I don´t agree
Tem sido muito difícil, em tempos de redes sociais complexas e Privacidade Hackeada, saber de qual lado estamos da força , do bem ou do mal. Contudo, todas as plataformas e redes sociais têm sido obrigadas a cumprir alguns dispositivos de informação para seus usuários. Certamente, todos que utilizam celulares já foram levados a clicar em um botão escrito CONCORDO ou NÃO CONCORDO (do inglês, I don´t agree ). E, com toda a certeza, 99, 997% das pessoas clica no ” concordo ” sem nem pestanejar.
Desse modo, com este tipo de comportamento promíscuo – analogamente, é como fazer sexo sem proteção e sem preliminares, aceitamos o imprevisível.
Comportamento Inseguro
Inegavelmente, o Whatsapp é a rede social que arrebatou, literalmente, a todos no planeta. Desde que foi criada, a rede mostrou facilidades e muitos ” benefícios ” que levou seus bilhões de usuários a clicarem no ” Eu concordo ” sem a menor preocupação. Em outras palavras, são raros os usuários de redes sociais que entendem o que estão fazendo e sequer se dão ao trabalho de ler as instruções dos equipamentos e regras dos programas ( chamados de apps ). Depois ficam reclamando de problemas, vitimização de golpes e fraudes e assuntos que alimentam a indústria da segurança da informação.
Assim sendo, na condição de profissional de segurança da informação, tentei por muito tempo alertar as pessoas de como usam e o que podem ou não fazer nas redes sociais e Internet. O fato do Whatsapp ser, muito provavelmente, a maior das redes sociais no Brasil, vejo-me na condição de dedicar este texto a mais uma tentativa de esclarecimento.
Compartilhe em 10 grupos
O Whatsapp cresceu e obteve até autorização da autoridade financeira do Brasil para transacionar com pagamentos. A farra do PIX agora tem companhia e a coisa vai piorar muito para a maioria das pessoas que utilizam essas plataformas.
Anteriormente, o Whatsapp passou a fazer parte do patrimônio de Mark Elliot Zuckerberg, junto a outras plataformas. O poder detido pelos produtos deste cidadão provoca ações e indenizações no mundo inteiro. É, com toda a certeza, um influenciador que comanda milhões de outros influenciadores que atuam sobre seguidores incautos.
As mudanças são inevitáveis e nem sempre são para beneficiar os usuários. Entretanto, as legislações como a GDPR na Europa e LGPD no Brasil ( ver ” Show me the Code – Ou a LGPD ´não pega` ” vem tentando controlar a invasão desenfreada da privacidade das pessoas. Mas o “lado negro” está sempre dois ou três passos à frente da proteção oferecida às pessoas.
E fica impossível deter ” fake news “, fraudes, golpes, divulgação de correntes e outras maldades de psicopatas que podem, com um clique, matar reputações e até tirar vidas.
Por exemplo, algum tempo atrás surgiu mensagem via Whatsapp sobre as novas regras que o Whatsapp está implementando. Muito FUD e pouca orientação. Na realidade, as pessoas, usuários, assim como aqueles que usam alguma droga alucinógena, são imediatistas e preferem o prazer imediato do que pensar.
A mensagem dizia ao seu final: ” Compartilhe, e escreva EU NÃO AUTORIZO, isto significa que seu telefone está protegido contra a nova regra do Whatsapp“.
Whatsapp, I don´t Agree
As mudanças anunciadas pelo Whatsapp e sua plataformas coligadas ( Facebook e Instagram ) especialmente nas questões de compartilhamento de dados privados, são preocupantes. Por outro lado, eles estão apresentando as mudanças como algo bom que vai ” aprimorar ” a experiência com as pessoas. #SQN
Declaro que, como da outra vez que o Whatsapp fez algumas mudanças, fiz uma opção simples e declarada: ” Telegram ou Whatsapp? Vou de Russo “. Com o propósito de manter-me conectado com a maioria das pessoas, tenho uma linha de telefone que utilizo estas redes virais e pouco confiáveis.
Neste momento, em relação às novas mudanças, declaro, mais uma vez que ” Whatsapp, i don´t agree “.
Whatsapp, au revoir
Muito se tem dito sobre o que acontecerá com os recursos que o Whatsapp oferece atualmente e com o vício das pessoas por esta plataforma.
Vai saber, né mesmo?
Surpreendentemente, em muitos lugares no mundo, a dúvida nem passa pela cabeça das pessoas e não seria diferente no Brasil. Existem inúmeras matérias e textos sérios afirmando que tudo continuará como antes e que a indústria de boatos contra o Zuck não vai vencer. Por outro lado, existem afirmações que anunciam ” Quem negar os novos termos do Whatsapp, não vai poder usar o app para quase nada “.
Em suma, só me resta alertar às pessoas que sejam mais cuidadosas com qualquer plataforma e rede social, a menos que não estejam preocupadas com a segurança das suas informações. Se bem que, pessoas que copiam e colam tudo que perfil falso divulga nas redes não deve nem entender o que é privacidade e proteção, ainda mais neste mundo maluco e pandêmico.
Digo para o Whatsapp, mais uma vez, au revoir e pode tirar todos os “benefícios” e serviços que eu uso. Vou continuar com a minha conta só para não perder contato com conhecidos e amigos. E, adicionalmente, não perder de vista o que os inimigos estultos estão fazendo.
Enfim, você decide o que quer fazer, só que depois não reclama e nem fica de mimimi, taoquei?
P. S. – Caso o leitor tenha demonstrado interesse neste texto, certamente, compartilhá-lo é uma boa prática e inteligente. Além de ajudar a proteger aqueles que vocês gostam.
É VERDADE
Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.
![]()
Imagem: Reprodução Business Telegraph
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.