Entre sem bater - Tennessee Williams - A Traição

Entre sem bater – Tennessee Williams – A Traição

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Traição é um termo difícil de graduar e contextualizar, por isso, a desconfiança resolve tudo, como disse Tennessee Williams.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente. Uma adaptação textual, com redução, pode ter publicação em sites e outros blogs, como o “Recanto das Letras“.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Tennessee Williams

Tennessee Williams, assim como a maioria dos escritores estadunidenses, contou com uma grande indústria de comunicação para mostrar seu trabalho. Com toda a certeza, a sua linha de construção da obra, tem nos seus compatriotas compreensão e cumplicidade. Assim sendo, embora não pareça, a frase-chave deste texto é um tipo de humor, com traição e desconfiança.

Thomas Lanier Williams III (26 de março de 1911 – 25 de fevereiro de 1983), conhecido pelo pseudônimo Tennessee Williams, foi um dramaturgo e roteirista americano. Junto com os contemporâneos Eugene O’Neill e Arthur Miller, é considerado um dos três principais dramaturgos do drama americano do século XX. Aos 33 anos, após anos de obscuridade, Williams de repente tornou-se famoso com o sucesso de The Glass Menagerie (1944) na cidade de Nova York. Ele introduziu o “teatro plástico” nesta peça e isso refletia de perto sua própria origem familiar infeliz. Grande parte da obra mais aclamada de Williams teve adaptação para o cinema. Ele também escreveu contos, poesias, ensaios e um volume de memórias. Em 1979, quatro anos antes de sua morte, Williams foi incluído no American Theatre Hall of Fame.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

A Traição

Raramente é fácil pegarmos uma frase e escrever um texto num contexto de humor. As frases ou esquetes de humorismo exigem ajuste no áudio e na imagem, o que é impossível num texto-crônica como este. Assim sendo, será compreensível se muitos leitores entenderem que a frase é séria e que merece uma reflexão. Se bem que, desde a elevação de contadores de piada caseiros à condição de comediantes, tudo é possível.

Desconfie Sempre

Você recebeu traição de alguém que confiou demais?

Se a resposta for sim, você sabe como é doloroso e decepcionante.

Se a resposta for não, você é um sortudo ou um iludido.

A verdade é que todos nós estamos sujeitos a uma traição a qualquer momento, por qualquer pessoa, em qualquer situação. Por isso, devemos sempre desconfiar uns dos outros. É, inquestionavelmente, a nossa única defesa contra a traição.

A questão aqui é simples, parafraseando a propaganda de lançamento do carro álcool, no Brasil: Você ainda saberá o que é traição.

Este é o problema dos textos, se o leitor não se lembra da propaganda, só vai rir para agradar o comediante ou o escritor.

A Arte

Mas como desconfiar de tudo e de todos, sem parecer um paranoico ou um maluco? Não é fácil, mas é possível, basta seguir algumas dicas simples e práticas, que eu vou compartilhar com vocês agora. Se você já experimentou alguma destas condições, não ria, alguém pode estar olhando para você e, sem dúvida, o tratará como louco.

Entretanto, posso garantir que não são loucos nem paranoicos aqueles que caem na real e desconfiam de tudo e de todos. Somos (os que desconfiam sempre) artistas, desconfiar e evitar traições é uma arte.

Podemos segmentar a desconfiança e a traição (ela vai ocorrer, eu garanto !) em quatro setores da sociedade(*).

Família

Sempre é bom começar a desconstruir os castelinhos de areia com quem está mais próximo, por isso, desconfie de todos na sua família.

Eles até podem parecer que te amam, mas na verdade podem estar te usando para conseguir dinheiro, herança, favores ou atenção. Não conte nada sobre a sua vida pessoal, profissional ou financeira para eles. Eles usarão essas informações para te prejudicar ou te chantagear. E quanto mais próximo, maior é o perigo.

Por isso, políticos arrumam sempre muito dinheiro para as ex-esposas. Já observaram como as “ex” ficam caladinhas sobre o passado? Se eles te convidarem para um almoço de domingo, recuse educadamente ou hipocritamente. Eles podem, na melhor das hipóteses, querer que você financie, ou podem estar planejando um envenenamento ou sequestro.

É neste ambiente que temos a mais natural ingratidão(1), que é pouco, ante vermos as expectativas caírem por terra.

Amigos

O cara que inventou esta palavra precisava se explicar, mas não é pior aquele que cria do “Dia do Amigo(2) ou coisas semelhantes.

Desconfie dos seus amigos de qualquer época, se aparecerem do nada, pedindo dinheiro, não vão pagar. Amigo de verdade é aquele que te vê numa briga e chega distribuindo voadora, do restante, desconfie. É provável que eles te apoiem, sob determinadas circunstância, isso não é amizade, é interesse. A realidade é que, na maioria dos casos, eles te invejam e te sabotam, deveriam sempre criticar reservadamente.

Do mesmo modo que com a família, não compartilhe nada sobre os seus sonhos, projetos ou conquistas. No caso de amigos não tão próximos, pode ficar pior pois eles roubarão seus sonhos e ideias. Atualmente, esses amigos da onça usam informações que você passou para te desmotivar ou te copiar. Se eles te chamarem para uma festa, uma viagem ou um cinema, decline até saber os reais interesses. Por outro lado, seja como o Barão de Itararé, “… diga-me com quem vais e eu direi se vou …”. Eles podem estar querendo te humilhar, te roubar ou te trair, o que seria evitável, se você desconfiasse sempre.

Colegas de Trabalho

Eis aqui uma categoria que devemos sempre desconfiar. Costumo fazer uma brincadeira sobre esta ideia de confiar em colegas de trabalho. Aprendi num curso de integração profissional quando um dos instrutores propôs uma daquelas atividades em grupo chatas PKCT.

Desconfie sempre de seus colegas de trabalho, as 24 horas por dia. A questão é simples, você daria seu paraquedas para um colega de trabalho dobrar, e vice-versa? Se a resposta é sim, você confia nele (demais) e ele confia em você, mas podemos ter dois mentirosos hipócritas.

Em suma, a relação de desconfiança com colegas de trabalho deve ser eterna. Você certamente entrou numa empresa para ser profissional e trabalhar, e não para fazer clubinhos. Ficar com sorrisos democráticos para tudo e todos é um péssimo hábito e, certamente, meio caminho para a traição. Ah! e tem aqueles “casos” ou até mesmo casar com colegas de trabalho não é profissional.

A princípio, a relação com todos os colegas de trabalho deve ser, exclusivamente, de respeito profissional. Contudo, a competição que muitos chefes incentivam é a mais completa traição de confiança. A verdade é que a maioria quer competir ou explorar a competência do colega. O primeiro sinal de traição vem com um aumento de salário ou perguntas como “quanto você ganha?”.

A partir daí, você será alvo da pior inveja(3) e, surpreendentemente, até cristão de Bíblia na mão, pratica este pecado nas empresas.

Até para mostrar suas qualidades profissionais você tem que se proteger com a desconfiança. Não revele nada sobre as suas habilidades, ideias ou opiniões com eles. Eles usam, sem dúvida, esses elementos para te superar, te sobrecarregar ou te difamar. Se eles te propuserem uma parceria, um projeto ou uma promoção, rejeite, é uma cilada. Querem te enganar, te prejudicar ou te substituir.

Parceiros íntimos

Em primeiro lugar, temos que ser sinceros, esse negócio de amor pra lá e pra cá é exceção, #taoquei? É provável que nas relações íntimas possa existir aquela conjunção de astros que muitos sonham. Entretanto, nas relações entre duas pessoas (agora pode ser até mais de três) desconfie sempre, a traição é a única coisa certa.

Parceiros íntimos, amorosos, com ou sem atração física cegos de paixão, é pré-requisito básico para a traição. E olha que nem ousamos entrar em algumas definições etéreas de traição e, jamais, ouse ouvir o outro lado(4).

No caso dos relacionamentos íntimos, até parece ser desejo legítimo, mas na verdade podem estar te traindo, manipulando e iludindo. Desta forma, jamais entregue de bandeja os seus sentimentos, desejos ou expectativas com eles. Com toda a certeza, tem coisas que um dos lados jamais esquece e, quando menos se espera, catapimba ! Você toma na cara algo que você confessou na maior sinceridade.

O inimigo pode e vai usar de suas revelações para te magoar, te controlar ou te decepcionar. Se eles te pedirem um beijo, um abraço ou um compromisso, negue até a morte. Eles podem estar buscando te infectar, sufocar ou até mesmo abandonar, com este tipo de teste. Este tipo de desconfiança na relação íntima deve ser antes, durante e depois, e é a traição mais difícil de curar.

Siga em frente

Enfim, como vimos, seja família, amigos, colegas de trabalho ou até a sua cara-metade, não tem solução, é desconfiar desconfiando. A única solução para não cair numa traição, ou doer menos.

Seguindo essas dicas, certamente, você vai conseguir desconfiar de tudo e de todos, em todas as situações, e evitar a traição.

Você pode até, eventualmente, se sentir sozinho, triste e com alguma espécie de amargor, mas pelo menos vai estar seguro. Afinal, é como diz o ditado: “Antes só do que mal acompanhado” ou melhor: “Antes só, do que confiar e ser vítima de traíras”.

Contudo, lembre-se: isso foi apenas uma brincadeira, algumas amigas me enviarão uma mensagem antes de ler até esta linha. Na verdade, cada leitor pode, e deve até desconfiar de mim, pois me encaixo em alguma das categorias acima.

Trair e coçar é só começar, “Amanhã tem mais …“.

P. S.

(*) Grupos de plataformas, aplicativos e conversas instantâneas, não são uma espécie de “sociedade” normal, #taoquei? E outra coisa, não misturem a palavra traição com política, certamente, isso não existe em política com “P” minúsculo.

 

(1) “Entre sem bater – Vivaldo Coaracy – Natural Ingratidão

(2) “Dia do Amigo: Celebrando a essência da amizade

(3) “Pecados Digitais – A Inveja

(4) Entre sem bater – Eurípedes – O Outro Lado

 

Imagem: Entre sem Bater – Tennessee Williams – A Traição 

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário