Anencefalia

Sobrevivendo com anencefalia

Falta de cérebro

Às vezes, temos que pegar um assunto sério para tratarmos de algo que as pessoas não prestam atenção. Neste caso, usarei a palavra anencefalia. no seu mais estreito significado.

Acima de tudo, parece complicado e é muito mais complicado do que imaginamos. Anencefalia é uma deformação verificada em bebês que  nascem sem cérebro e com problemas na formação craniana. Portanto, a lógica e racionalidade indica que não existiria vida sem cérebro. ainda mais em seres humanos.

Sobrevivendo com anencefalia

O cérebro é, sem dúvida, o componente do corpo humano mais misterioso de todos e, por outro lado, chamar artefatos tecnológicos produzidos pelo homem de cérebros eletrônicos é perturbador.

Por exemplo, o Dr. John Lorber (1915-1996), neurologista e professor na Universidade de Sheffield (UK), tinha uma teoria, fundamentada num caso real, em que era possível um ser humano não ter o cérebro detectável. Baseou sua hipótese num estudante que tinha hidrocefalia,  com o cérebro não detectável e QI superior a 120.

Contudo, David Bower, neurofisiologista da Universidade de Liverpool, indicou que o trabalho de Lorber não apontava que o cérebro era desnecessário, mas dava pistas de que a ciência ainda não consegue perceber que a disruptura pode mudar muitos conceitos.

Existe muita discussão sobre a continuidade de uma gestação de um feto com anencefalia. No Brasil, o STF ( Deus que me livre ! ) arvora-se no direito de julgar quanto tempo pode-se esperar para o feto falecer dentro do útero. Lógico que no útero de outrem.

Água Viva e Anencefalia

Mas nem tudo é drama, existem seres biológicos que vivem sem cérebro. Uma água viva, tecnicamente, possui anencefalia. Diz a lenda que a água viva e os crustáceos são imortais. Hidras, Rockfish, Tartarugas Blandingii, Planárias e Água Vivas são imortais. Embora possuam pouca ou quase nada de massa encefálica, resistem bravamente.

Esperança

Quanto tempo alguma coisa biológica pode sobreviver sem cérebro ?

Há controvérsias !

Uma coisa são os fetos anencéfalos ou gênios, que podem ser analisados sob a ótica de algo que nós seres humanos ainda não compreendemos. Outra coisa, completamente diferente, são os seres biológicos como a água viva e crustáceos. Em outras palavras, nem todo mundo com cérebro sabe usá-lo.

Mas o que pensar de bolsominions e outros seres adultos, no Brasil, que sobrevivem sem cérebro ( ou pelo menos não sabem como usá-lo ). Desse modo, temos uma enorme possibilidade de muitos sobreviverem com anencefalia.

Massa de Manobra

Recentemente, publiquei texto em que mostrava que existem pessoas que pensam que nutella é feito de leite de vacas marrons. Se este tipo de pessoa, que além disso, defende armas para todos, mamadeira de piroca etc. julga-se no direito de falar sobre fetos dos outros, imagina eles soltos em redes sociais.

Bons tempos em que, eventualmente,  a massa de manobra fingia que usava o cérebro.

Em síntese, ainda resta uma esperança para os portadores de anencefalia e esta deficiência não pode ser confundida com incapacidade de usar o cérebro.

 

Imagem: Reprodução Internet

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.