Receitas e Despesas - Empreendedores Despreparados

Receitas e Despesas e os Empreendedores Despreparados

Empreendedores Despreparados

A ideia desta série de posts com este tema é apresentar “pílulas” de orientação que todo empreendedor deveria parar e pensar, antes de sair culpando os outros pelos seus problemas e dos seus empreendimentos. Receitas e Despesas são dois termos que podem parecer do domínio de todo empreendedor. Ledo engano, os caras não conseguem controlar receitas e despesas na vida pessoal e acham que podem fazer gestão do tema num empreendimento.

Continuando a série “a situação não tá fácil pra ninguém”, mais um tema importante e que é dos primeiros a ser negligenciado ou abandonado por empresários e empreendedores mal formados ou completamente despreparados.

Nesta edição, abordo a linha da análise de recitas e despesas daqueles empreendedores que se julgam administradores mas só na fartura. Acreditam que a estória da cigarra e formiga não pode ser aplicada no mundo real, pessoal e profissional.

Oportunidades

Nem sempre ser empreendedor é ir atrás de uma oportunidade e deixar a carteira de trabalho pra trás. Empreender com CNPJ dos outros é uma forma inteligente de começar a entender do mundo dos negócios. Imaginem um moto boy fichado numa empresa com benefícios direitos e deveres, sob regime da CLT. Se este profissional imagina que saindo da empresa e montando uma microempresa individual estará virando empreendedor do setor de logística é o primeiro passo para o fracasso. Empreender é pensar a avaliar os riscos e ameaças e pensar as oportunidades de se desligar como CLT e virar “autônomo” empreendedor.

Receitas e Despesas

Cada pessoa tem personalidade e caráter diferentes; entretanto, se a pessoa não tem perfil de gestor ou controlador; se possui perfil que exige monitoramento, deve pensar se terá facilidade empreendendo separadamente. Nem toda parceria e sociedade é perniciosa ou nociva e nem todo empreendimento individualista detêm a capacidade de gestão necessária ao negócio.

Ao tentar empreender a pessoa tem que dominar a noção de receitas e despesas com maestria, se tiver funcionários então, certamente  tarefa fica mais complexa. Além do empreendedor, famílias inteiras dependem do controle de receitas e despesas do empreendimento. Se o empreendedor ganha, pagas todas as despesas gerais, acessórias e complementares, obter R$1 por dia é lucro e não está lesando ninguém.

Acelerador e Freio

Cuidado com aceleradores e freios. Um negócio não deve ser conduzido com as ferramentas e mecanismos como se fosse um veículo. Não se acelera investimentos e despesas para não ter que frear bruscamente.

O crescimento, principalmente do pequeno e micro empreendimento, deve ser muito mais cuidadoso. A ideia de que grandes riscos é sinônimo de sucesso maior e mais rápido pode levar á decepção total.

Muita atenção em relação a consultores e experiências de outras pessoas. Assim como cada pessoa tem personalidade  e caráter diferentes, o mesmo ocorre com os empreendimentos. Cada caso é um caso. Fuja de pseudo empreendedores que só sabem colocar a responsabilidade pelo fracasso de seu negócio nos outros ou no governo.

Negligenciando Receitas e Despesas

Assim sendo, identificamos que o nível de despreparo do empreendedor brasileiro absurdamente grande. Por exemplo, uma seguradora patrocinou uma pesquisa entre empreendedores novatos para avaliar o risco de negócios novos com empreendedores neófitos. O Ibope identificou através da pesquisa, dentre outras situações, que 86% dos empreendedores que responderam à pesquisa admitiu que iniciou seu empreendimento sem ter conhecimento do próprio negócio. Como se não bastasse, aliado ao desconhecimento do assunto e das dificuldades inerentes ao negócio, ainda não conhecia nada de gestão de receitas e despesas de uma empresa.

Enfim, não seja mais um empreendedor despreparado que por entender que domina determinada atividade do ponto de vista operacional, pode abrir mão de uma consultoria do SEBRAE, um consultor independente ou consultoria que resulte até na parceria ou associação com algum investidor.

 

Imagem: Reprodução eCommerceBrasil 

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

 

 

Deixe um comentário