RIP Trabalho - QueMario?

RIP Trabalho – Três dias de luto oficial

Crimes e Luto

É necessário manter o luto pois estamos presenciando o maior ataque a direitos dos trabalhadores na história deste país. Venho escrevendo, há tempos, aqui no Blog e em algumas redes sociais, sobre estas mudanças na legislação, nas relações de trabalho. Além disso, falo sobre a precarização das condições de trabalho promovidas pela terceirização, além de outras artimanhas paridas pelos representantes do povo. Só posso dizer uma coisa simples: RIP Trabalho e luto oficial pelo ataque aos direitos dos trabalhadores.

Afinal, são crimes cometidos contra uma população e a classe trabalhadora que estão ficando impunes. Desse modo, sob a égide de uma  pretensa manutenção de estabilidade política, podemos dar um grande RIP trabalho. De um lado aplaudem impeachment da presidenta que usou dinheiro de aplicações financeiras para distribuir entre a população necessitada, chamando de pedaladas. Por outro lado, defendem e protegem o presidente golpista que usa dinheiro retirado da educação e saúde para anistiar apaniguados. Nossos eleitores ainda não entenderam que os benefícios para grandes empresas, como a remissão de tributos e impostos, será paga com o suor de cada trabalhador.

Terceirização = RIP Trabalho

Quando escrevi anteriormente sobre a precarização do trabalho e o avanço da terceirização alguns me acusaram de ser precipitado. Agora não tem volta, recrudesceu e os efeitos não demorarão, uma vez que as demissões começam a aparecer. Até órgãos do governo se apresentam como defensores da terceirização nas atividades principais. E tem concurseiro gastando fortunas para entrar nesta barca.

Em função das principais mudanças, não apenas estas mas tantas outras, que tratam de:

  1. Acordo coletivo com força de lei;
  2. Jornada de Trabalho;
  3. Intervalo para almoço;
  4. Férias;
  5. Feriados;
  6. Banco de Horas;
  7. Trabalho Intermitente;
  8. Gestantes;
  9. Imposto Sindical;
  10. Home Office;
  11. Terceirização, etc.

Com toda a certeza, as “reformas” são vistas em propagadas falaciosamente engendradas como “melhorias”, mas com perversidades e atrocidades inomináveis nas entrelinhas. Recuso-me a repetir alguns argumentos que vinha publicando e utilizando em minhas argumentações sobre precarização como, por exemplo, em “Dia do Trabalho“.

RIP Trabalho Amplo

Das mudanças relacionadas acima, destaquei Jornada de Trabalho, Banco de Horas, Trabalho Intermitente, Home Office e Terceirização, por várias razões. Dentre estas motivações, destaco que estas mudanças objetivam a diminuição de postos de trabalho, redução de obrigações trabalhistas e, surpreendentemente, enganação do trabalhador com o conceito de empreendedorismo e meritocracia.

Vou deixar para pensar nisto depois do luto oficial pela morte, não da CLT como querem alguns, mas da dignidade do trabalhador brasileiro conquistadas durante décadas com sangue e suor.

De fato, é triste ver num órgão de mídia de massa um texto real e que os trabalhadores nem tiveram interessa em ler, como indicado em “Aqui jaz a dignidade do trabalhador brasileiro“.

Em suma, vocês conseguiram acabar com tudo, o preço a ser pago vai ser muito alto e não vai demorar a chegar.

Por via das dúvidas, como pessoa física, ficarei três dias de luto oficial e silêncio não-obsequioso em homenagem ao RIP trabalho.

 

 

Charge: QueMario? ( Mario.Net )

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referenciam-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.