Entre sem bater - Cezar Taurion - Inteligência Superficial

Entre sem bater – Cezar Taurion – Inteligência Superficial

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Cezar Taurion é o que podemos chamar, com toda a certeza, de evangelizador tecnológico. Reproduzo, uma de suas frases, de alguns anos atrás, sobre “Inteligência Superficial“, ops ! inteligência artificial (IA ou AI).

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Cezar Taurion

A inteligência superficial, bem como a inteligência natural e a artificial entraram na pauta do mundo disruptivo, de maneira avassaladora. O que Cezar Taurion disse alguns anos atrás, tem seus resultados mais visíveis, nos dias de hoje.

Cezar Taurion é consultor sênior e evangelista de tecnologia. Exerceu, anteriormente, a função de diretor de Novas Tecnologias Aplicadas e Chief Evangelist, na IBM Brasil. É um estudioso de Tecnologia da Informação desde fins da década de 70. Com educação formal diversificada, em Economia, mestrado em Ciência da Computação e MBA em Marketing de Serviços. Atuou também em cargos técnicos, de liderança e executivos em empresas como PWC, Shell, Chase Manhattan Bank e Origin.
Colunista da CIO Magazine e Computerwold Brasil e colaborador de sites especializados como TI Especialistas e iMasters. É palestrante  em eventos e conferências de renome nacional e internacional. Autor de oito livros que abordam assuntos como Open Source/Software Livre, Grid Computing, Software Embarcado, Cloud Computing, Inovação e Big Data. Foi professor do MBA em Gestão Estratégica da TI pela FGV-RJ e da cadeira de Empreendedorismo na Internet pelo NCE/UFRJ.

Fonte: LinkedIn

Inteligência Superficial

Do mesmo modo que algumas palavras e expressões ganham o mundo do marketing, a inteligência artificial virou must em 2023. Palavras como quântica, web, digital, têm uso com outras para dar uma conotação de modernidade. Existe, por exemplo, a computação que ao receber o sufixo quântica ganha ares de inovação, modernidade etc. Como se a computação passasse a ter superpoderes. Do mesmo modo, acontece com uma profissão qualquer como designer que recebe o prefixo “web“. Um excelente profissional de design sente-se diminuído por qualquer outro que realiza até trabalhos piores, mas utiliza ferramentas digitais com maior destreza.

Em suma, alguns substantivos e adjetivos estão em uso intenso mas escondem mais do que mostram.

Inteligência Artificial

É provável que a maioria das pessoas não percebam o trocadilho, nem um pouco infame, da frase original e do termo deste texto.

Desse modo, é necessário relatar que a frase de Cezar Taurion não citava a expressão “inteligência superficial”. Com toda a certeza, a frase também não referia-se à inteligência de contratantes e contratados.

Muito antes ( uns quatro anos ) da onda contaminante e “descoberta” da ferramenta ChatGPT, Taurion escreveu sobre empresas contratando profissionais de IA. A frase estava num texto ou apresentação replicada numa plataforma de trabalho/emprego/recrutamento(*).

Surpreendentemente, poucos dedicaram atenção à frase e muitos ainda não entenderam. Entretanto, o próprio autor pode rever a frase e confirmar as várias interpretações possíveis, à época e agora.

ChatGPT

O que, inquestionavelmente, tinha um alvo certo, com a explosão de IA como o ChatGPT, merece uma atualização.

Contudo, para desespero de muita gente, manterei minha interpretação de que a inteligência superficial e rasteira está no comando.

Em suma, nomes modernos ou aparentemente importantes, pouco significam, ou são essenciais, em função do que fazemos com eles.

 

(*) O LinkedIn foi, algum tempo atrás, uma plataforma de bons textos sobre inovação, trabalho e emprego que, atualmente, desvirtuou-se completamente. Transformou-se, literalmente, no paraíso da falta de inteligência.

 

Imagem: Entre sem bater – Cezar Taurion – Inteligência Superficial – ( com ajuda de IA )

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, em associação a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário