Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. É provável que Elon Musk tenha, efetivamente e realmente, “Links Neurais“, o cara não tem muitas coisas de um ser humano normal.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Elon Musk
Elon Musk é uma figura polêmica. Com toda a certeza, o dinheiro que possui, ou os direitos econômicos que adquiriu nos últimos 25 anos deram a ele esta prerrogativa. Ser polêmico é uma das formas de mostrar que o dinheiro, se não pode tudo, pode muito. Elon Musk atua em ramos de atividade humana(*) com muita diversidade, e a questão dos links neurais é uma das grandes polêmicas.
Elon Reeve Musk ( nascido em 28 de junho de 1971) é um empresário e investidor conhecido por seus papéis importantes na empresa espacial SpaceX e na empresa automotiva Tesla, Inc. Outros envolvimentos incluem a propriedade da X Corp. , anteriormente Twitter, e seu papel na fundação da The Boring Company, xAI, Neuralink e OpenAI. Ele é uma das pessoas mais ricas do mundo; a Forbes estima seu patrimônio líquido em US$ 221 bilhões (julho de 2024). Musk nasceu em Pretória , filho de Maye e Errol Musk. Cursou brevemente a Universidade de Pretória antes de imigrar para o Canadá aos 18 anos, adquirindo cidadania por meio de sua mãe canadense. Sua primeira startup foi adquirida pela Compaq por US$ 307 milhões em 1999. Desde então vive de investimentos com os ganhos que tem de negócios anteriores. Musk expressou opiniões que o tornaram uma figura polarizadora. Ele foi criticado por fazer declarações não científicas e enganosas, incluindo desinformação sobre a COVID-19, promover teorias da conspiração de direita e “endossar uma teoria antissemita” pela qual ele mais tarde se desculpou. Sua aquisição Twitter foi igualmente controversa, sendo marcada por demissões de um grande número de funcionários, um aumento no discurso de ódio, postagens de desinformação no site e mudanças na verificação do Twitter Blue.
Fonte: Wikipedia (inglês)
Links Neurais
A declaração de Musk (frase-tema) me chamou a atenção a princípio, mas como não vi grandes repercussões à época, deixei pra lá. A minha perspectiva é de que ele estava, mais uma vez, querendo causar, para alavancar um novo negócio. Contudo, após assistir a produção “Atlas” (Netflix 2024) percebi que as coisas não são tão simples.
Atlas
O filme tem a classificação de thriller de ação e ficção científica com a personagem Atlas Shepard (Jennifer Lopez). Na produção, a personagem é uma analista de dados que desconfia da inteligência artificial (IA). Curiosamente, ela herdou conhecimentos da mãe, que ajudou a implementar links neurais em humanos ou humanoides ficcionais.
Surpreendentemente, ela confia na IA e nos links neurais para salvar a humanidade de ameaças de destruição. Com toda a certeza, é uma ficção mas que contém uma relação assustadora com o mundo em que vivemos. E, como se não bastasse, as redes sociais estão com seus personagens reproduzindo sandices e achando que o mundo é o mesmo.
Em suma, até as produções ficcionais de Hollywood estão com alguns consultores que podem trabalhar nestas empresas de tecnologia.
Singularidade Tecnológica
Anteriormente, escrevi sobre singularidade tecnológica(1) e a receptividade da ideia ou linha de pensamento foi quase nula. Certamente, a maioria das pessoas que leu o título nem prosseguiu além da introdução. É claro que se fosse o Elon Musk que assinasse o texto até editorial no NYT e na Forbes haveria. Mas é assim a vida, nem todo mundo consegue atenção que deveria, e o dinheiro compra tudo, de verdade e virtual.
A ideia dos links neurais na produção “Atlas” e a frase de Elon Musk deveriam ter, da parte das pessoas, alguma conexão e reflexão. Neste mundo confuso em que as pessoas seguem qualquer mentira (fake news) e saem compartilhando, a citação de Musk é real.
Em outras palavras, acredito ou não que o próprio Musk está buscando a imortalidade e sapiência através de links neurais?
Futuro da Humanidade
Com toda a certeza, vivemos uma espécie de eugenia(3) que está sob o controle de alguém não muito divino.
Janela para o Futuro
“Atlas” nos oferece uma janela para um possível futuro, onde a fusão entre homem e máquina é não apenas possível, mas comum aos poderosos. A realidade, de “visionários” como Elon Musk e empresas inovadoras como a Neuralink, está rapidamente alcançando essa visão.
A frase de Musk sobre possuir um link neural em si mesmo não parece mais uma ideia distante. Desse modo, é uma possibilidade tangível e real, em um futuro próximo. À medida que a ficção se mistura com a realidade, deveríamos enfrentar as questões profundas e complexas com mais seriedade. Assim como os personagens de “Atlas”, estamos à beira de uma transformação monumental. A integração dos links neurais promete redefinir o que significa ser humano, ampliando nossas capacidades além dos limites naturais.
E, afinal, somos apenas seres submissos à manipulação mental(4) que Aldous Huxley preconizou?
“Amanhã tem mais …”
P. S.
(*) Musk, polêmico como sempre, tem dificuldades em aceitar a atividade humana como algo diferente da sua própria. Poderíamos afirmar, sem dúvida, que ele promove a eugenia através da tecnologia. As críticas ao autor deste texto ficariam melhor ajustáveis se fossem posteriores a muita reflexão sobre o tema.
(1) “Singularidade, Alienígenas e Minhocas“
(2) “Distopia Tupiniquim e o Admirável Mundo Novo“
(3) “Entre Sem Bater – Nietzsche – A Eugenia e a Moralidade”
(4) “Entre Sem Bater – Aldous Huxley – Manipulação Mental”
Imagem: Entre sem bater – Elon Musk – Os Links Neurais
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que se tornam erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas, mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.