Estatais
Este texto é uma homenagem a uma classe que vem sendo vilipendiada e pagando caro, especialmente durante esta maldita pandemia, o servidor público abnegado. Sim, existe, servidores públicos abnegados e que fizeram a opção de trabalhar no setor público da administração direta e indireta. Vou utilizar uma instituição bastante representativa para mim, e que deveria ser para todos os mineiros para estender a homenagem a muitas outras. Refiro-me à Funed, instituição centenária que atua nas soluções de saúde com especial envolvimento do SUS. Em outras palavras, uma instituição a serviço da saúde pública, que existe muito antes de muitos eleitores destes governantes rurais existirem.
Governantes
À princípio, devo me manter na questão de valorizar a Funed. entretanto, o quadro caótico da saúde pública no país tem que ter um apontamento do causa. Desse modo, afirmo que virou costume dos que assumem cargos públicos, e para os quais nunca foram qualificados, ignorarem o básico.
A política estadual do atual governo é um destes casos em pequenas e grandes ações, que revelam a mentalidade tacanha e mesquinha destes governantes. Como se não bastasse, quando se aliam a déspotas genocidas, que são piores do que eles na gestão dos cidadãos, ficam mais tóxicos.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi eleito com uma cara de “novo” mas com práticas antigas de um capiau de sucesso. Já vimos isto outras vezes, especialmente os eleitores e cidadãos de Belo Horizonte quando elegeram o ex-empresário Márcio Lacerda para prefeito. Estes eleitos fizeram e fazem malefícios à população na saúde pública que exigirá uma geração inteira de Centennials para entender o que está acontecendo.
O desprezo do governador para uma instituição como a Funed custará muito caro ao povo mineiro e nem vale a pena falar do quão desqualificado é o governador e seus vassalos, inclusive da mídia.
Funed
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) foi fundada em 1907. Desde então cuida de dar a todos, indistintamente, melhores condições de saúde. Ajuda o Estado a cumprir a parte constitucional indicada como responsabilidade pela saúde de todos. No caso desta instituição mineira, analogamente às instituições Butantan e Fiocruz, bastante expostas pela pandemia, produz muitas coisas similares. Dentre outras, produz vacina contra a Meningite C, sendo o único laboratório fornecedor do Ministério da Saúde.
Desse modo, é um absurdo que o governador Zema tenha se mostrado um ignorante em relação à Funed, mesmo após a declaração da OMS do estado de pandemia.
A recôndita estratégia de dilapidar todos os órgãos públicos de Minas Gerais, de vender até o patrimônio mineral numa privataria desenfreada e criminosa. Cemig, Copasa, Codemig têm sido os alvos e o governador relegou a Funed ao completo abandono.
Vacina contra COVID-19 e Funed
Assim sendo, o que era uma grande oportunidade para o país, para o estado e para Belo Horizonte, ter uma fábrica de vacina moderna, virou fumaça. Com toda a certeza, os pesquisadores mineiros e brasileiros tem condições de produzir a vacina contra COVID-19. Mesmo que não fosse interesse do governador nesta vacina específica, como outros governadores estão, de forma inteligente fazendo, haverá espaço para outros produtos devido ao foco na pandemia atual.
Perde-se uma grande oportunidade de gerar empregos, dominar tecnologia, avançar na proteção da saúde dos mineiros.
Parece-nos que as autoridades do Legislativo de Minas Gerais estão pari passu com os interesses corporativos e empresariais do governador. Não vejo nenhum movimento de destinação de verbas orçamentárias destinadas a instituições de saúde pública, em especial à Funed. É provável que eu esteja acompanhando pouco os trabalhos legislativos ou que a mídia que deveria estar fazendo isto esteja preocupada somente com verbas publicitárias.
Ver governantes se posicionando contra a vacinação, do alto de suas tribunas e púlpitos, é sinal do fim dos tempos, mas ver a população completamente abduzida desta realidade é trágico. Talvez, a política feita de pai para filho, onde os negócios familiares são mais importantes, tenha inebriado muita gente. Não conseguimos nem assimilar o conceito de IDIOTIA e vemos as pessoas recusarem vacina por ser chinesa ou russa ( Coronavac e Sputnik ).
Nesse ínterim, nossos representantes vão destruir a possibilidade de termos uma Uaivac, legítima, eficiente e produzida aqui na roça. Fazem acordo com a Vale pelo crime de Brumadinho, esquecem o crime de Mariana e o povo vítima da Samarco continua sofrendo. Estão levando nossos minérios e nossas almas.
Enfim, só com muito jacu de posse de Título de Eleitor para termos este quadro e não existir uma única voz a se levantar contra este crime lesa-pátria.
P. S. Os problemas da Funed estão expostos desde 2012 e seus processos de fabricação de ,medicamentos vem sendo destruídos pelos governos e colocado sob suspeição por Tribunais de Contas e órgãos de controle.
É VERDADE
Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.
![]()
Imagem: Reprodução FUNED
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.