Stephem Kanitz - Bio Suno.Com.Br

Stephen Kanitz e as 12 predições otimistas

Kanitz ontem

Stephen Kanitz é um consultor de empresas e conferencista, tem um verbete no Wikipedia, que o classifica como alguém importante. Entretanto, em tempos de redes sociais rasteiras e personagens inusitados, ter verbete não significa nada. O preclaro epistemólogo é muito mais. Lá se vão quase 50 anos que ele publicou o artigo que o elevou a figura pública pensante.

Em “Como prever falências de empresas“, de 1974 na Revista Exame, ele se lançava no mundo do business. Por outro lado, é bastante curioso tratar do tema em pleno regime militar e época do “milagre econômico”.

Tem tantos prêmios e titulações que representa em todos os sentidos a falácia do Apelo à Autoridade, e que delicia um séquito de bajuladores. Impressiona ver a quantidade de “likes” e os comentários gosmentos dos teleguiados. Como se não bastasse, à mínima crítica ou pergunta indesejável em suas conferências, muxoxos originam-se de seus áulicos servis.

Kanitz epistemólogo

Bastante atuante nas mídias tradicionais e conferências, inclusive online e à distância, Kanitz fez um pequeno texto que é um desafio. Escreveu previsões para o período de 2020 a 2029(1) e fez uma bravata, ao final, que merece resposta.

Naquele diminuto texto, do alto de suas titulações, Kanitz comete alguns sacrilégios, talvez acostumado com as predições de falências que bem ensinou à revista Exame.

Logo após o título profético ( prever o que vai “rolar” na década vigente ), ele ironiza:

“… Tenho lido páginas e páginas de pessimismo sobre a década perdida, justamente daqueles que nos perderam a década.

E avoca para si, surpreendentemente, a prerrogativa de otimista. Kanitz, sinto muito, mas seguir o Guedes, ainda mais sendo de Harvard, não o qualifica para criticar o “como chegamos aqui“.

Desafio

Ele escreve 12 pontos otimistas (?) e faz uma espécie de desafio. É provável que entendi tudo ao contrário, mas não consigo imaginar se ele usou palavras erradas, sabidamente de duplo sentido. Ou foi só provocação, o que raramente deve acontecer, mas de qualquer modo eu aceito o “desafio”.

Ele escreveu “Façam a sua média com as previsões negativas que estão lendo por aí.”

Quando temos palavras como “média” e “negativas” numa mesma frase, fica difícil até saber por onde começamos e prevemos que não terminaremos. Eu diria que existe o passado e, portanto, prosseguiria afirmando que a avaliação é positiva ou negativa. Por outro lado, o otimismo pode contrapor-se ao pessimismo, o que é impróprio em relação a “previsões negativas“, #IMNSHO.

Assim sendo, creio que o laureado mestre em administração de empresas da Harvard Business School tem razão. #SQN. Ele escreve, e reconhece, que “Eu não sou mais especialista nesta área” ( sic ). Com toda a certeza, astrologia, economia e política não são ciências em que um bacharel em Contábeis, especialista em falências, estaria confortável.

12 pontos de Kanitz

“… é muita ousadia sua …” , disse um conhecido meu; sobre o fato de que eu faça alguma crítica a alguém com tantos títulos e premiações. Entretanto, estou numa fase da vida que me permite questionar até aqueles que foram meus professores. Embora alguns destes professores que tive, ainda hoje, não entendem muito do que estou falando.

Stephen Kanitz escreveu, de maneira superficial, 12 pontos otimistas em que ele contrapõe a ideia de mais uma “década perdida“. Ele que é expert em análises realistas, desde as décadas perdidas dos governos militares, terá sempre algum contraponto. Por exemplo, quando referenciei o futuro e a Nanoeconomia(2) eu me declarei um não-economista. E, assim sendo, será que agi atrevidamente me posicionando como um realista.

Se Kanitz tivesse lido meu texto ( sou pretensioso, né ? ) de fato me enquadraria entre os pessimistas ?

Em um texto recente, usei um dos 12 pontos de Kanitz, o mais absurdo, onde ele apresenta seu otimismo sobre trabalho e honestidade. Certamente, no texto ” Ética protestante, Unção e Otimismo ” gastei mais de 280 caracteres para contrapor o otimismo senil de Kanitz. Claro que retaliações muito além dos apoios, principalmente daqueles evangélicos e da horda da servidão voluntária.

Predições otimistas

Estou trabalhando na construção de outros textos. Provavelmente, um pouco mais consistentes e robustos do que 280 caracteres que vejo por aí. Mas, com toda a certeza, diferentes das previsões do tipo astrólogo da Ana Maria Braga. Certamente, quero registrar as previsões do douto Kanitz e acompanhar os comentários para possibilitar, talvez, um possível debate tríplice.

Quem sabe alguém tenha a coragem de promover uma “live” com um “otimista” ( Kanitz, por exemplo ), um realista e um pessimista, será enriquecedor.

#FicaaDICA.

2020 a 2029

Os pontos do debate poderiam ser os doze relacionados por Kanitz, ipsis litteris, ia ser inopinadamente lúdico.

12 pontos in2020 a 2029

  1. A agricultura ( Agronegócio ) será o motor da economia nessa próxima década.
  2. Isso gerará o reverso do êxodo rural que alimentou nossas favelas justamente para suprir mão de obra para a construção civil.
  3. Construção civil vai migrar para o interior, com terrenos mais baratos, matéria prima ao lado, e mão de obra local.
  4. O êxodo das cidades irá reduzir o custo de vida médio das famílias.
  5. O comunitarismo que irá surgir (sic), naturalmente irá reduzir custos sociais.
  6. O ensino técnico, praticamente inexistente nesse país além do Sebrae, será suprido pelos milhares de cursos técnicos na net (sic), como “Como consertar o respirador Resmed”, não ensinado pelo Ministério da Educação.
  7. A nova geração está sendo estimulada a investir bem mais cedo no seu ciclo de vida, e os day traders logo aprenderão sua lição. Teremos poupança maior em 2029 do que 2019 (sic).
  8. Segundo Guedes, haverá enorme (sic) influxo de investimentos estrangeiros no Brasil, como já está tendo.
  9. Os chineses dominarão (sic) 15% das empresas grandes (sic) brasileiras, trazendo consigo os conceitos de administração chinesa, mais exigente e eficaz, aliada a uma engenharia integrada com o resto da empresa.
  10. O crescimento das igrejas evangélicas, hoje maioria, está introduzindo a Ética Protestante de trabalho e honestidade.
  11. A corrupção será bem menor nessa década.
  12. O Ministro Tarcísio está deixando um incrível legado na Infraestrutura desse país que beneficiará o próximo governo, algo raro nesse país.

O Futuro

Logo após ler o texto, fiquei acompanhando o número de leituras e os comentários, na última visita. Muito mais do que 2100 leituras e pouco mais de uma dúzia de comentários, desproporcional. Certamente, a publicação original não suscita muitas leituras e comentários. Contudo, os compartilhamentos e a divulgação noutras redes sociais gerou o efeito desejado, a claque funciona.

Vou, neste texto, usar somente o ponto 5. O uso da palavra comunitarismo me assusta, termo cunhado nos anos 1980 nos remete a uma concepção otimista que não deveria ser do Kanitz, SMJ. Escrevi sobre os feudos do Século XXI, sobre a questão do Comunismo(3) e a percepção das pessoas sobre termos e palavras. Surpreendentemente, a visão otimista de Kanitz, um adorador dos “Chicago Boys“, é reveladora. Ao dizer  que “… o comunitarismo irá surgir, naturalmente irá reduzir custos sociais.” inventa a roda. Por outro lado, teremos que informar a ele que o comunitarismo e a roda já existem, desde a Idade Média.

Falso Otimista

Kanitz pode até acertar algumas predições, entretanto, seu “otimismo” para a década é terrível, parece mais torcedor de time de futebol prevendo a próxima temporada. Talvez explique porque o criador do “Maiores e Melhores” e dos homenageados em capas da revista Exame estejam quase sempre envolvidos em falências, bancarrotas etc.

Enfim, para cada um dos itens das predições, teríamos bons debates. A menos que aquilo que Kanitz escreveu seja somente “zoeira” e eu não entendi o espírito irônico do texto.

Assim sendo, seria necessário um manual de instruções para o caso de ser uma ironia. É provável que existam muitos seguidores e fãs do Kanitz levando isso tudo a sério.

Eu não confiaria muito no otimismo de Stephen Kanitz ou, de fato, minha bola de cristal está quebrada.

 

(1) “2020 a 2029

(2) “Nanoeconomia feudal no Século XXI

(3) “Comunista ou Comuna – Uma visão de mundo

 

Imagem: Reprodução Suno.Com.Br

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário