Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” (← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória”). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Susan Piver, na condição de uma espiritualista budista, não usou, certamente, sua frase sobre “Confiança” de maneira estoica.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente. Uma adaptação textual, com redução, pode ter publicação em sites e outros blogs, como o “Recanto das Letras“.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Susan Piver
Certamente, Susan Piver é uma vencedora e a confiança que ele demonstra em suas aulas e textos é admirável. Entretanto, esta é a parte da confiança que arrebata todos que acreditam em frases feitas positivas. Confiança e arrogância são temas difíceis de tratar pois as pessoas, como Susan, exaltam uma e escondem outra. Por exemplo, é quase impossível saber onde e quando nasceu a Susan, mesmo com a exposição extrema de seu trabalho. Será que ela não tem tanta confiança assim ou só passou a ter uma vida após conhecer uma filosofia como o Budismo?
Susan Piver é uma escritora e professora de meditação estadunidense. Estudante de budismo desde 1995, escreve livros baseados em ensinamentos e ideias budistas. Ela ensina meditação desde 2005. Suas publicações entraram nas listas dos mais vendidos do New York Times e Amazon. Seu último livro é As Quatro Nobres Verdades do Amor: Sabedoria Budista para Relacionamentos Modernos. Em 2011 ela lançou o Open Heart Project, uma comunidade online de mindfulness com cerca de 20.000 membros.
Fonte: Wikipedia (inglês)
Confiança
Atualmente, as redes sociais e atividades a partir do mundo digital estão comandando mentes e corações. Até bem pouco tempo atrás, eu e milhões de pessoas nunca saberíamos quem é Susan Piver. Sem querer usar a influenciadora budista como “judas” para ser malhada, aproprio-me da frase dela para expor meu pensamento.
Inquestionavelmente, as redes sociais enaltecem celebridades e subcelebridades, e vêm financiando a vida deles. Uma pessoa como a Susan vende milhões de livros e recebe milhões de dólares para falar o que as pessoas querem ouvir. Recentemente, publiquei um texto sobre astrologia que, de certa maneira, poderia provocar polêmicas. Contudo, algumas reações que percebi tiveram um entendimento contrário.
Desse modo, a questão em debate é a forma, e não o conteúdo, e como ela transparece que a confiança de alguém pareça arrogância.
Arrogância
A questão é simples.
As redes sociais transformaram um monte de idiota da aldeia(*) em sabichões de grupo de Whatsapp e Twitter. Como se não bastasse, estes personagens não possuindo conteúdo algum, cuidam de atacar as pessoas que querem mostrar algum conteúdo. O que era para ser uma troca de conhecimento, transformou-se em polarização de opinião. De um lado os que apresentam opinião de segunda mão e de outro aqueles que opinam com alguma fundamentação.
E eis que, surpreendentemente, fake news e opiniões estúpidas se transformam em “fato”, só porque quem tem confiança parece arrogante. As redes sociais não possuem nenhum filtro e qualquer pessoa que não tiver cuidado com a forma, coloca o conteúdo a perder. Eventualmente, todos caem na cilada dos paralogismos que os estultos praticam, e ficar sem responder aparenta dar a vitória que eles almejam.
Algumas palavras e termos, que não pertencem ao cabedal de estultos e aldeões, são como uma afronta ou revelam falta de gentileza. Que me desculpe a Susan mas é impossível, atualmente, se passar por ridículo, sendo inteligente e ser gentil. Por outro lado, ser autêntico e não ter medo de constrangimentos, especialmente de gente sem qualificação, é um sacrifício contínuo.
Quando escrevi sobre Húbris(1) recebi alguns comentários que provocaram até a alteração do texto, certamente para ser mais incisivo. Ao utilizar expressões que exigem reflexão, como por exemplo ultracrepidário(2), #IMNSHO, provocamos a ira dos estultos.
Por isso, afirmo sem medo de errar, a nossa sociedade digital está no caminho da ignorância e não tem autoconfiança que mude o quadro.
