Vacina Meningocócica C - Funed

FUNED e a Autoridade sem noção

Estatais

Este texto é uma homenagem a uma classe que vem sendo vilipendiada e pagando caro, especialmente durante esta maldita pandemia, o servidor público abnegado. Sim, existe, servidores públicos abnegados e que fizeram a opção de trabalhar no setor público da administração direta e indireta. Vou utilizar uma instituição bastante representativa para mim, e que deveria ser para todos os mineiros para estender a homenagem a muitas outras. Refiro-me à Funed, instituição centenária que atua nas soluções de saúde com especial envolvimento do SUS. Em outras palavras, uma instituição a serviço da saúde pública, que existe muito antes de muitos eleitores destes governantes rurais existirem.

Governantes

À princípio, devo me manter na questão de valorizar a Funed. entretanto, o quadro caótico da saúde pública no país tem que ter um apontamento do causa. Desse modo, afirmo que virou costume dos que assumem cargos públicos, e para os quais nunca foram qualificados, ignorarem o básico.

A política estadual do atual governo é um destes casos em pequenas e grandes ações, que revelam a mentalidade tacanha e mesquinha destes governantes. Como se não bastasse, quando se aliam a déspotas genocidas, que são piores do que eles na gestão dos cidadãos, ficam mais tóxicos.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi eleito com uma cara de “novo” mas com práticas antigas de um capiau de sucesso. Já vimos isto outras vezes, especialmente os eleitores e cidadãos de Belo Horizonte quando elegeram o ex-empresário Márcio Lacerda para prefeito. Estes eleitos fizeram e fazem malefícios à população na saúde pública que exigirá uma geração inteira de Centennials para entender o que está acontecendo.

O desprezo do governador para uma instituição como a Funed custará muito caro ao povo mineiro e nem vale a pena falar do quão desqualificado é o governador e seus vassalos, inclusive da mídia.

Funed

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) foi fundada em 1907. Desde então cuida de dar a todos, indistintamente, melhores condições de saúde. Ajuda o Estado a cumprir a parte constitucional indicada como responsabilidade pela saúde de todos. No caso desta instituição mineira, analogamente às instituições Butantan e Fiocruz, bastante expostas pela pandemia, produz muitas coisas similares. Dentre outras, produz vacina contra a Meningite C, sendo o único laboratório fornecedor do Ministério da Saúde.

Desse modo, é um absurdo que o governador Zema tenha se mostrado um ignorante em relação à Funed, mesmo após a declaração da OMS do estado de pandemia.

A recôndita estratégia de dilapidar todos os órgãos públicos de Minas Gerais, de vender até o patrimônio mineral numa privataria desenfreada e criminosa. Cemig, Copasa, Codemig têm sido os alvos e o governador relegou a Funed ao completo abandono.

Vacina contra COVID-19 e Funed

Assim sendo, o que era uma grande oportunidade para o país, para o estado e para Belo Horizonte, ter uma fábrica de vacina moderna, virou fumaça. Com toda a certeza, os pesquisadores mineiros e brasileiros tem condições de produzir a vacina contra COVID-19. Mesmo que não fosse interesse do governador nesta vacina específica, como outros governadores estão, de forma inteligente fazendo, haverá espaço para outros produtos devido ao foco na pandemia atual.

Perde-se uma grande oportunidade de gerar empregos, dominar tecnologia, avançar na proteção da saúde dos mineiros.

Parece-nos que as autoridades do Legislativo de Minas Gerais estão pari passu com os interesses corporativos e empresariais do governador. Não vejo nenhum movimento de destinação de verbas orçamentárias destinadas a instituições de saúde pública, em especial à Funed. É provável que eu esteja acompanhando pouco os trabalhos legislativos ou que a mídia que deveria estar fazendo isto esteja preocupada somente com verbas publicitárias.

Ver governantes se posicionando contra a vacinação, do alto de suas tribunas e púlpitos, é sinal do fim dos tempos, mas ver a população completamente abduzida desta realidade é trágico. Talvez, a política feita de pai para filho, onde os negócios familiares são mais importantes, tenha inebriado muita gente. Não conseguimos nem assimilar o conceito de IDIOTIA e vemos as pessoas recusarem vacina por ser chinesa ou russa ( Coronavac e Sputnik ).

Nesse ínterim, nossos representantes vão destruir a possibilidade de termos uma Uaivac, legítima, eficiente e produzida aqui na roça. Fazem acordo com a Vale pelo crime de Brumadinho, esquecem o crime de Mariana e o povo vítima da Samarco continua sofrendo. Estão levando nossos minérios e nossas almas.

Enfim, só com muito jacu de posse de Título de Eleitor para termos este quadro e não existir uma única voz a se levantar contra este crime lesa-pátria.

 

P. S. Os problemas da Funed estão expostos desde 2012 e seus processos de fabricação de ,medicamentos vem sendo destruídos pelos governos e colocado sob suspeição por Tribunais de Contas e órgãos de controle.

É VERDADE

Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.

 

Imagem: Reprodução FUNED

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

2 comments for “FUNED e a Autoridade sem noção

  1. Marilda Braz
    04/02/2021 at 13:59

    Excelente colocações . A mais pura verdade. Parabéns.

    • 05/02/2021 at 01:43

      Obrigado. Na realidade fico muito triste pelas constatações que venho fazendo serem consideradas verdades pois não têm sido boas para a coletividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.