Entre sem bater _ Allan Kardec - Superioridade Intelectual

Entre sem bater – Allan Kardec – Superioridade Intelectual

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. A “Superioridade Intelectual” nem sempre vem com superioridade moral, Allan Kardec esqueceu do vice-versa.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Allan Kardec

A princípio, as frases de Allan Kardec são longas e devem ter um contexto mais amplo. Entretanto, sua crença e ações dizem muito mais do que frases.

Allan Kardec é o pseudônimo do educador, tradutor e autor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail. Nasceu em 3 de outubro de 1804 e faleceu em 31 de março de 1869). É autor dos cinco livros conhecidos como Codificação Espírita e fundador do Espiritismo.

Superioridade Intelectual

Certamente, a frase da imagem deste texto é mais longa. Contudo, aplica-se muito bem a contextos da atualidade. No parágrafo inicial escrevi que Allan Kardec deveria colocar um vice-versa para a abordagem da superioridade intelectual.

Assim sendo, vou discorrer sobre fatos atuais, envolvendo o ex-presidente da república, Jair Bolsonaro. De acordo com as prisões de assessores do ex-presidente, e o que a mídia publica dos depoimentos, surgem muitas dúvidas.

Como é possível alguém com uma pretensa superioridade intelectual ( Mauro Cid ) se submeter a alguém com baixa qualificação moral e intelectual?

Mauro Cid é filho de militar, fez carreira e dizem que era o tipo de militar “fita azul” em tudo. Algum mérito deve ter, não que este mérito seja uma superioridade moral. Portanto, a mídia deveria começar a pensar qual o tipo de abdução que estes pastores e o ex-presidente exercem sobre estas pessoas.

Os jornalistas e repórteres, de todos os canais da mídia tradicional, brigam por “dar um furo”, mas mal sabem ler as linhas. Desta forma, pedir para que leiam nas entrelinhas é complexo e um sacrifício.

Superioridade Moral

Surpreendentemente, ainda vemos nas redes sociais e canais de influencers, cogitando a hipótese de alguma superioridade do ex-presidente. Sem bem que, aqueles que ainda defendem o sujeito sem qualificação devem ser piores do que ele, cognitivamente.

Allan Kardec, quando cita a superioridade intelectual e superioridade moral de alguém que consegue pensar, não imaginava seguidores pentecostais. Com toda a certeza, o criador do Espiritismo, conhecia a história da religião católica e até mesmo as ideias de Martinho Lutero.

Mesmo que algumas pessoas possam ter superioridade intelectual acima das demais, não é sobre todos os assuntos. Portanto, é muito estranho que alguém, como estes militares próximos ao ex-presidente, tenha tamanha desqualificação moral. Desta forma, ao ver alguns trechos de depoimentos e de mensagens instantâneas, não é crível a hipótese de que seja “superior” em algo.

Em suma, se o Brasil fosse um país de espírito republicano e o Poder Judiciário fosse sério estaríamos em melhor situação. Tim Maia disse que “…não pode dar certo…“, e se fosse vivo, atualmente, incorporaria alguns adjetivos à sua frase. Ficarei aguardando alguma novidade no sentido de milhões de brasileiros saírem deste estupor.

O idiota manco

A frase de Allan Kardec fala do idiota manco no cérebro, e é lapidar.

A superioridade intelectual nem sempre é acompanhada por um grau igual de superioridade moral, e os maiores gênios podem ter muito a expiar. Por isso, muitas vezes têm de passar por uma existência inferior àquela que tinham anteriormente, o que lhes é causa de sofrimento, sendo os impedimentos à manifestação de suas faculdades assim impostos a um espírito como correntes que estorvam os movimentos de um homem vigoroso. Pode-se dizer que o idiota é manco no cérebro, assim como o manco é manco nas pernas, e o cego, nos olhos.

Enfim, acredito que temos um monte de idiotas mancos no cérebro, e sem qualificação moral; foram 4 anos de terror e absurdos.

 

Imagem: Entre sem Bater – Allan Kardec – Superioridade Intelectual

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário