Balaio de Gatos - Rádio Itatiaia

Balaio de Gatos, Caixa de Areia, Política, Futebol e Mídia

Balaio de Gatos

A expressão ” Balaio de Gatos ” tem origem no que fazem os gatos nos seus abrigos. Desse modo, buscamos algumas expressões e situações relacionadas aos gatos, política e futebol que inspiram este texto. Utilizaremos, analogamente, a expressão balaio de gatos, caixa de areia para falarmos da “notícia do dia” que foi a aquisição da Rádio Itatiaia pelo todo-poderoso da comunicação, Rubens Menin.

Confirmada a aquisição de 100% dos direitos da “Rede Itatiaia de Rádio” pelo empresário e benemérito do  ” Clube Atlético Mineiro ” posso afirmar que temos um verdadeiro balaio de gatos. Em outras palavras, é pura confusão, encrenca, situação difícil, embaraço ou desordem, como se tudo já não estivesse muito confuso.

Certamente, alguns que lerem este texto até o final, ficarão assustados com a minha perspectiva, um tanto quanto paranoica, mas com viés de realidade. Usarei da analogia dos hábitos de gatos exatamente porque o ditado ” de noite, todos os gatos são pardos …” é, inegavelmente, apropriado.

Caixa de Areia

Ainda sobre o balaio de gatos, ou hábitos que os bichanos têm, a caixa de areia é um item curioso. Dizem ( as médicas veterinárias especializadas em pets e gatos ) que gatos odeiam algumas coisas que, se não observadas pelos donos, trarão inúmeros dissabores. Desse modo, donos quando começam a ter contrariedades, trocam os gatos, ou cuidam da sua caixinha de areia.

Política, Futebol e Mídia(1)

Tenho afirmado, nos últimos anos em textos deste Blog e em muitos outros espaços desde que a Internet existe, que política, futebol e religião devem ser objeto de debate, sempre. Entretanto, afirmo também que todas as vezes que se imiscuem os temas, dá muita merda. O dirigente de time de futebol se metendo em política, o político falando de futebol, o cara acompanhando time por conta da religião ou votando por conta da orientação de pregador de púlpito, nunca funcionou.

Escrevi em 2016 – ” Eleições 2016 – Oportunidade Única ” – que tínhamos a chance de não misturar as editorias e fazer uma limpa. Vieram as eleições de 2018, logo após as de 2020 e o quadro ficou muito pior. Por exemplo, a legislatura municipal empossada em Belo Horizonte é a pior da história ( ver ” Legislativo Municipal – Mais do Mesmo ” ). O desastre de 2018 ( pelo menos pra mim ), vai ser pior para o Estado e a disputa está inserida no balaio de gatos provocado pela mistureba política que vivemos.

A aquisição da Rádio Itatiaia, pelo empresário Rubens Menin é, IMNSHO, um movimento enxadrístico para a eleição que ocorrerá em 2022.

Cruzeirense e 2022

Vejo que torcedores cruzeirenses, a maioria manipulado pelas redes sociais, ficaram inquietos com a aquisição da Itatiaia por um atleticano declarado. É claro que órgãos da mídia em Minas Gerais, na questão futebol e política, sempre estiveram lado a lado. A mídia rural nunca foi imparcial, jornalistas e repórteres vivem de dar opinião travestida de noticias.

Torcedor do Cruzeiro ou eleitor de oposição que se importa com isto não entendeu nada do que o mundo projetou sobre ele. É muito simples, de fato, aceitar que se é massa de manobra é complicado, entender opinião alheia, mais ainda. Rubens Menin vai usar a Itatiaia para alavancar sua CNN e, por outro lado, dar continuidade ao trabalho na política da Itatiaia de eleger políticos.

No futebol, o proselitismo que é feito muito antes da Itatiaia ganhar a projeção nacional que ganhou, vai continuar, aceitem que dói menos. Tem grupos de torcedores do Cruzeiro defendendo armamento e cloroquina, e candidatos para 2022, conseguiram eleger vereadores em 2020 e elegerão mais políticos de estimação em 2022.

Eu não tenho político e muito menos dirigente de estimação, quanto mais empresário; separo política, futebol, religião e muitas outras editorias. A propósito, o dirigente a que me referi no texto ” Os males que o torcedor de dirigente provoca “, torcedor do Atlético (MG), está na pauta do dia conspirando para ser presidente da CBF.

A Torcida do Cruzeiro(1) e o Balaio de Gatos

Nesse ínterim, no calor da discussão sobre um atleticano ser dono da Rádio Itatiaia, tentei argumentar que não vai mudar nada, sempre foi assim. Parcialidade é o nome da rádio e cruzeirense que fica brigando com isso ou é muito novinho ou muito inocente.

