Entre sem bater - Rita Lee - Ovelha Negra

Entre sem bater – Rita Lee – Ovelha Negra

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Usar a expressão “Ovelha Negra“, atualmente, poderia enquadrar Rita Lee como preconceituosa, logo ela.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Rita Lee Jones

Sem dúvida, a discografia de Rita Lee é impressionante e rica em todos os sentidos. Desde que, ainda adolescente, comecei a acompanhar o trabalho dela, alguma coisa me chamava a atenção. É provável que a música “Ovelha Negra” teve um destaque e maior atenção da minha parte. Tive vários discos de vinil dela, mas depois dos CDs e streaming, raramente ouvia alguma de suas músicas. Contudo, suas frases em entrevistas e nas letras das músicas são mais do que atuais e fica impossível escolher uma só para homenageá-la.

Rita Lee Jones de Carvalho OMC (São Paulo, 31 de dezembro de 1947 – São Paulo, 8 de maio de 2023). Foi uma cantora, compositoramulti-instrumentistaatrizescritora e ativista brasileira. É conhecida como a “Rainha do rock brasileiro“. Inquestionavelmente, Rita superou a marca de 55 milhões de discos vendidos. Assim sendo, é a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil. Foi considerada uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 1970. Ex-integrante do grupo Os Mutantes (1966–1972) e do Tutti Frutti (1973–1978), participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade.

Fonte: Wikipedia (Português)

Ovelha Negra

Eu tinha o último disco d´Os Mutantes e, naturalmente, adquiri o primeiro disco da banda Tutti-Frutti. Eu adquiri não apenas pela líder da banda que nascia, mas pelo que aqueles artistas diziam através de suas melodias. Escolher as palavras-chave para este texto foi difícil, especialmente pela riqueza do trabalho de Rita Lee.

Com toda a certeza, muitas homenagens estão acontecendo no Brasil para a “Rainha do rock brasileiro”. Contudo, fico surpreso quando vejo algumas declarações de pessoas que não gostavam da artista. Enfim, para mim e muitos brasileiros, Rita Lee nunca foi uma ovelha negra, ou melhor, somos todos “ovelhas negras

Frases de Rita Lee

Algumas frases são marcantes e muito simbólicas pois são simples mas com uma significação enorme para quem viveu cada momento.

Frases:

  • Roqueiro brasileiro sempre teve cara de bandido“.
  • No ano 2020 eu vou ter o quê? 72, 73 anos. Vai ser tudo igual, tudo, tudo igual.
  • Desconfio de revivals, parece um bando de velhinhos espertos tentando descolar grana para pagar seus geriatras.
  • Havia muitas reclamações por eu ser mulher, descendente de estrangeiros, por ter olhos azuis, por ser roqueira, me tratavam como um inimigo !
  • Eu não poria a mão no fogo por mim.
  • Os fãs, esses sinceros, empunharão capas dos meus discos e entoarão ‘Ovelha Negra´.
  • Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa.

Letras de músicas

Deixo as frases de músicas de fora da relação, pois as músicas da compositora devem merecer uma audição especial. Por exemplo, na música “Ovelha Negra”, a frase, isoladamente, não basta. Sendo assim, tem que ter melodia e letra acompanhando com as ideias dos tempos do lançamento.

E assim vamos vivendo uma vida sossegada, para nos encontrarmos com a Rita Lee “amanhã”, ou depois de um longo tempo de nos encontrarmos.

Ovelha Negra

Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra e água fresca
Meu Deus, quanto tempo eu passei
Sem saber

Foi quando meu pai me disse
Filha, você é a ovelha negra da família
Agora é hora de você assumir e sumir

Baby, baby
Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar

Baby, baby
Não vale a pena esperar, oh não
Tire isso da cabeça
E ponha o resto no lugar

Rita Lee, assim como Pelé, Elis Regina e outros brasileiros que nos deixaram, cada um na sua especialização, são únicos. As músicas, livros, filmes e outras atividades que ela exerceu, com toda a certeza corroboram a ideia de única.

Vai ser ovelha negra, Rita Lee ! Fecha o pano !

 

Imagem: Entre sem Bater – Rita Lee– Ovelha Negra

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário