Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. É provável que Max Weber escreveria diferente hoje; a “Irracionalidade no Mundo” está sem controle.
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As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Max Weber
A minha formação em administração teve muita influência de Weber, sobretudo nas teorias científicas em relação às organizações. Desse modo, foi possível, em algum momento de meus estudos formais, defender algumas ideias de Weber. Assim sendo, fica mais fácil fazer contrapontos com o que discordamos do sociólogo que era muito proselitista(1).
Maximilian Karl Emil Weber ( 21 de abril de 1864 – 14 de junho de 1920) foi um sociólogo, historiador, jurista e economista político alemão. Considerado um dos teóricos mais importantes do desenvolvimento da sociedade ocidental moderna. Suas ideias influenciam profundamente a teoria social e a pesquisa. Embora Weber não se considerasse um sociólogo, ele é reconhecido como um dos pais da sociologia, juntamente com Karl Marx e Émile Durkheim. Nascido em Erfurt em 1864, Weber estudou direito e história nas universidades de Berlim, Göttingen e Heidelberg. Em 1897, teve um colapso psicológico após ter uma discussão com seu pai, que morreu logo em seguida. Max Weber se recuperou e escreveu A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Após o início da Primeira Guerra Mundial, ele apoiou o esforço de guerra alemão e foi responsável pelos hospitais do exército em Heidelberg. Weber esteve entre os fundadores do Partido Democrata Alemão e aconselhou o comitê que redigiu a Constituição de Weimar em 1919. Frustrado com a política, voltou a lecionar, desta vez nas universidades de Viena e Munique. Após possivelmente contrair a gripe espanhola, ele morreu de pneumonia em 1920 aos 56 anos. Sua obra “Economia e Sociedade“, que ele escrevia na época, ficou inacabada.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
Irracionalidade do mundo
Muito antes de Weber, a humanidade fica diante de um desafio inescapável: a experiência da irracionalidade no mundo. A constante busca por entender o inexplicável, decifrar o misterioso e dar sentido às adversidades provoca comportamentos estranhos. Por outro lado, a busca pelas maravilhas da vida é, surpreendentemente, a força motriz por trás da evolução religiosa ao longo dos últimos séculos. A irracionalidade intrínseca à existência humana tem levado a uma exploração dos humanos pelos humanos. Como se não bastasse, reina a exploração profunda da fé, da espiritualidade e da crença em algo além do tangível.
Desde as civilizações antigas até as sociedades modernas, a humanidade sempre criou eventos e fenômenos que escapam à lógica e ao controle. Catástrofes naturais devastadoras, doenças inexplicáveis e a própria finitude da vida confrontam os seres humanos pelas narrativas. Diante disso, surge a necessidade de encontrar um significado mais profundo e transcendente de forma a lidar com o caos.
Desse modo, Weber fez estudos significativos cem anos atrás, e identificou que a aparente explicação das coisas não permeia a realidade. Sem dúvida, Weber teria outro colapso nervoso se estudasse a sociedade e as redes sociais.
Evolução Religiosa
A evolução religiosa é reflexo dessa busca constante por sentido. É provável que Weber tivesse uma dimensão restrita desta evolução, nem imaginava questões religiosas como as que existem hoje.
Ao longo dos séculos, a irracionalidade no mundo tem inspirado a criação de narrativas mitológicas, religiões organizadas e sistemas de crenças complexas. Os mitos e rituais das civilizações antigas, como os egípcios, gregos e mesopotâmicos, são exemplos interessantes. Certamente, eles tentavam reconciliar a ordem aparente do cosmo com os elementos caóticos que escapavam ao entendimento humano.
Com o advento das religiões monoteístas, como o judaísmo, o cristianismo e a islamismo, a irracionalidade do mundo expandiu-se. Além disso, surgiu um campo fértil para a exploração da relação entre o divino e o humano. A teodiceia(2) é, por exemplo, como a irracionalidade levou as profundas reflexões teológicas a avançarem e regredirem, atualmente.
Ciência e Razão
Em contraposição à teodiceia e antiteodiceia, só a ciência, a razão e até mesmo a sociologia podem ajudar. Entretanto, nos anos recentes, com epidemia e outras atitudes dos humanos, a irracionalidade está dando uma goleada.
A ciência e a razão, embora apresentem uma evolução na compreensão moderna do mundo, não eliminaram a necessidade humana de transcendência. Pelo contrário, a própria expansão do conhecimento científico abriu espaço para novas perguntas sobre a natureza do universo. Entretanto, as redes sociais e a evolução tecnológica não querem saber de respostas sobre este tema. As pessoas e seus perfis preferem opiniões, mesmo de segunda mão(3), a debater qualquer assunto para evoluir racionalmente.
A física quântica, por exemplo, compreendeu conceitos que desafiam a lógica tradicional e em profusão irracional. Assim sendo, reforçou a busca por encorajar a pesquisa, além do empiricamente mensurável, mas com poucos seguidores.
Testemunhamos o ressurgimento de movimentos espirituais e religiosos que exploram a irracionalidade como uma força de transformação. O interesse crescente pela espiritualidade oriental, práticas meditativas e filosofias holísticas são, certamente, exemplos verificáveis. Contudo, esta busca por um sentido mais profundo em um mundo cada vez mais secular perde sentido nas redes sociais. Além disso, fenômenos paranormais, experiências de quase morte alimentam a crença em realidades além do conhecimento convencional.
Falar de buracos da minhoca e singularidade(4) chegam a nos transformar em lunáticos, diante das irracionalidades religiosas e espirituais.
Globalização
Antes da Internet, a mídia fazia seu papel de comunicação global, unidirecional, numa manipulação de massas real. Logo após a explosão das redes sociais, a ideia de que um idiota da aldeia ganhou o mundo, tornou-se real.
Em um mundo em conexão “24×7”, a irracionalidade não tem limites em uma cultura ou região específica. A globalização trouxe à tona uma diversidade de perspectivas, crenças, seitas e políticas manipuladoras. Desse modo, muitas narrativas são simulacros por responder coisas em um universo aparentemente caótico. A irracionalidade, portanto, se torna uma força unificadora, um fio condutor que conecta as várias tradições religiosas e espirituais. É, com toda a certeza, uma tentativa coletiva manipuladora de explicar aquilo que não conhecemos.
Em suma, a experiência da irracionalidade do mundo tem sido uma força motriz constante por trás da evolução religiosa ao longo dos últimos séculos. A busca por sentido diante do inexplicável impulsiona a criação de mitos, religiões e crenças complexas. Mesmo com os avanços científicos, persiste a necessidade humana de transcendência. Desse modo, leva-se multidões a sofrerem uma exploração contínua da relação entre o homem e o divino. A irracionalidade, longe de ser um obstáculo, é uma fonte inesgotável de inspiração e oportunidade para exploradores do mal.
Enfim, vamos continuar a ver a moldagem e enriquecimento da rica tapeçaria das crenças religiosas em todo o mundo.
Weber vive
Weber contextualizou com muita propriedade a ideia da irracionalidade no mundo, para além da frase-chave deste texto. E relacionou, com a política verdadeira e não esta que estamos vivenciando atualmente.
“O problema — a experiência da irracionalidade do mundo — tem sido a força motriz de toda a evolução religiosa. A doutrina indiana do carma, o dualismo persa, a doutrina do pecado original, a predestinação e o deus absconditus, tudo isso surgiu dessa experiência. Também os primeiros cristãos sabiam muito bem que o mundo é governado por demônios e que aquele que se entrega à política, isto é, ao poder e à força como meio, contrata com poderes diabólicos e por sua ação não é verdade que o bem possa seguir apenas do bem e do mal apenas do mal, mas muitas vezes o oposto é verdadeiro. Quem não consegue ver isso é, de fato, uma criança política.”
in “A política como vocação“; pág. 124.
Weber disse irracionalidade do mundo, creio que ele cometeu um erro crasso no uso da preposição, não é “do”, é “no” mundo. Nos perdemos !
(1) “Entre sem bater – Pietro Ubaldi – Proselitismo”
(2) “Teodiceia – Wikipedia”
(3) “Entre sem bater – Mark Twain – Segunda Mão”
(4) “Singularidade, Alienígenas e Minhocas”
Imagem: Entre sem bater – Max Weber – Irracionalidade no Mundo
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
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