Não foi acidente
O crime de Mariana, cometido pela Samarco, e suas controladoras BHP e Vale superou os 5 anos e espera-se que as indenizações prossigam até 2030, segundo a Renova. Desse modo, é triste anunciar que a mineradora voltou a operar, é o Samarco again, para alegria de muitos serviçais do capital.
Desde que comecei esta “trilha” ( NÃO FOI ACIDENTE – O Crime do Século ) em 26 de fevereiro de 2016 a minha indignação não para de crescer. Queria, principalmente, manter viva a ideia de que não foi acidente e a impunidade criminosa não podia vencer pela omissão, esquecimento e diversionismo que reinam no país. Escrevi ao menos um texto, todos os meses desde o dia 3 abril, sobre o tema e o crime contra pessoas e o meio ambiente. Conforme fui avançando, percebi que as pessoas esqueceram-se, menosprezaram e, de certa forma, negligenciei e não publiquei a maioria.
Desse modo adotei o dia 5 de cada mês como referência e foram publicados trinta e sete; como se não bastasse, tenho mais de uma centena que posso publicar em meia hora de revisão. Dentre os publicados, quase a metade já foi revisada sob diversos aspectos ( a maioria por questões de edição do texto ) mas um deles merece destaque. Sofri processo ( ainda estou sendo processado ) de uma agência de fotografia que quer me cobrar valores que eu nunca pagaria por uma foto por melhor que fosse de Mariana e do crime cometido pela Vale, Samarco e BHP.
Samarco Again
Num texto publicado no site da BHP ( ” Samarco restarts its operations ” ), como pouca repercussão na mídia Tupiniquim, a empresa anuncia o que denominei Samarco Again.
Numa livre tradução, iniciam assim:
“Mais de cinco anos após o rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, a Samarco retomou suas operações com um nível de produção reduzido. Com a produção de pelotas de minério de ferro no Complexo de Ubu, no Espírito Santo, no dia 23 de dezembro de 2020, a Samarco cumpriu seu compromisso com uma operação mais segura e sustentável.”
Samarco e Renova again
Como se não bastasse, o jogo de empurra coloca mais terror para os atingidos que estão em casas alugadas e sofrendo adicionalmente com a pandemia. A Fundação Renova repassa pouco e a passos de tartaruga para recuperação da infraestrutura de saúde e educação. Comemora-se o acordo da Vale para o crime de Brumadinho e as farpas entre governo e Fundação são lançadas de parte a parte.
Enquanto o governador Zema comemora seu acordo sobre Brumadinho e critica a atuação da Renova, a direção da Renova retruca como “ os dois governos, do Espírito Santo e Minas Gerais, são parte da reparação ”.
Em outras palavras, eles estão juntos e misturando e ficam posando de bons samaritanos.
Infelizmente, a expressão Samarco again é a cara de nosso país onde uma grande e poderosa organização é responsável por um crime e volta a operar, como se nada tivesse acontecido.
P. S. Excepcionalmente, este texto saiu no dia 6 e não dia 5 como acontece com a Série “Não foi Acidente”
É VERDADE
Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.
![]()
Imagem: Samarco – Anchieta (ES) – Reprodução Notícias de Mineração
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.