Entre sem bater - Laozi - Palavras Verdadeiras

Entre sem bater – Laozi – Palavras Verdadeiras

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. “Palavras Verdadeiras” são inimigas das palavras agradáveis, desde que “Laozi” começou a deixar seus pensamentos para eternidade.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Laozi

Lao-Tze é daqueles personagens que ficamos em dúvida se realmente existiu. Analogamente ao emissário da palavra de Deus, Laozi deixou ensinamentos que podem ser de muita utilidade quando nos convém falar muito em poucas palavras. Desse modo, um de seus pensamentos (sobre palavras verdadeiras), encaixa-se, perfeitamente, no mundo das redes sociais.

Lao Zi ou Laozi ( também conhecido como Lao-Tzu e Lao-Tze, literalmente “Velho Mestre”) foi um filósofo e escritor da Antiga China. É conhecido por ser o autor do importante livro Tao Te Ching e por ser o fundador do Taoísmo filosófico. Considerado uma divindade no Taoísmo religioso e nas religiões tradicionais chinesas. Embora seja uma figura lendária, Lao Zi é geralmente situado por volta do século VI a.C. Pensa-se que foi coevo de Confúcio, mas alguns historiadores acreditam que ele viveu no Período do Estados Combatentes, algures nos séculos V e IV a.C. É uma personagem-chave na cultura chinesa: tanto os imperadores da dinastia Tang como as pessoas hodiernas do sobrenome Li ou Lee consideram-no o fundador da sua linhagem. O trabalho de Lao Zi tem seguidores em vários movimentos antiautoritários e pelo legalismo chinês.

Fonte: Wikipedia (Português).

Palavras Verdadeiras

A relação entre ser agradável e dizer verdade é um assunto complexo e tema de debate entre filósofos, psicólogos e pensadores ao longo da história. Desse modo, é desejável que a verdade seja agradável e que as palavras agradáveis sejam verdadeiras. Contudo, na maioria das vezes essa não é a realidade e forma e conteúdo tornam-se incompatíveis. Há várias razões pelas quais isso ocorre, e explorá-las nos ajudará a compreender melhor essa dinâmica entre palavras verdadeiras e agradáveis.

Forma e Conteúdo

Em primeiro lugar, devemos considerar que ser agradável tem ligação intrínseca com as nossas emoções e preferências pessoais. O que consideramos agradável está sujeito a uma série de influências. Assim sendo, experiências passadas, cultura, valores e até mesmo o nosso estado emocional atual diz respeito à forma. Portanto, uma palavra ou afirmação pode ser agradável para uma pessoa, mas não necessariamente será verdadeira.

Por outro lado, a verdade de qualquer conteúdo é objetiva e independente das nossas preferências pessoais e formas de comunicação. A verdade tem base e fundamento em fatos, evidências e na correspondência entre a afirmação e a realidade. Desta forma, nem sempre a verdade é agradável porque, muitas vezes, ela confronta nossas crenças, desafia nossas convicções ou revela aspectos desconfortáveis da realidade. Aceitar as palavras verdadeiras exige um esforço intelectual e emocional, o que nem sempre é uma experiência agradável.

Contexto das Redes Sociais

Além disso, o contexto das redes sociais atuais, e as dinâmicas de poder, desempenham um papel significativo das palavras verdadeiras. Em muitas situações, as pessoas podem sentir pressão para serem agradáveis, especialmente em interações sociais ou profissionais. Decerto, quando se pensa em evitar conflitos, preservar relacionamentos ou alcançar objetivos específicos, as palavras verdadeiras machucam. Desse modo, a utilização de palavras agradáveis que não necessariamente refletem a verdade, são uma saída.

Por exemplo, em um ambiente de trabalho, um funcionário pode sentir a necessidade de elogiar seu chefe, mesmo que não concorde com suas decisões. Desta forma, a fim de manter uma boa relação ou obter benefícios usa-se palavras agradáveis num átimo. Nesse caso, estas palavras têm utilidade para alcançar um objetivo pessoal, mas podem não ser sinceras e/ou verdadeiras.

Comunicação

Além disso, e de outras condições impostas pela sociedade em que vivemos, devemos considerar que a comunicação humana é imperfeita. Mesmo que uma pessoa tenha a intenção de ser sincera e verdadeira, a forma como ela se expressa pode falhar. Não raramente, ao tentar transmitir uma ideia uma pessoa pode ser mal interpretada pelo receptor da mensagem. Certamente um erro de comunicação leva a mal-entendidos. Desse modo, é possível criar a percepção de que palavras agradáveis são mais confiáveis do que palavras verdadeiras.

Também é importante destacar que, em muitos casos, as palavras agradáveis têm uso como forma de manipulação ou engano. Pessoas mal-intencionadas podem usar táticas de persuasão ou elogios falsos para obter vantagens pessoais ou prejudicar alguém.

É provável que, em muitos casos, palavras agradáveis não tenham relação com a verdade, mas sejam uma estratégia de manipulação.

Em suma, a relação entre as palavras verdadeiras e as palavras agradáveis é complexa e, quase sempre, impossível de estarem em alinhamento. O mais trágico é que mesmo que a intenção original de uma pessoa ao dizer palavras agradáveis seja enganar outrem, deve-se ser cuidadoso. E, como se não bastasse, falar palavras verdadeiras, não são nenhuma garantia de se apresentar como uma pessoa correta.

 

Imagem: Entre sem bater – Laozi – Palavras Verdadeiras

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário