Diversionismo e Aporofobia - Reprodução BOL

Diversionismo em Velocidade 5

Diversionismo Ideológico

Em primeiro lugar, faz-se necessário esclarecer o contexto e o significado da palavra Diversionismo a que estamos propondo aplicar neste texto. Diversionismo, em explicações de dicionário, aplica-se a ambientes políticos como reuniões, plenários ou debates com mediadores. Diz respeito à artimanha de falar de outro assunto para evitar entrar na discussão do tema principal, uma canalhice que políticos sabem como funciona.

Por outro lado, o cidadão de rede social, neófito e desavisado, não imagina nem que estas artimanhas são usadas, há muito tempo, para a manipulação de massas. Por exemplo, um presidente de time de futebol perde uma decisão ou o time vai mal e ele esconde atrás da prática do diversionismo, anunciando um novo estádio ou uma contratação “de peso”.

Enfim, o diversionismo ideológico, aquele praticado pelos políticos que faziam uma coisa e discursavam sobre outra, foi apropriado até pela mídia que manipula através de enganações.

Diversionismo Real

Alguns dias atrás, publiquei um texto sobre um tipo de diversionismo. Em ” BBB 2021 – Não aprendemos Nada ” descrevia o comportamento dos brasileiros, durante uma grave crise política, sanitária e de vários outros setores. Desde que publiquei o texto indicado, os fatos expostos na mídia e a reação da população, inclusive nas redes sociais, têm sido a prova cabal de que o poço não tem fundo.

Com toda a certeza, praticar o diversionismo é um orexígeno para facínoras, genocidas e seus seguidores.

Como se não bastasse, os poucos que se colocam a pensar e praticar algo para mostrar o quão perverso para as pessoas e a população do país, é pouco. De acordo com as mensagens e links que recebo de alguns relacionamentos de redes sociais, só piora. Entramos numa espiral descendente que não tem volta.

Fim do Mundo

Desde quando escrevi que o mundo acabou, algumas pessoas manifestaram-se como se eu estivesse zombando. De fato, dizer que o mundo acabou refere-se a um conceito das pessoas variável. Cada pessoa vê alguma coisa que pode significar o “fim do mundo”, portanto, esta expressão é excessivamente relativa.

Por outro lado, o que acontece como prática de diversionismo, dependendo destas mesmas pessoas, é algo natural. Nossa sociedade faliu e, miseravelmente, a aporofobia, assim como a xenofobia, racismo, misoginia e outros tantos estão no “comando”. Contudo, se pode ficar pior, ficará muito pior, basta ver que os mais atingidos nestas atrocidades são aqueles que propagam mentiras e as defendem nas redes sociais.

Ao mesmo tempo que recebo de uma conexão de rede social, todos os dias, mensagens exaltando o amor e o Deus dele, o mesmo perfil envia panfletos em defesa de armas. Diria o apresentador de programa de TV: – Pode isso, Arnaldo ? Não pode, mas está acontecendo e muita gente vê como “natural”.

96 horas

Na últimas 96 horas, se tanto, vemos nos noticiários do mundo-cão algumas coisas como:

  • Ministério da Saúde envia doses de vacina em quantidades erradas para Amazonas e Amapá;
  • Presidente da República entrega proposta de privatização dos Correios e da Eletrobrás;
  • Filho do Presidente acusado de fomentar “Rachadinha” tem documentação anulada pela Justiça;
  • Deputados votam crimes de Flordelis e Daniel Silveira com parceiro de Silveira na relatoria;
  • Deputados votam ampliação da imunidade parlamentar deles próprios;
  • Grande carga de cocaína em avião fretado por empresários de jogadores de futebol;
  • Integrantes do Judiciário envolvidos com práticas pouco republicanas de desvio de finalidade;
  • Mais uma refinaria da Petrobrás é vendida pela metade do valor de avaliação de mercado;
  • Entidade responsável por reparar danos criminais comete crimes contra a população.

Vemos tragédia atrás de tragédia e o povo deitado eternamente em berço esplêndido e discutindo percentual de rejeição de uma pessoa no BBB 2021. Uma personagem com milhões de seguidores provocando mais debate nas redes sociais do que a falta de vacina, além das manipulações do Poder Executivo em todas as esferas.

Se não chamam isto de diversionismo que está funcionando, vocês, que se incomodam quando chamo adoradores de BBB de tolos, chamam de quê?

Velocidade 5

Atingimos, nos últimos tempos, a velocidade 5 para a tragédia e crime contra a humanidade, especialmente no Brasil. Direitos Humanos estão sendo relegados e a discussão é sobre pessoas em realities shows, tudo orquestrado, como sempre.

O país copia a arte, personagens caricatos estão representados nos Poderes da Res Pública, gente igual a Justo Veríssimo, João Plenário, Odorico Paraguaçu. Certamente, a maioria dos que lerem este texto não se manifestarão pois ao avaliarem qual o comportamento que estão adotando, podem perceber que a carapuça tem o seu tamanho exato. E, se leio desculpas individuais, com o propósito de se eximir da culpa, dou de ombros pois são as piores desculpas possíveis.

Um dos efeitos mais perversos da pandemia não é biológico. É a morte da capacidade pensante face ao diversionismo que estamos presenciando. Nem a cacofonia provocada pelos medievais apresentadores de TV está me incomodando tanto como o diversionismo aceito passivamente pela maioria da população.

Indignar-se deixou de ser um ato de coragem e bravura, a passividade ultrapassou tudo aceitável ( Passividade Além da Conta ), Perdemos !

 

É VERDADE

Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.

 

Imagem: Reprodução BOL

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindas.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

4 comments for “Diversionismo em Velocidade 5

  1. Israel
    25/02/2021 at 12:28

    Evandro, acredito que o mundo realmente esta acabando, metaforicamente falando, pessimas notícias na mídia, a terra em chamas com a pandemia, demora na vacinação e o assunto mais falado é o BBB.
    Parabéns pelo trabalho, conteúdo de qualidade!

    • 25/02/2021 at 15:25

      Obrigado. Infelizmente, as coisas estão todas erradas. Começando em cada um de nós, especialmente os brasileiros.
      E olha que, neste texto, não coloquei nem 1/5 das notícias “cabulosas” que poderia colocar.
      MUITO TRISTE !

  2. 25/02/2021 at 16:21

    Estou colecionando as desculpas …

    Tá interessante a quantidade de carapuça que serviu e não leram até o final do texto.

    RSRSRS

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.