Balaio de Gatos
A expressão ” Balaio de Gatos ” tem origem no que fazem os gatos nos seus abrigos. Desse modo, buscamos algumas expressões e situações relacionadas aos gatos, política e futebol que inspiram este texto. Utilizaremos, analogamente, a expressão balaio de gatos, caixa de areia para falarmos da “notícia do dia” que foi a aquisição da Rádio Itatiaia pelo todo-poderoso da comunicação, Rubens Menin.
Confirmada a aquisição de 100% dos direitos da “Rede Itatiaia de Rádio” pelo empresário e benemérito do ” Clube Atlético Mineiro ” posso afirmar que temos um verdadeiro balaio de gatos. Em outras palavras, é pura confusão, encrenca, situação difícil, embaraço ou desordem, como se tudo já não estivesse muito confuso.
Certamente, alguns que lerem este texto até o final, ficarão assustados com a minha perspectiva, um tanto quanto paranoica, mas com viés de realidade. Usarei da analogia dos hábitos de gatos exatamente porque o ditado ” de noite, todos os gatos são pardos …” é, inegavelmente, apropriado.
Caixa de Areia
Ainda sobre o balaio de gatos, ou hábitos que os bichanos têm, a caixa de areia é um item curioso. Dizem ( as médicas veterinárias especializadas em pets e gatos ) que gatos odeiam algumas coisas que, se não observadas pelos donos, trarão inúmeros dissabores. Desse modo, donos quando começam a ter contrariedades, trocam os gatos, ou cuidam da sua caixinha de areia.
Política, Futebol e Mídia(1)
Tenho afirmado, nos últimos anos em textos deste Blog e em muitos outros espaços desde que a Internet existe, que política, futebol e religião devem ser objeto de debate, sempre. Entretanto, afirmo também que todas as vezes que se imiscuem os temas, dá muita merda. O dirigente de time de futebol se metendo em política, o político falando de futebol, o cara acompanhando time por conta da religião ou votando por conta da orientação de pregador de púlpito, nunca funcionou.
Escrevi em 2016 – ” Eleições 2016 – Oportunidade Única ” – que tínhamos a chance de não misturar as editorias e fazer uma limpa. Vieram as eleições de 2018, logo após as de 2020 e o quadro ficou muito pior. Por exemplo, a legislatura municipal empossada em Belo Horizonte é a pior da história ( ver ” Legislativo Municipal – Mais do Mesmo ” ). O desastre de 2018 ( pelo menos pra mim ), vai ser pior para o Estado e a disputa está inserida no balaio de gatos provocado pela mistureba política que vivemos.
A aquisição da Rádio Itatiaia, pelo empresário Rubens Menin é, IMNSHO, um movimento enxadrístico para a eleição que ocorrerá em 2022.
Cruzeirense e 2022
Vejo que torcedores cruzeirenses, a maioria manipulado pelas redes sociais, ficaram inquietos com a aquisição da Itatiaia por um atleticano declarado. É claro que órgãos da mídia em Minas Gerais, na questão futebol e política, sempre estiveram lado a lado. A mídia rural nunca foi imparcial, jornalistas e repórteres vivem de dar opinião travestida de noticias.
Torcedor do Cruzeiro ou eleitor de oposição que se importa com isto não entendeu nada do que o mundo projetou sobre ele. É muito simples, de fato, aceitar que se é massa de manobra é complicado, entender opinião alheia, mais ainda. Rubens Menin vai usar a Itatiaia para alavancar sua CNN e, por outro lado, dar continuidade ao trabalho na política da Itatiaia de eleger políticos.
No futebol, o proselitismo que é feito muito antes da Itatiaia ganhar a projeção nacional que ganhou, vai continuar, aceitem que dói menos. Tem grupos de torcedores do Cruzeiro defendendo armamento e cloroquina, e candidatos para 2022, conseguiram eleger vereadores em 2020 e elegerão mais políticos de estimação em 2022.
Eu não tenho político e muito menos dirigente de estimação, quanto mais empresário; separo política, futebol, religião e muitas outras editorias. A propósito, o dirigente a que me referi no texto ” Os males que o torcedor de dirigente provoca “, torcedor do Atlético (MG), está na pauta do dia conspirando para ser presidente da CBF.
A Torcida do Cruzeiro(1) e o Balaio de Gatos
Nesse ínterim, no calor da discussão sobre um atleticano ser dono da Rádio Itatiaia, tentei argumentar que não vai mudar nada, sempre foi assim. Parcialidade é o nome da rádio e cruzeirense que fica brigando com isso ou é muito novinho ou muito inocente.
O cruzeirense vai para a rede social espernear contra comentarista X ou Y porque ” falou mal ” do Cruzeiro. De fato, torcedor que deseja comentaristas sejam como os torcedores do Atlético, travestidos de imprensa, que recebem agrados e favores desejam que tenhamos os mesmos comportamentos erráticos praticados por eles.
O torcedor do Cruzeiro tem que ouvir a Itatiaia, a CNN, a SuperFC e outras para formar sua opinião. Não ouvir e formar opinião a partir de quem ouviu é igualmente ruim quanto ouvir e ficar repetindo opinião como se fosse fato.
Rádio Cruzeiro
Posso declarar que sou um decano no assunto mídia, Internet etc. Trabalhei na Rádio Inconfidência e fui um dos primeiros a propor uma rádio digital na Web dedicada ao Cruzeiro. Fiz pilotos de programas de rádio e narração de jogos no estádio e no “tubão “. O Cruzeiro não apoiou a equipe que tentei montar com narrador cruzeirense, comentarista cruzeirense, repórter cruzeirense. A proposta não era original pois vários lugares do mundo tem esta formatação de rádio dedicada.
Fui solenemente boicotado, primeiramente pelos próprios torcedores cruzeirenses e depois pela diretoria e vassalos que à época respondiam pelas conexões do Cruzeiro com a torcida. Externamente, fui boicotado por profissionais da mídia tradicional que não aceitavam nada “da Internet” mas que hoje concedem ” credenciais ” até a bandidos condenados que levam anunciantes e patrocínios para seus minifúndios virtuais.
Balaio de gatos
Enfim, tenho que voltar ao balaio de gatos que está se configurando nesta aquisição do mecenas atleticano.
Torcedor cruzeirense mediano ( eu denominaria estes torcedores com outros adjetivos, mas tem muita gente fazendo beicinho ), não consegue ver além de seu fanatismo irracional teleguiado. Os caras ( a mídia ) sempre fizeram o que desejavam. entretanto, as redes sociais e seus personagens, começaram a incomodar.
Destarte, o que fazem os donos dos gatos ?
Como na caixa de areia, os gatos não gostam do acúmulo de merda ( quem tem gatos e caixinha, saberá exatamente o que estou falando ). Os donos devem limpar a caixa de areia, trocar a areia ou, em último caso, trocar de gatos. Como os felinos são amáveis ( não passa nem perto de fidelidade canina ), costumam ser exigentes e os donos têm poder sobre eles.
Teleguiados
As palavras de Emanuel Carneiro e Rubens Menin são lapidares, temos que eternizar a rádio como a principal do Estado. Estão ameaçados, no esporte e na política, por outros donos de meios de comunicação. Desse modo, é necessário ” renovar ” a areia, para os gatos ficarem felizes e quem os admira ( torcedores ) dizerem: – Que lindo ! Que fofinho ! Que beleza !
Diz a lenda que Roberto Marinho bradava ” dos meus comunistas cuido eu …”, Menin deve estar dizendo: ” … dos meus gatinhos preto e branco cuido eu …”
Escrevi muito sobre a expressão ” torcedor de radinho ” sendo, com toda a certeza, muito mal interpretado. Entretanto, não me importo muito com isso, só fico triste por ver tanta carapuça enterrando até no umbigo pelo uso de termos expressões e o conteúdo para debate ser ignorado.
Em suma, enquanto o torcedor do Cruzeiro ficar preocupado com o que dizem os comentaristas da mídia, seja da Itatiaia ou qualquer outro órgão da mídia, e darem mais atenção a factoides e opinião do que a fatos, o fundo do poço só fica mais distante.
E não se assustem se muito em breve, Rubens Menin assumir um canal de TV aberta, se cuida Diários Associados !
#MAKTUB !
(1) Os profissionais de imprensa e/ou cruzeirenses que se sentirem ofendidos, reclamem para o Papa ou não vistam a carapuça. Por outro lado, no caso dos políticos, peço desculpas aos gatos pela analogia.
É VERDADE
Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.
- ” Dono da CNN Brasil, Rubens Menin compra a mineira Rádio Itatiaia ” via BOL
- ” Mecenas do Galo, Menin garante Itatiaia imparcial e prestigiando o Cruzeiro ” via Superesportes
- ” Torcedores do Atlético fazem ´zoeira` com a venda da Itatiaia para Menin ” via Portal UAI
Charge: Adaptada de Guto Respi
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.