Graduação
Em primeiro lugar, minha graduação foi no curso de administração de empresas, depois de passar por engenharias e matemática. Embora tenha iniciado outros cursos (Engenharia Elétrica, Civil e Matemática), só consegui o diploma de administração tardiamente. Sem dúvida alguma, das disciplinas que mais me chamou a atenção, foi o Marketing.
Talvez o fato de que o professor(*) que tive ser um apaixonado pelo tema tenha sido importante. Entretanto, o mais importante e decisivo, para a minha paixão pelo marketing, surpreendentemente, foi a bibliografia baseada no professor Philip Kotler.
Philip Kotler
Nascido em Chicago, em 1931, de pais fugidos da Revolução Soviética, Philip Kotler foi classificado, em 2005, junto a Bill Gates, Peter Drucker e Jack Welch, um guru na área de negócios. São pessoas que podem errar, mas se escreverem e falarem sobre alguma coisa na administração e negócios, é melhor prestar atenção e entender. Estes caras pensam as coisas ao menos quarenta anos à frente dos mortais. E não são como Einstein, Tesla, Newton, Da Vinci e outros cientistas gênios. São apenas estudiosos, observadores e pensadores.
Da mesma forma, agradeço aos livros que li do gênio Kotler, muito embora alguns tenham me remetido a ações contrárias, especialmente com o advento do Marketing Digital.
Marketing
Marketing Tradicional
O Marketing tradicional, de ponta a ponta, aquele que começava com os “4 P´s” (Produto, Preço, Praça, Propaganda) morreu. Produtos e Serviços ampliaram suas concepções, produtos podem agregar serviços, e serviços podem se travestir de produtos. Tudo com o propósito de variar preço em função de elementos inimagináveis, algumas décadas atrás. Enfim, o que era “Praça” virou o planeta Terra e “Propaganda” passou a ter mídias completamente imprevisíveis.
Marketing Digital
Enfim, a partir dos conhecimentos adquiridos nas leituras e “cases” que acompanhei sobre marketing, iniciei em algumas faculdades a disciplina de marketing digital. Numa tentativa de romper o tradicionalismo do marketing ensinado nas escolas, com o meu conhecimento profissional na área de tecnologia e Internet.
Alguns princípios não foram bem compreendidos por alunos e até por outros professores. A maioria tratava e achava que marketing digital era (alguns profissionais ainda acham que é) o marketing tradicional aplicado às modernas tecnologias da Internet.
A princípio, pensava e penso de forma completamente diferente e tenho praticado muito nos espaços virtuais em que atuo. Os resultados comprovam as minhas teorias. Ultimamente, vejo que o conceito de “8 P´s” é bem aceito pela garotada, que não entende muito bem nem os “4 P´s”.
C´est la vie !
Alguns minutos
Neste momento, se fosse possível, queria poder usufruir de uma conversa com Kotler, uma vez que são poucas as mentes brilhantes nesta ciência.
Assim sendo, mesmo com idade avançada, seria gratificante conversar com ele sobre tudo o que viu e o que prevê para este mundo digital. Invejo quem tem a oportunidade de conversar com ele, sem aquele compromisso de plateia, de palestra, de conferência. Alguns minutos que poderiam se transformar em horas, mesmo que no imaginário.
Portanto, espero que Kotler esteja cercado de pessoas que pensam como eu tento ser. Trabalhamos para avançar com o seu pensamento, que é muito além do nosso tempo.
(*) Não me lembro do nome do professor (uma grande falha minha), quando lembrar, corrijo aqui no texto.
Imagem: Reprodução Internet
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.