Cultura Nerd, Geek e afins
Nerd, Geek e outras palavras estrangeiras, cuja tradução não obtêm compreensão da maioria da população, pode, a princípio, causar muita confusão. A denominada cultura nerd, ou cultura geek, é específica de tribos (grupos de afinidade) que existem muito antes das redes sociais. De acordo com as “modernidades” e tecnologia, as gírias e termos destas tribos ganham o mundo e, em determinadas condições, passam a fazer parte do comportamento de sociedades mais abertas às diferenças.
Com toda a certeza, termos como Nerd, Geek, Hacker e tantos outros, são assimilados pela sociedade da forma como a mídia os divulga. Em suma, nossa sociedade está anos-luz atrás da capacidade com a qual os nerds, hackers, geek tratam os temas. Um geek estudioso de Anime é, por exemplo, um artista com capacidade de compreensão dos enredos. Certamente, um geek, hacker ou nerd desta arte do desenho animado pode interpretar determinado personagem e se transformar num cosplay, qualificado para explicar o mundo através destas HQ.
Surpreendentemente, estas pessoas adeptas e praticantes da cultura nerd ou geek são segregadas e, não raramente, ignoradas em suas opiniões.
Cultura Nerd
Atualmente, as tribos que representam a essência da cultura nerd estão ampliando seus espaços, é provável que a explosão das redes sociais seja o fator predominante.
Dia do Orgulho Nerd
25 de maio de 1977 foi a data da estreia do épico filme da série Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança. Com efeito, já escrevi sobre estes dias “comemorativos”, que só servem para mostrar o quão as pessoas são desprezadas nos outros 364 dias do ano. Da mesma forma que nas outras datas, a iniciativa do “Dia do Orgulho Nerd” ou “Dia do Orgulho Geek” foi alinhada com o direito das pessoas serem inteligentes, alguns pontos fora da curva para cima e expressar isso.
Assim sendo, a data de 25 de maio iniciou-se na Espanha, em meados da primeira década dos anos 2000, e espalhou-se pelo mundo.
Mundo das platitudes
Não tem sido fácil, certamente, ser um hacker, geek ou nerd, no mundo de gente que se rotula como “normal” mas não passa um Ípsilon ou Delta do “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley. Portanto, os perfis (personagens) que a patuleia representa nas redes sociais tem tanto conteúdo quanto um Delta mal formado. Em outras palavras, o desrespeito aos Nerds e assemelhados é cultural e sistêmico, por mais que eles tentem ensinar aos autômatos como o mundo funciona.
Admiro, sobremaneira, autores como Stan Lee (Marvel) e outros que produzem desenhos animados e ficção inteligentes como: Asterix, Smurfs, Minions e outros, com o propósito de mostrar o mundo através da arte dos quadrinhos.
Nas histórias dos personagens de Stan Lee, o mundo trata de coisas de forma diferente, uma vez que as pessoas fazem narrativas e interpretações até opostas.
Você não entendeu nada !
Rogério Shinobi é um brasileiro que mudou sua perspectiva de vida através da compreensão da cultura nerd, geek ou da contracultura a que ele estava submetido. Reproduzo a seguir, uma parte de texto em que ele, de maneira direta, com toda a certeza, apresenta uma visão objetiva de como as pessoas ainda não entenderam nada do mundo. Como se não bastasse a falta de entendimento do mundo, estes perfis de redes sociais não conhecem nem das histórias em quadrinhos.
HQ e polêmicas sobre Superman e outros heróis
X-Men é sobre direitos civis. Se você não percebeu isso, não entendeu X-Men.
Pantera Negra é sobre direitos civis. Se você não percebeu isso, não entendeu Pantera Negra.
Capitão América literalmente enfrentou nazistas e ele é a personificação da luta contra a extrema-direita. Se você não percebeu isso, não entendeu Capitão América.
O Império em Star Wars é fascista e a Aliança Rebelde é antifascista. Se você não percebeu isso, você não entendeu Star Wars.
O Justiceiro não foi feito para ser um modelo para a polícia ou Forças Armadas e seus roteiristas o fizeram falar claramente contra isso em suas revistas. Se você não percebeu isso, você não entendeu O Justiceiro.
Deadpool é QUEER, é pansexual, é fato. Se você não percebeu isso, não entendeu Deadpool.
Star Trek é sobre igualdade entre todos os gêneros, raças e sexualidades. Já em meados dos anos 60, a série adotava uma postura pró-escolha e defendendo o direito de escolha das mulheres. Um de seus temas mais claros é aceitar diferentes culturas e aparências e trabalhar juntos pela paz. (Também é anticapitalista e pró-vegana). Se você não percebeu isso, não entendeu Star Trek.
Superman e Supergirl (e vários outros super-heróis) são sobre imigrantes e a posição desses quadrinhos é pró-imigração e pró-igualdade e aceitação. Se você não percebeu isso, você não entendeu Superman ou Supergirl.
Preconceito
Racismo, Xenofobia, Homofobia, Misoginia e outros preconceitos têm tomado conta das redes sociais, geralmente são praticados como sempre foram, mas a repercussão tem sido maior.
Se de um lado temos as pessoas manifestando-se com mais liberdade em relação a sexo, religião, sociedade, Cultura Nerd, cultura pop, e suas escolhas. Por outro lado temos os fascistas, ou como Stan Lee indicou, os fanáticos não deixam os outros serem quem são, querem impor a religião deles, as crenças deles, os ídolos deles, custe o que custar, com “Deus acima de todos”.
Já escrevi aqui no Blog que virou um Fla-Flu(1) essa disputa insana por ter razão sem abrir mão de ser sectário, racista, preconceituoso. A legislação brasileira evoluiu no papel em alguns setores, em outros está sendo reduzida a menos Direitos Civis. Portanto, vivemos num mundo em que o desrespeito e a intolerância é grande, mas a imposição de uma minoria não pode vencer.
Shinobi acertou em cheio quando escreveu: ” A cultura nerd não se tornou de repente de esquerda… sempre foi sobre igualdade. Você foi ensinado a ser intolerante. Você se tornou o vilão nas histórias que costumava amar. ”
Enfim, se precisamos de Dia do Orgulho da prática da Cultura Nerd é porque ainda temos um longo caminho a percorrer. Os heróis das histórias em quadrinhos continuam os mesmos, você é que não entendeu nada e ainda está torcendo pelos vilões que te representam.
Sinto muito, estou do lado que está perdendo o “jogo”, mas do lado de quem pensa além e muito fora da caixinha.
(1) Fla-Flu desde as Tordesilhas
(*) Revisado e atualizado em outubro de 2021
Imagem: Reprodução Banshuutv
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.