Frases Positivas
Para não dizerem que não falei das flores e não sou gentil, reproduzo, a seguir, algumas frases sobre confiança. Apropriem-se de cada uma delas e levem para todos os ambientes que vocês debatem ou emitem opinião. Tentem ser ridiculamente luminosos, inteligentes e gentis, mostre quem você é, sem constrangimentos. Depois voltem aqui (retórica) e reflitam sobre o que vocês estão fazendo com aqueles que só querem transmitir opinião com conhecimento.
Frases
Dez frases sobre a confiança em si mesmo
- A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso. (Ralph Emerson)
- Assim que você confiar em si mesmo, você saberá como viver. (Goethe)
- Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo. Quem acredita sempre alcança. (Renato Russo)
- Seja forte, seja confiante em si mesmo, tenha pensamento positivo, dias melhores virão, se não for hoje ou amanhã, será depois. (Paula Andrade)
- Quando você tem mais confiança em si mesmo, você é automaticamente mais tolerante. Você tem condição de meditar de se pôr no seu devido lugar sem precisar lutar, e isso assusta os valentões. (Hélio Grace)
- Você não precisa que ninguém acredite em você, confie em si mesmo e vá à luta! Poucos querem ver o teu sucesso e muitos o teu fracasso! (Diogo Mayer)
- Só tem a capacidade de ousar aquele profissional que confia em si mesmo. (Guilherme Machado)
- Tudo é uma questão de concentração e de confiar em si mesmo e é daí que surge também o equilíbrio não só físico, como espiritual e mental. (Yasmine Camargo)
- Não se preocupe com o que os outros dizem ou pensam ao seu respeito, confie em si mesmo e serás vitorioso. (Mário P. Gomes)
- Dica rápida, a primeira pessoa em que você deve confiar é em si mesmo. Tem gente por aí rasgando confiança igual rasga papel higiênico. (Thiago Saraiva)
Em suma, se tomarmos a maioria das propostas nas frases que apresentei (são milhões delas), chegamos à conclusão que só a nossa opinião importa. Desse modo, temos paradoxos que as redes sociais, definitivamente, não estão aí para resolver e as frases acima não servem ao debate.
Go ahead!
A frase da Susan Piver foi, sem dúvida, somente um gancho para contrapor como forma e conteúdo estão perdendo sentido nas redes sociais. A maioria dos espaços privilegia a divulgação de memes, fake news e outras bobagens, do que o debate, a princípio sério. É assustador, em muitos grupos que participo, quando se coloca algo para debate e a polarização surge do nada. Quanto mais ignorantes temos em cada espaço virtual, pior fica o ambiente. E não adianta ser gentil e, como se não bastasse, podemos até sofrer ataques se formos politicamente corretos.
Sigo com a minha autoconfiança inabalável, com minhas qualidades e defeitos. Com toda a certeza, estes atributos emanam uma aura de segurança e autocontrole que atrai e intriga e a ira dos outros. Essa confiança genuína não é um exterior imponente, mas também de um pouco de conhecimento para compartilhar.
Enfim, acredito que a frase da Susan é bem interessante, pois possibilita abrir muitos debates, inclusive sobre a linha que delimita confiança e arrogância. Entretanto, o que parece ser uma pauta com alguma civilidade, dependendo dos interlocutores, será uma ofensa grave.
É impressionante como apenas um #IMHO incomoda, a conferir …
“Amanhã tem mais …”
P. S.
(*) A expressão vem do pensamento de Umberto Eco e não é de minha autoria, só faço a contextualização e constatação da realidade. Adicionalmente, tenho preconceito e ojeriza de expressões e comportamentos como mindfulness como solução para a vida real.
(1) “Húbris – Insolência e Arrogância“
(2) “Entre Sem Bater – Apeles de Kos – Ultracrepidário“
Imagem: Entre sem bater – Susan Piver – Confiança e Arrogância
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que se tornam erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas, mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.