I don´t agree - Whatsapp - Metro.Co.Uk

Utilidade Pública – Whatsapp, i don´t agree ! Taoquei ?

I don´t agree

Tem sido muito difícil, em tempos de redes sociais complexas e Privacidade Hackeada, saber de qual lado estamos da força , do bem ou do mal. Contudo, todas as plataformas e redes sociais têm sido obrigadas a cumprir alguns dispositivos de informação para seus usuários. Certamente, todos que utilizam celulares já foram levados a clicar em um botão escrito CONCORDO ou NÃO CONCORDO (do inglês, I don´t agree ). E, com toda a certeza, 99, 997% das pessoas clica no ” concordo ” sem nem pestanejar.

Desse modo, com este tipo de comportamento promíscuo – analogamente, é como fazer sexo sem proteção e sem preliminares, aceitamos o imprevisível.

Whatsapp

Comportamento Inseguro

Inegavelmente, o Whatsapp é a rede social que arrebatou, literalmente, a todos no planeta. Desde que foi criada, a rede mostrou facilidades e muitos ” benefícios ” que levou seus bilhões de usuários a clicarem no  ” Eu concordo ” sem a menor preocupação. Em outras palavras, são raros os usuários de redes sociais que entendem o que estão fazendo e sequer se dão ao trabalho de ler as instruções dos equipamentos e regras dos programas ( chamados de apps ). Depois ficam reclamando de problemas, vitimização de golpes e fraudes e assuntos que alimentam a indústria da segurança da informação.

Assim sendo, na condição de profissional de segurança da informação, tentei por muito tempo alertar as pessoas de como usam e o que podem ou não fazer nas redes sociais e Internet. O fato do Whatsapp ser, muito provavelmente, a maior das redes sociais no Brasil, vejo-me na condição de dedicar este texto a mais uma tentativa de esclarecimento.

Compartilhe em 10 grupos

O Whatsapp cresceu e obteve até autorização da autoridade financeira do Brasil para transacionar com pagamentos. A farra do PIX agora tem companhia e a coisa vai piorar muito para a maioria das pessoas que utilizam essas plataformas.

Anteriormente, o Whatsapp passou a fazer parte do patrimônio de Mark Elliot Zuckerberg, junto a outras plataformas. O poder detido pelos produtos deste cidadão provoca ações e indenizações no mundo inteiro. É, com toda a certeza, um influenciador que comanda milhões de outros influenciadores que atuam sobre seguidores incautos.

As mudanças são inevitáveis e nem sempre são para beneficiar os usuários. Entretanto, as legislações como a GDPR na Europa e LGPD no Brasil ( ver ” Show me the Code – Ou a LGPD ´não pega` ” vem tentando controlar a invasão desenfreada da privacidade das pessoas. Mas o “lado negro” está sempre dois ou três passos à frente da proteção oferecida às pessoas.

E fica impossível deter ” fake news “, fraudes, golpes, divulgação de correntes e outras maldades de psicopatas que podem, com um clique,  matar reputações e até tirar vidas.

Por exemplo, algum tempo atrás surgiu mensagem via Whatsapp sobre as novas regras que o Whatsapp está implementando. Muito FUD e pouca orientação. Na realidade, as pessoas, usuários, assim como aqueles que usam alguma droga alucinógena, são imediatistas e preferem o prazer imediato do que pensar.

A mensagem dizia ao seu final: ” Compartilhe, e escreva EU NÃO AUTORIZO, isto significa que seu telefone está protegido contra a nova regra do Whatsapp“.

Whatsapp, I don´t Agree

As mudanças anunciadas pelo Whatsapp e sua plataformas coligadas ( Facebook e Instagram ) especialmente nas questões de compartilhamento de dados privados, são preocupantes. Por outro lado, eles estão apresentando as mudanças como algo bom que vai ” aprimorar ” a experiência com as pessoas. #SQN

Declaro que, como da outra vez que o Whatsapp fez algumas mudanças, fiz uma opção simples e declarada: ” Telegram ou Whatsapp? Vou de Russo “. Com o propósito de manter-me conectado com a maioria das pessoas, tenho uma linha de telefone que utilizo estas redes virais e pouco confiáveis.

Neste momento, em relação às novas mudanças, declaro, mais uma vez que ” Whatsapp, i don´t agree “.

Whatsapp, au revoir

Muito se tem dito sobre o que acontecerá com os recursos que o Whatsapp oferece atualmente e com o vício das pessoas por esta plataforma.

Vai saber, né mesmo?

Surpreendentemente, em muitos lugares no mundo, a dúvida nem passa pela cabeça das pessoas e não seria diferente no Brasil. Existem inúmeras matérias e textos sérios afirmando que tudo continuará como antes e que a indústria de boatos contra o Zuck não vai vencer. Por outro lado, existem afirmações que anunciam ” Quem negar os novos termos do Whatsapp, não vai poder usar o app para quase nada “.

Em suma, só me resta alertar às pessoas que sejam mais cuidadosas com qualquer plataforma e rede social, a menos que não estejam preocupadas com a segurança das suas informações. Se bem que, pessoas que copiam e colam tudo que perfil falso divulga nas redes não deve nem entender o que é privacidade e proteção, ainda mais neste mundo maluco e pandêmico.

Digo para o Whatsapp, mais uma vez, au revoir e pode tirar todos os “benefícios” e serviços que eu uso. Vou continuar com a minha conta só para não perder contato com conhecidos e amigos. E, adicionalmente, não perder de vista o que os inimigos estultos estão fazendo.

Enfim, você decide o que quer fazer, só que depois não reclama e nem fica de mimimi, taoquei?

 

P. S. – Caso o leitor tenha demonstrado interesse neste texto, certamente, compartilhá-lo é uma boa prática e inteligente. Além de ajudar a proteger aqueles que vocês gostam.

 

É VERDADE

Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.

 

Imagem: Reprodução Business Telegraph

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

2 comments for “Utilidade Pública – Whatsapp, i don´t agree ! Taoquei ?

  1. João Batista de Araújo
    12/05/2021 at 10:56

    Evandro, muito boa a explanação.
    Talvez, valha que seja dada a orientação aos usuários onde se encontra a pergunta do Whatsapp?

    • 12/05/2021 at 15:56

      João Batista,

      Todo mundo que está abrindo o Whatsapp tem aparecido uma tela para você CONCORDAR.
      Se não está aparecendo é porque você, conscientemente ou inadvertidamente, clicou no
      CONCORDO.
      Aí, a “inês é praticamente morta” e você compartilhou SEUS dados do “Zap”, Face e Insta e seus CONTATOS.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.