O cruzeirense vai para a rede social espernear contra comentarista X ou Y porque ” falou mal ” do Cruzeiro. De fato, torcedor que deseja  comentaristas sejam como os torcedores do Atlético, travestidos de imprensa, que recebem agrados e favores desejam que tenhamos os mesmos comportamentos erráticos praticados por eles.

O torcedor do Cruzeiro tem que ouvir a Itatiaia, a CNN, a SuperFC e outras para formar sua opinião. Não ouvir e formar opinião a partir de quem ouviu é igualmente ruim quanto ouvir e ficar repetindo opinião como se fosse fato.

Rádio Cruzeiro

Posso declarar que sou um decano no assunto mídia, Internet etc. Trabalhei na Rádio Inconfidência e fui um dos primeiros a propor uma rádio digital na Web dedicada ao Cruzeiro. Fiz pilotos de programas de rádio e narração de jogos no estádio e no “tubão “. O Cruzeiro não apoiou a equipe que tentei montar com narrador cruzeirense, comentarista cruzeirense, repórter cruzeirense. A proposta não era original pois vários lugares do mundo tem esta formatação de rádio dedicada.

Fui solenemente boicotado, primeiramente pelos próprios torcedores cruzeirenses e depois pela diretoria e vassalos que à época respondiam pelas conexões do Cruzeiro com a torcida. Externamente, fui boicotado por profissionais da mídia tradicional que não aceitavam nada “da Internet” mas que hoje concedem ” credenciais ” até a bandidos condenados que levam anunciantes e patrocínios para seus minifúndios virtuais.

Balaio de gatos

Enfim, tenho que voltar ao balaio de gatos que está se configurando nesta aquisição do mecenas atleticano.

Torcedor cruzeirense mediano ( eu denominaria estes torcedores com outros adjetivos, mas tem muita gente fazendo beicinho ), não consegue ver além de seu fanatismo irracional teleguiado. Os caras ( a mídia ) sempre fizeram o que desejavam. entretanto, as redes sociais e seus personagens, começaram a incomodar.

Destarte, o que fazem os donos dos gatos ?

Como na caixa de areia, os gatos não gostam do acúmulo de merda ( quem tem gatos e caixinha, saberá exatamente o que estou falando ). Os donos devem limpar a caixa de areia, trocar a areia ou, em último caso, trocar de gatos. Como os felinos são amáveis ( não passa nem perto de fidelidade canina ), costumam ser exigentes e os donos têm poder sobre eles.

Teleguiados

As palavras de Emanuel Carneiro e Rubens Menin são lapidares, temos que eternizar a rádio como a principal do Estado. Estão ameaçados, no esporte e na política, por outros donos de meios de comunicação. Desse modo, é necessário ” renovar ” a areia, para os gatos ficarem felizes e quem os admira ( torcedores ) dizerem: – Que lindo ! Que fofinho !  Que beleza !

Diz a lenda que Roberto Marinho bradava ” dos meus comunistas cuido eu …”, Menin deve estar dizendo: ” … dos meus gatinhos preto e branco cuido eu …”

Escrevi muito sobre a expressão ” torcedor de radinho ” sendo, com toda a certeza, muito mal interpretado. Entretanto, não me importo muito com isso, só fico triste por ver tanta carapuça enterrando até no umbigo pelo uso de termos  expressões e o conteúdo para debate ser ignorado.

Em suma, enquanto o torcedor do Cruzeiro ficar preocupado com o que dizem os comentaristas da mídia, seja da Itatiaia ou qualquer outro órgão da mídia, e darem mais atenção a factoides e opinião do que a fatos, o fundo do poço só fica mais distante.

E não se assustem se muito em breve, Rubens Menin assumir um canal de TV aberta, se cuida Diários Associados !

#MAKTUB !

 

(1) Os profissionais de imprensa e/ou cruzeirenses que se sentirem ofendidos, reclamem para o Papa ou não vistam a carapuça. Por outro lado, no caso dos políticos, peço desculpas aos gatos pela analogia.

É VERDADE

Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.

 

Charge: Adaptada de Guto Respi

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

2 comments for “Balaio de Gatos, Caixa de Areia, Política, Futebol e Mídia

  1. Romarol
    13/05/2021 at 21:27

    Evandro, muito criativo. Ótimo artigo. Antes as coisas eram menos descaradas. Hoje não há um pingo de pudor. Me diga, qual banco 100% digital que você é cliente?

    • 13/05/2021 at 21:53

      Nenhum. Estou na turma do “vamos aguardar” um banco digital que me queira.
      Confesso que quis o Nubank, mas eles não me quiseram. RSRS
      Quanto ao tema e caixa de areia dos gatos, um torcedor do 6a1o falou uma coisa sobre caixa de areia e deu aquele “estalo” …
      Tinha outras coisas curiosas para colocar, mas ficou muito grande…

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.