Entre sem bater - David Bowie - Envelhecer

Entre sem bater – David Bowie – Envelhecer

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. David Bowie não morreu de velhice, mas, certamente, teve a experiência do que significa “Envelhecer“.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

David Bowie

Existem alguns chavões e preconceitos cuja superação é diferente para todos os seres humanos. Por exemplo, a confusão entre envelhecimento, amadurecimento e evolução etária. A questão é tão grave que o etarismo(1) aos mais idosos promove uma espécie de descarte de experiências. David Bowie teve a certeza de que envelhecer não é, simplesmente, ter mais idade do que os outros.

David Robert Jones (8 de janeiro de 1947 – 10 de janeiro de 2016), era conhecido profissionalmente como David Bowie. Foi um cantor, compositor e ator inglês. Uma das figuras mais icônicas da música e da cultura pop, é considerado um dos músicos mais influentes do século XX. Bowie foi aclamado pela crítica e músicos, principalmente por seu trabalho inovador durante a década de 1970. Sua carreira foi marcada pela reinvenção e apresentação visual, e sua música e encenação tiveram um impacto significativo na música popular.

Fonte: Wikipedia

Envelhecer

O processo de envelhecimento provoca apreensão e medo, pelas “regras” de nossa sociedade contemporânea.

David Bowie, ofereceu uma perspectiva peculiar sobre essa fase da vida que tem a minha compreensão. Suas palavras provocantes e profundas revelam uma visão de envelhecimento como uma oportunidade de autodescoberta e realização.

Nossa sociedade tecnológica muitas vezes associa a juventude a ideias de beleza, vitalidade e energia. Portanto, este culto à juventude leva a uma busca insana pela aparência física de um jovem. Desse modo, o desejo de evitar os sinais inevitáveis ​​do envelhecimento superam a ideia de envelhecer com a cabeça boa.

Por outro lado, Bowie sugere que essa mentalidade cria um estereótipo negativo da velhice. Este estereótipo, certamente, não reflete a complexidade e a riqueza dessa fase da vida. Ao ansiar pela juventude perdida, nos prendemos ao passado, vivendo em um mundo de insensatez(2).  Se buscarmos o passado teremos um mundo que não existe mais, em uma memória que não pode ser revivida.

Surpreendentemente, Bowie nos convida a abraçar o processo de envelhecimento como uma oportunidade de se tornar a pessoa que deveríamos ser.

Maturidade

Assim sendo, à medida que envelhecemos, ganhamos experiência, sabedoria e uma perspectiva mais profunda sobre a vida. Ao longo dos anos, acumulamos conhecimento e vivências que moldam nossa visão de mundo. Contudo, muitas vezes nos limitamos por expectativas externas, pelo medo de julgamentos ou pela pressão social. Atualmente, todas estas pressões estão presentes nas redes sociais, de forma avassaladora e cruel.

Envelhecer, sem dúvida, nos permite nos libertar dessas amarras e nos tornar mais autênticos, expressando quem realmente somos. Entretanto, estas liberdades têm uma compreensão difusa e complexa, e o etarismo aparece neste momento, de várias formas.

A ideia de sermos o que não fomos implica em abraçar nossas verdadeiras paixões, interesses e desejos, independentemente das expectativas alheias. Desse modo, é necessário nos desvencilhar das máscaras que usamos ao longo dos anos e descobrir nossa verdadeira essência.

É provável que, na maioria dos casos, esse processo de autodescoberta e autenticidade seja libertador e gratificante. À medida que nos permitimos ser verdadeiramente nós mesmos, podemos encontrar uma firmeza de propósitos. O envelhecer nos dá a oportunidade de abraçar nossos talentos e habilidades únicas e de perseguir nossos sonhos.

Desafios

No entanto, essa jornada não é isenta de tropeços, barreiras e preconceitos, e superá-los é um desafio constante. Envelhecer, como se não bastasse, traz consigo questões complexas e que dificultam tudo. Por exemplo, os cuidados com a saúde, a perda de entes queridos e a reflexão sobre o tempo que nos resta, merecem muita análise. Portanto, envelhecendo é que enfrentamos esses desafios, com força e resiliência.

Bowie ressalta o quão extraordinário é este processo, pois nos tornamos mais autênticos e completos. Entretanto, este amadurecimento tem um desafio adicional, não parecer aquilo que a sociedade determina para quem envelhece. Nossa sociedade rotula as pessoas que adquirem conhecimento e maturidade de modo cruel e competitivo.

A frase de David Bowie serve de convite para que as pessoas repensem suas perspectivas, todos estamos envelhecendo, cada um ao seu tempo. Em vez de temer a passagem do tempo, temos a oportunidade de crescimento e autorrealização.

Dicas

Não é necessário ser alguma espécie de coach ou charlatão de púlpito para apresentar algumas sugestões a todos que envelhecem.

  • Manter-se com atividades físicas que beneficiam a saúde física e mental.
  • Tentar dietas saudáveis, sem exageros, como forma de prevenir doenças e melhorar a sua energia física e mental.
  • Manter em conexão com o mundo moderno, evitar o isolamento social diminui o risco de depressão e outras doenças.
  • Tentar manter atitudes positivas, sem máscaras e hipocrisia, certamente ajuda na maioria das relações e processos.
  • Separar fatos de opiniões e distinguir as ideias, das coisas e das pessoas, alinhando realidade e visões diferentes.

O processo de envelhecimento é uma jornada única e, inquestionavelmente, não há uma maneira certa ou errada de envelhecer.

Envelhecimento

Enfim, o envelhecimento é um processo natural que todos nós experimentamos desde que nascemos até morrermos. A maioria das pessoas não se dá conta que somente os momentos são diferentes e todos estão na linha do envelhecer.

Desse modo, acredito que envelhecer é uma oportunidade para crescer e aprender. É uma oportunidade para nos tornarmos mais sábios e mais compassivos. Em cada momento, podemos deixar de lado nossos medos e preconceitos e nos tornarmos aquilo que sempre desejamos.

Em última análise, Bowie deixou um lembrete poderoso de que a vida é uma jornada contínua de descoberta e transformação. Não importa em que estágio e a cronologia de cada um, sempre temos a oportunidade de nos reinventar e ressignificar. Portanto, abrace o processo de envelhecimento com gratidão e curiosidade, pois a chance é única e depende somente de você.

E se você, afinal, está se sentindo ansioso com o processo de envelhecimento, encorajo-o a mudar sua perspectiva. Em vez de ver o envelhecimento como um declínio, veja-o como uma oportunidade para crescer e aprender. Todo o conhecimento que você acumulou terá extrema utilidade para outras pessoas, mesmo que sejam poucas. E afirmo que vale a pena ouvir ou ler de alguém uma palavra de incentivo ou apenas um simples “CURTI“.

Em suma, todos os humanos estão num processo de envelhecimento. Desse modo, a aprendizagem diuturna e as experiências é que determinam o amadurecimento. Assim sendo, independente da idade cronológica. estou quase chegando na idade que David Bowie morreu, e envelhecer é ótimo.

 

(1) “O etarismo nosso de cada dia

(2) “Entre sem bater – Lya Luft – Insensatez

 

Imagem: Entre sem bater – David Bowie – Envelhecer

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário