Hackers no Controle - Netflix

Hackers no controle – aka Takeover

Latinoware 2022

A minha participação no Latinoware 2022 foi um choque de realidade. Depois de dois anos sem o encontro presencial, merecemos a oportunidade de falar sobre dois assuntos diferentes: “Pix, Moeda Digital” e “Sistemas Eleitorais“. A princípio fiquei com receio que “sistemas eleitorais” caísse na mesmice e estultice reinante nas redes sociais. Por outro lado, imaginei que a “Moeda Digital” (Real Digital) fosse atrair mais interessados. A experiência e retorno ao presencial foram ótimos. Entretanto, eu relutei em associar qualquer dos temas ao filme “Hackers no Controle” ( The Takeover )(1), deveria ter incluído.

Desse modo, como faço com filmes e séries(2) em que transporto enredos para nossa realidade Tupiniquim, resolvi publicar minha versão do filme.

Destaco que, como sempre faço, não escrevo spoilers como nas sinopses em português ou qualquer outro idioma. Por outro lado, forcei a barra para associar o que vejo de realidade no Brasil e estes enredos, inclusive os hollywoodianos.

Assim sendo, a pergunta que devemos fazer, ou deveríamos ao final de cada palestra, é: Quem está no controle?

Hackers no controle ?

O filme é a história de uma profissional de TI classificada como hacker. Uma mulher, não-branca, na Holanda, que tem qualificações como poucos. Desse modo, até para os padrões brasileiros, temos a quebra de alguns preceitos. A personagem principal se vê envolvida em uma série de problemas (motivo do filme) por causa das suas habilidades e conhecimento.

O enredo do thriller se desenvolve parecendo uma confusão e com coisas, aparentemente, sem nexo. Tudo que um filme de ação exige. E que, de fato, a maioria das pessoas gosta, mas não admite que possa estar ocorrendo logo ali, do outro lado da rua.

Surpreendentemente, algumas das cenas acontecem todos os dias, com personagens comuns, como no filme.

É provável que todos que lerem este texto, podem, em alguma medida, ter presenciado ou protagonizado situações semelhantes. Além de um hacker do gênero feminino, existe um outro hacker, de idade mais avançada, que é menosprezado na sua capacidade e experiência. É comum as pessoas pensarem que hackers são somente gente nova.

Desse modo, é possível, a partir das experiências vividas e observadas no Latinoware, ter a certeza de que “Hackers no controle” é realidade.

Os temas como violação de dados e privacidade, segurança da informação, espionagem e direitos do cidadão estão presentes. As relações internacionais entre países e corporações passam longe do imaginário das pessoas. Desse modo, trilhas específicas em seminários como o Latinoware seriam necessárias.

Inegavelmente, quando conversamos com alguma pessoa, do sexo feminino, negra, que atua com sociologia ou letras podemos estrar diante de uma hacker bem consciente. Enfim, não tem preço que pague a experiência presencial ante eventos à distância, que distanciam mentes e corações.

Latinoware

A experiência no Latinoware e o filme “Hackers no controle” confirma que vivemos num mundo em que é difícil diferenciar arte da realidade. O dilema “a vida imita a arte ou a arte imita a vida” é letra morta, ou ideia anacrônica. A distopia que percebemos no filme surgiu, com toda a certeza, de muitas passagens reais. Por outro lado, os críticos e fazedores de spoilers, ainda não entenderam a semelhança entre realidade e o mundo.

No Latinoware experimentamos de tudo:

  • Relações internacionais.
  • Hackerismo ético
  • Hacking
  • Show me the Code
  • Deep Fake
  • Ransomware
  • Deep Web
  • Carro Autônomo
  • Proteção ambiental
  • Hackerativismo
  • Etarismo
  • Misoginia

Em suma, tudo e um pouco (mais ou menos) que está presente no filme. Certamente, os puristas e críticos de arte terão seus olhos para detalhes que não se alinham com cenas de personagens hackers. Existem falhas no filme que qualquer profissional de TI usaria para criticar, uma vez que a temática atrairia muitos destes profissionais.

Esperamos que a 20a edição do Latinoware nos conecte, cada vez mais, com a realidade do mundo digital.

Nos vemos em 2023 !

 

P. S.

Do mesmo modo que recomendei alguns filmes nas apresentações que fiz, recomendo, fortemente, “Hackers no Controle”.

 

(1) Takeover pode ter tradução por: Assumir, Dominar, Tomar conta, Conquistar, Apoderar-se, Adquirir, Invadir. Dizia respeito a uma organização assumir o controle de outra. Entretanto, aplica-se à postura de alguém assumir o controle de processos e sistemas.

(2) “Distopia Tupiniquim e o admirável mundo novo

 

Imagem: Reprodução Internet 

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário