Crowdfunding
Apoio projetos desta natureza há muito tempo. Ainda não tive coragem de criar o meu. E tenho a alegria de apoiar projetos que são bem-sucedidos. Ainda estou “invicto”. Um dos projetos que apoiei foi o denominado Serenata de Amor. Decerto o nome de bombom é esquisito. Entretanto, deve ter a história justificada, como os nomes de operações das polícias. Com toda a certeza, depois de um ano ou mais, muitos resultados positivos e recompensas.
Crowdfunding é um nome moderninho que surgiu para aquela situação em que é necessário muitas pessoas ajudarem outras a fazerem algo de forma coletiva e que beneficie a coletividade. O nome mais apropriado é financiamento coletivo. Como algumas pessoas têm ojeriza das palavras coletivo, colaboração, cooperação, cunharam o termo crowdfunding.
Serenata de Amor
A operação Serenata de Amor montou uma estrutura para que notas fiscais e comprovantes utilizadas e reembolsadas através da chamada “verba indenizatória” (oficialmente denominada Cota para Exercício da Atividade Parlamentar) sejam acompanhadas por um robô ( algoritmo de Machine Learning ) que cruza dados das despesas com diversos bancos de dados e busca desvios, anomalias e possíveis casos de corrupção.
É emocionante e pedagógico.
Pega na Mentira
Enfim, este tipo de algoritmo pega desvios dessas verbas de maneira detalhista e precisa. Desse modo, pode ficar, muitas vezes, sem ser visível nas páginas que não respeitam a Lei de Transparência.
- Alguns dos exemplos que a Operação Serenata de Amor tem desmascarado:
- Parlamentar aluga casa superfaturada do próprio genro;
- Aluguel de imóveis como fachada para executar propaganda eleitoral para o partido;
- Aluguéis de veículos quando não existe necessidade de carro ou presença do parlamentar na cidade;
- Almoço ou Jantar em restaurantes onde o valor ou a data é injustificável;
- Bebida alcoólica comprada para o parlamentar em exercício da função.
Rosie
Rosie é um robô ( para quem lembra do desenho “Os Jetsons” em desenho animado, nem precisa explicar) que verifica as despesas e faz perguntas, muitas perguntas. Contudo, Rosie está aprendendo como gastam, com o que gastam, para que gastam dos deputados que pedem reembolso. A lógica da Rosie é de que, eles ganham tão bem, tem verbas até para contratar alguém para lamber selos de correspondência e ainda pedem reembolso?
Em suma, a Rosie está impossível. Certamente, vai desmascarar muito fanfarrão e gastador do dinheiro alheio. É provável que continue evoluindo, aprendendo e nos mostrando quem são os mais de 300 picaretas que tomaram de assalto o país.
Charge: Bruno
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.