Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Certamente, todos são “Diferentes de Você” ou de mim, mas Sêneca era muito diferente de todo mundo.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Sêneca
Imaginem um cara que nasceu na Espanha, foi aprendiz em Roma, viveu na época de Jesus Cristo, foi tutor do imperador Nero e era filósofo. Tem como imaginar que possa existir alguém igual a ele, mesmo que seja da mesma época e espaço histórico? Certamente, como adepto do estoicismo e cartesianismo vejo as melhores razões para crer que todos são diferentes de você e de mim.
Lucius Annaeus Seneca, “the Younger” ( 4 a.C. – 65 d.C.), ou apenas Sêneca, era um filósofo estoico da Roma Antiga. Foi um estadista, dramaturgo e, em uma obra – da era pós-Agustina da literatura latina, foi satírico. Como escritor, Sêneca é conhecido por suas obras filosóficas e por suas peças , que são todas tragédias. Como trágico, escreveu Medeia, Thyestes e Fedra . A influência de Sêneca nas gerações posteriores é imensa – durante a Renascença ele foi “… um sábio, um oráculo de moral, até mesmo de edificação cristã… “.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
Diferentes de você
Inquestionavelmente, a situação do mundo não está fácil e, tudo fica pior quando constatamos o poder das redes sociais. A manipulação de massas nos leva a situações inimagináveis. As oligarquias controlam a mídia, que controla a massa através de influencers nas redes sociais.
Tudo é motivo para banalização e pelo fato de que as pessoas não querem mudar internamente.
Cada um tem extrema dificuldade em aceitar as diferenças dos outros, respeitá-las então, nem pensar. Impera a hipocrisia da frase “eu respeito opinião“, desde que seja igual a minha. Cada pessoa não aceita os diferentes, nem em pensamento ( literalmente ! ). Somos todos diferentes de você, e isso tem incomodado muitas pessoas, que ultrapassam todos os limites racionais.
Não há limites
Existem personagens ( reais e fictos ) que dizem, a todo momento, quando se deparam com alguma aberração, “há limites“.
Entretanto, afirmo que, com redes sociais, influencers e Internet, não há limites, absolutamente nenhum.
Não existem coincidências, muito menos o mundo é como queremos, não temos o controle. Contudo, a verdade insofismável é que podemos controlar o que pensamos sobre tudo e todos. Se bem que, pela falta de controle das pessoas sobre elas próprias, verificamos que muitos não conseguem nem isto.
É extremamente difícil ver as pessoas sem controle sobre o que acontece à sua volta e sem domínio até do que pensar.
O pensamento ou opinião de “segunda mão“(1) está no real e imaginário das pessoas. Todos somos diferentes de você e não adianta querer que façamos o que você quer que os outros façam. Isso pode ser uma ofensa aos outros.
Em suma, todos são diferentes de você, e alguns podem pensar de forma autônoma sobre o que acontece à nossa volta.
P. S.
Sêneca, assim como muitos outros filósofos, estarão sempre presentes nas trilhas “Entre sem Bater” e “Reticências“. As frases desses pensadores deveriam servir para as pessoas pensarem “fora da caixinha“, o que, certamente, tornou-se difícil.
(1) “Entre sem bater – Mark Twain – Segunda Mão”
Imagem: Entre sem Bater – Sêneca – Diferentes de Você
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, em associação a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.