Entre sem bater - Coringa - Desvio de Caráter

Entre sem bater – Coringa – Desvio de Caráter

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. O personagem Coringa tem um “Desvio de Caráter” pleno, como muitos, entretanto o Coringa sabe disso, a maioria das pessoas não sabe.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

O Coringa

O personagem Coringa estará presente aqui neste espaço por vários motivos. Com toda a certeza, o desvio de caráter de um personagem fictício é um motivo importante. É através destes personagens que, inquestionavelmente, podemos dizer algumas coisas, que muitas pessoas não entenderiam. Desse modo, é particularmente interessante, falar algumas coisas pelas palavras e frases de outros, inclusive personagens de ficção.

Coringa é um supervilão que aparece nas histórias em quadrinhos americanas publicadas pela DC Comics. O personagem foi criado por Bill Finger , Bob Kane e Jerry Robinson. Apareceu pela primeira vez na edição de estreia da história em quadrinhos Batman em 25 de abril de 1940. Contudo, o crédito pela criação do Coringa possui uma contestação. Kane e Robinson assumiram a responsabilidade pelo design do Coringa, reconhecendo a contribuição de Finger na escrita. Embora o Coringa, originalmente, devesse morrer durante sua aparição inicial, ele foi poupado pela intervenção editorial. Desse modo, foi possível ao personagem perdurar como o arqui-inimigo do super-herói Batman.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Desvio de Caráter

Escrevi, anteriormente, sobre a epidemia de desvio de caráter(1) (ou personalidade) que assola o planeta. Com toda a certeza, o avanço das redes sociais tem relevante influência.

Não importa qual das acepções(2) ou sinônimos que as pessoas usam para esconder o desvio de caráter ou personalidade. Quando o coringa utiliza a frase em epígrafe, o faz representando um psicopata, de humor sádico e cruel. Desse modo, é mais do que pertinente a utilização que faço da acepção de caráter para a classificação de traços psicológicos e morais.

A frase completa do Coringa deve merecer destaque, especialmente na conclusão e resposta à pergunta.

“Não sou mau.

Tenho apenas um desvio de caráter, que prejudica as outras pessoas.

Bem todo mundo tem um defeito não?

O meu é esse, e se eu fosse você, tomaria muito cuidado.”

Firmeza moral

Atualmente, é impossível falar ou dizer qualquer coisa que seja uma ameaça aos ditadores das redes sociais. Estes ditadores não respeitam a opinião alheia e como se não bastasse, ainda formam aprendizes piores do que os mestres. É como se cada fã do personagem Coringa tivesse salvo conduto para reproduzir suas trapaças e maldades.

Como assim o Coringa diz que “não sou mau“?

Que espécie de pessoa usa da falácia de apontar o seu dedinho sujo com um “todo mundo tem um defeito?

Com toda a certeza, a resposta é não. Seu coringa, todos temos defeitos, nem todos temos desvios de caráter e somos maus. Desta forma, existem muitas pessoas que têm defeitos, mas cujos defeitos prejudicam somente a elas próprias. Algumas mentirinhas só enganam a própria pessoa, mas crescem e prejudicam muitos outros.

Infelizmente, parece que o desvio de caráter reuniu vários defeitos e uma simples frase de um personagem explica a falência da nossa sociedade.

Em outras palavras, devemos ficar atentos, pois não somente personagens são portadores de algum desvio de caráter. Você pode dormir ou viver com alguém que vive negando uma passagem da Bíblia ( Mateus 7:5 ) com a Bíblia nas mãos. Infelizmente, tenho, acima de tudo, uma percepção que todo e qualquer desvio de caráter tem um viés hereditário, em muitos casos.

 

(1) “A epidemia do desvio de personalidade

(2) “Significado de caráter

 

Imagem: Entre sem Bater – Coringa– Desvio de Caráter

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário