Voz do Brasil - Adaptação

Voz do Brasil – Em Brasília, dez é nove horas

Horário de Verão

Em primeiro lugar, o título deste texto é uma ironia ao horário de verão e está relacionada com a frase inicial do programa radiofônico conhecido como “A Voz do Brasil“. Explicando o chiste, o narrador do programa iniciava dizendo o horário de Brasília (19 horas) em que as radiodifusoras comerciais eram obrigadas a retransmitir o programa. Assim sendo, no horário de verão era possível fazer a brincadeira pelos relógios adiantados em uma hora.

Sou apaixonado por rádio e quando pequeno escutava a Voz do Brasil sem entender nada, esperando o programa musical que vinha após na minha rádio preferida. Sou radialista com registro no antigo Ministério do Trabalho e ouvia, eventualmente, o programa, por dever de ofício. Trabalhei numa rádio com Ondas Médias ( OM ou AM ) e Ondas Curtas ( OC ) que chegavam a  terras longínquas e atendia muitos ouvintes.

Desse modo fico pensando como algumas mudanças no programa, tão chato para uns e a única comunicação para muitos, tem servido a interesses tão díspares.

Voz do Brasil Flexível

É o programa de rádio mais antigo do país e do Hemisfério Sul ainda em

transmissão. Foi criado em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas,

com o nome Programa Nacional. Em 1938, passou a ter transmissão

obrigatória com horário fixo das 19 às 20h, e seu nome mudou para A

Hora do Brasil. Em 1971, adotou o nome A Voz do Brasil, que mantém até hoje.

Fonte: Wikipedia

Por outro lado, brincadeiras à parte, o programa serve a diversos interesses políticos, eleitorais e outros igualmente escusos. E as emissoras  de rádio, todas beneficiárias de concessões públicas e ligadas a grupos políticos e econômicos, fazem questão de ser contra este programa.

A luta destas emissoras pelo fim da Voz do Brasil é antiga e, recentemente, conseguiram uma grande vitória que foi a flexibilização de horários de transmissão. Desse modo, a brincadeira perdeu sentido e a frase de abertura foi substituída.

Certamente, os donos de emissoras de rádio e a entidade corporativa que atua fortemente no Congresso (AMIRT) não ficarão satisfeitos com esta ” colher de chá ” que o governo golpista perpetrou.

Voz do Brasil Raiz

Infelizmente, rádios livres de programas como a Voz do Brasil e de donatários das capitanias da radiodifusão e comunicação não ficam satisfeitos com pouco. Como descrevi, anteriormente, em “Das opiniões, dos fatos e da verdade“, a mídia passa por uma crise de identidade e está ameaçada, não tem volta.

Em suma, a ameaça das rádios via web está assustando os magnatas da comunicação e as entidades governamentais estão à serviço deles.

 

Em Brasília, Dez é Nove

Como disse anteriormente, sou apaixonado por rádio e radialista com registro profissional. Assim sendo, sinto-me na obrigação de comemorar o ato do STF que torna obrigatório o retorno da Voz do Brasil ao horário “nobre” das 19 horas, em Brasília.  Destarte, não teremos mais o retorno do Horário de Verão, mas teremos a possibilidade de fazer o trocadilho original, em Brasília, dez é nove horas.

Ela voltou, não acabaram com a Voz do Brasil, ainda que políticos e donos de radiodifusoras, ABERT, AMIRT e assemelhadas querem o seu fim.

 

(*) Revisado e atualizado em novembro de 2020

 

Imagem: Adaptação Internet

 

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.