Entre sem bater - Giordano Bruno - Espíritos Fracos

Entre sem bater – Giordano Bruno – Espíritos Fracos

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Giordano Bruno foi, com toda a certeza, um adversário da horda de “Espíritos Fracos“, mais de 400 anos atrás.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Giordano Bruno

Se cancelam e queimam pessoas por suas ideias, atualmente, nas redes sociais, Giordano Bruno, durou muito e foi um influencer de coragem. Os terraplanistas e crentes evangélicos queimariam ele em praça pública, do mesmo modo que a igreja católica fez com vários pensadores. Espíritos Fracos é, na realidade, uma paráfrase de trecho de “Vida e Ensinamentos de Giordano Bruno” (por Coulson Turnbull – 1913).

Giordano Bruno, nascido Filippo Bruno ( janeiro ou fevereiro de 1548 – 17 de fevereiro de 1600) foi um filósofo italiano, poeta, teórico cosmológico e ocultista hermético. Ele é conhecido por suas teorias cosmológicas, que se estenderam conceitualmente para incluir o então novo modelo copernicano. Ele propôs que as estrelas fossem sóis distantes cercados por seus próprios planetas ( Exoplanetas ) e levantou a possibilidade de que esses planetas pudessem promover vida própria, uma posição cosmológica conhecida como pluralismo cósmico. Ele também insistiu que o universo é infinito e não poderia ter um centro.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Espíritos Fracos

O contexto original das ideias de Giordano Bruno para nomear espíritos fracos, atualmente, encaixa-se na avalanche de mentiras e fake news. É de certa maneira, assustador como podemos obter, a partir de um pensamento, uma explicação tão clara sobre a manipulação de massas(1). Inquestionavelmente, as facilidades das tecnologias e redes sociais estão empobrecendo a capacidade das pessoas de pensar.

Nada era mais deplorável do que o hábito da crença cega, pois, de todas as outras coisas, impede a mente de reconhecer assuntos que são em si mesmos claros e abertos. Era prova de mesquinhez querer pensar com as massas ou a maioria, só porque a maioria é a maioria. A verdade não muda porque é, ou não, acreditada pela maioria das pessoas. No entanto, as pessoas não deveriam ser influenciadas pelo fervor do  meu discurso, mas pelo peso de seu argumento e pela majestade da verdade.”

in “Vida e ensinamentos de Giordano bruno”

Manipulação de Massas

Observa-se que a manipulação de massas tem muito a ver com religião e poder. Assim sendo, é compreensível que aqueles que não seguem a maioria, possam sofrer retaliações. Giordano Bruno foi um dos que alinhava-se com Galileo, que cometeu uma heresia(2), para não morrer na fogueira.

A Igreja Católica demorou séculos para admitir que cometeu abusos, e mandou para a morte quem estava do lado da verdade. Do mesmo modo, religiões como os neopentecostais no Brasil crescem por detrás da mentira e manipulação. Somente os espíritos fracos, ou mesquinhos como se referiu Turnbull, são capazes de seguir a manada, só porque é manda.

Certamente, a analogia com o gado tem toda razão de ser e nem isso os fracos de espírito conseguem entender. Surpreendentemente, os últimos acontecimentos e revelações da política no Brasil do ex-presidente, é mais do que uma prova cabal. E, como se não bastasse, as narrativas das redes sociais mudam ao sabor das verdades e provas que se apresentam, irrefutáveis.

A mesquinhez e manipulação mental dos que sofrem acusações, com provas, remetem aos tempos da Idade das Trevas, com os julgamentos da Igreja. Pastores de púlpito digital, dentro de seus castelos faraônicos, vão às redes sociais vociferar. Sem dúvida, eles acreditam que a palavra tem poder, especialmente para aqueles que se dizem preclaros mas não passam de tolos.

A verdade não será diferente e quando uma mentira está presente numa rede social ou conversa de boteco, ficar remendando só aumenta a mentira. A Internet e, especialmente as redes sociais, deram aos espíritos fracos a oportunidade de mostrar que a estupidez é infinita.

Vida de Gado

Brecht disse algo muito específico sobre a verdade(3) que aplica-se não apenas aos brasileiros nos dias atuais. Existem aqueles que conhecem a verdade e falam mentiras, são criminosos e pessoas perigosas. Por outro lado existem os ignorantes e estúpidos(4), com sua vidinha de gado, que acreditam somente no que dizem os que cometem crimes.

Vejamos, por exemplo, o caso que está na pauta da mídia de hoje e que suscita até o envolvimento de polícia investigativa internacional. As trapalhadas envolvendo o Exército Brasileiro, advogados, políticos e uma horda de criminosos. A narrativa é uma e 24 horas depois, com a revelação de provas irrefutáveis, mudam-se as estórias.

O caso é, sobretudo, uma questão de como manipular mentes e espíritos fracos, aqueles seguidores de seitas que não passam de massa de manobra.

“… Ê vida de gado, povo marcado, povo feliz…”

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber

O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam essa vida numa cela

inAdmirável Gado Novo” – Zé Ramalho

Orem a Deus

Algumas frases de Giordano Bruno fariam com que déspotas e pastores fossem à loucura.

  • Orem, e orem a Deus, queridos amigos, se vocês ainda não são burros – que ele os faça se tornarem burros.
  • Os tolos do mundo são aqueles que estabeleceram religiões, cerimônias, leis, fé, regras de vida.
  • O Intelecto universal é a parte íntima, mais real, peculiar e poderosa da alma do mundo.

Assim sendo, é possível entender como plausível a adoração destes crentes que dizem não acreditar em mitos, mas acreditam. De fato, quanto mais oram mais ficam burros. Com toda a certeza, são tolos o suficiente para crer que as religiões e regras da vida são etéreas, e propagam assim, cegamente.

Os fracos de espírito sucumbem intimamente e não são capazes de dar a verdadeira dimensão para suas competências íntimas.

Enfim, as pessoas preferem estar em redes sociais onde sentem-se confortáveis e que não existam ideias opostas e heresias. Desde a Inquisição, a Idade das Trevas e até mesmo em regimes tirânicos atuais, a mentira domina os fracos.

 

(1) “Hegel e a manipulação de massas

(2) “Entre sem bater – Galileo Galilei – Heresia

(3) “Entre sem bater – Bertolt Brecht – A Verdade

(4) “Entre sem bater – Bertrand Russell – Homens Ignorantes

 

Imagem: Entre sem bater – Giordano Bruno – Espíritos Fracos

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário