Entre sem bater - Isaac Asimov - Evidências

Entre sem bater – Isaac Asimov – Evidências

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Isaac Asimov era, inquestionavelmente, um escritor de ficção científica que acreditava em “Evidências“.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Isaac Asimov

O professor Isaac Asimov era um pensador adiante do seu tempo, era um cético que acreditava em tudo. Certamente, como todos bons céticos e cientistas têm uma coisa em comum: a busca por evidências. É impossível não acreditar em evidências, a não ser que seja um completo tolo.

Isaac Asimov ( 2 de janeiro de 1920,  6 de abril de 1992) foi um escritor americano e professor de bioquímica na Universidade de Boston. Durante sua vida, Asimov foi considerado um dos “Três Grandes” escritores de ficção científica, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke. Um escritor prolífico, ele escreveu ou editou mais de 500 livros. Ele também escreveu cerca de 90.000 cartas e cartões postais. Mais conhecido por sua ficção científica pesada, Asimov também escreveu mistérios e fantasia, bem como muita não-ficção.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Evidências

A frase e o contexto de Asimov são bem específicos. Uma mente inquieta como a de Asimov tinha sempre as respostas mais surpreendentes.

Numa dessas entrevistas, sua opinião sobre não acreditar em nada, mereceu uma resposta citando evidências.

– Você não acredita em nada?

Eu acredito em evidências. Eu acredito em observação, medição e raciocínio, confirmados por observadores independentes. Desse modo, acredito em qualquer coisa, não importa o quão selvagem e ridículo, se houver evidência disso. Quanto mais selvagem e ridículo algo é, no entanto , mais firmes e sólidas terão que ser as provas.

inA Mente Itinerante” (1983)

Acredito em tudo

É provável que os criacionistas acreditem somente naqueles que nunca obtiveram algum tipo de evidência esotérica. O que é uma grande bobagem e torna-se uma perda de tempo até conversar com certas pessoas sobre a necessidade de evidências.

É surpreendentemente inexplicável como a maioria das pessoas acredita em coisas sem a mínima evidência ou comprovação. Vivemos, certamente, tempos muito estranhos em que é preciso fazer leis para que mentiras e boatos tenham pouco mais do que repreensão. As redes sociais abriram uma perigosa porta para mentiras e divulgação de coisas ridículas e selvagens, sem a menor cerimônia.

Como se não bastasse, grupos de exploradores da fé alheia querem, no caso do Brasil, que não seja necessário para o caso deles. Eles estão imaginando que podem correr riscos se as pessoas começarem a pedir evidências da “palavra” que eles pregam.

Definitivamente, a nossa sociedade e as tecnologias e inovações não estão pari passu com as coisas que deveríamos acreditar.

Em suma, eu acredito em tudo, como Asimov, desde que existam evidências e que as mesmas sejam da lavra de gente séria e independente.

 

Imagem: Entre sem Bater – Isaac Asimov – Evidências

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário