitas por ele como cotação do Dólar, preço da gasolina e até mesmo as privatizações, não aconteceram. Os culpados nunca estiveram no Governo, eram os antecessores, os congressistas e a não-aprovação do saco de maldades.

Nesse ínterim, veio a pandemia e o Kanitz ainda faz previsão otimista e faz referência um item como este influxo de investimento com “… segundo Guedes, haverá enorme (sic) influxo de investimentos estrangeiros(2) no Brasil, como já está tendo … “.

Com toda a certeza, o Brasil não é para amadores e aqueles que subestimam o poder dos economistas não tem a mínima noção do estrago que o país está sofrendo.

12 pontos in “2020 a 2029

Este é somente um dos pontos que Kanitz utiliza de adjetivos que só colocam preocupação para quem pensa com seriedade a economia do país.

As reformas passadas como um trator pelo Congresso Nacional sobre a população brasileira assalariada, vai provocar o caos em pouco tempo. O Governo Temer começou e ainda estamos em curso com as reformas previdenciária e trabalhista. A reforma política não se resolve e os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo não estão sensibilizados nem com a pandemia à pleno vapor.

O Orçamento Público foi desvirtuado de maneira que alguns setores estão ” passando a boiada ” como preconizou um certo ministro, aproveitando que a mídia só fala de pandemia.

PIB do Brasil – Infográfico Gazeta do Povo

O Amanhã

Surpreendentemente, ainda vemos analistas políticos repetindo o quão estamos recuperando e como a política econômica está no caminho certo. Utilizam de dados e números estatísticos microeconômicos para generalizar como, por exemplo, vendas em setores específicos.

Os indicadores de desemprego e subemprego estão em patamares desesperadores e números de ” carteiras assinadas ” são divulgados como se houvesse uma retomada.

Desse modo, é preocupante quando o Censo, que deveria ser realizado pelo IBGE no ano passado, é cancelado em 2021 por não ter orçamento. Portanto, o silêncio ensurdecedor dos economistas profissionais falando de investimentos de risco, crescimento da produção industrial e outros temas, é aterrorizante.

Dúvidas

Em suma, eu queria ter a oportunidade de conversar(3) ao menos trinta minutos, especificamente sobre influxo de investimentos com o Kanitz. Faria uma meia dúzia de perguntas só para entender o otimismo e deixar de ser mais um crítica e rebelde sem causa.

O país caminha a passos largos para o fundo de um poço e parece que o caminho até lá ainda proporcionará muitas surpresas. Ou, por outro lado, estou tão imerso na minha ignorância econômica e real, que não consigo ser tão otimista. E tudo isso sem considerar as trapalhadas com as vacinas, meio ambiente, exportação de alimentos e outras más decisões governamentais que se escondem atrás das não-reformas.

O Risco-País deve estar em patamares bem animadores para corroborar a teoria de Kanitz.

Investimento estrangeiro em Bolsa de Valores pode ser considerado influxo de investimentos sem o risco de saírem mais rápido do que entraram?

Dinheiro do BNDES que será colocado para as privatizações é considerado investimento estrangeiro?

Muitas dúvidas e poucas certezas como as demonstradas pelo economista.

 

(1) Efluxo é um termo que deveria ser usado somente na medicina, uso-o aqui como ” licença poética

(2) O país está com dificuldades em compensar o efluxo estrangeiro da Ford ( ponta do iceberg ) e as entregas do pré-sal.

(3) Desculpem, mas aqui sou obrigado a ser irônico e não tenho a presunção de obter nenhuma explicação do Doutor em Economia.

 

 

É VERDADE

Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.

 

Imagem: Reprodução Blog do Ataíde.

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.