Entre sem bater - Noam Chomsky - Extremamente superficial

Entre sem bater – Noam Chomsky – Extremamente superficial

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas.  Algumas frases contém várias palavras de muitos significados. Noam Chomsky é um pensador contemporâneo que diz muito sobre os dias atuais, e quando fala de algo ser “Extremamente superficial“, diz muito.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Noam Chomsky

Noam Chomsky é um autor que gosto de ler, muito além de frases que citam, sou fã do pensador da atualidade. Entretanto, a frase dele alvo deste texto é um tanto polêmica.

Avram Noam Chomsky (nascido em 7 de dezembro de 1928) é um intelectual público americano : linguista , filósofo , cientista cognitivo , historiador, crítico social e ativista político . Às vezes chamado de “o pai da linguística moderna “. Chomsky também é uma figura importante na filosofia analítica e um dos fundadores do campo da ciência cognitiva . Ele é um Professor Laureado de Linguística na Universidade do Arizona e um Professor Emérito do Massachusetts Institute of Technology ( MIT ) e é autor de mais de 150 livros sobre tópicos como linguística, guerra e política. Ideologicamente. Ele se alinha com o anarco-sindicalismo e o socialismo libertário.

Fonte: Wikipedia

Extremamente superficial

Antes que algum leitor imagine coisas, digo que leio e posso admirar até que, se alinha com socialismo libertário ou anarco-sindicalismo. Em outras palavras, reforço que devemos ler o que as pessoas escrevem e pensarmos, não dói e faz muito bem ao cérebro.

Particularmente, do mesmo modo que digo para alguns conhecidos, discordo da manifestação de Chomsky na frase. E, por outro lado, eu poderia dizer que o autor desta frase está sendo extremamente superficial com tudo das redes sociais. Contudo, devo admitir que a estultice e superficialidade me fazem concordar, em partes, com Chomsky.

É sintomático, e compreensível, que ele tenha que dizer que não tem perfil nas redes sociais. Por outro lado, posso dizer que a frase dele nos coloca a pensar sobre benefícios e malefícios destas redes sociais.

Redes sociais superficiais

Certamente, as redes sociais têm uma avaliação de serem superficiais em muitos aspectos, por um grande número de usuários. Elas tendem a enfatizar a aparência exterior, o sucesso e o estilo de vida das pessoas. Portanto, podem criar uma cultura centrada na aparência e no marketing pessoal. Desse modo, muitas pessoas se preocupam excessivamente com sua aparência e imagem pública. A busca pela “perfeição” e “sucesso”, na maioria dos casos, revelam uma ou mais fraquezas das pessoas.

Além disso, as redes sociais também oferecem uma visão distorcida da vida real. As pessoas que compartilham apenas as partes positivas de sua vida, têm crescido assustadoramente. Assim sendo, cria-se uma falsa sensação de perfeição e bem-estar que nunca chega aos seguidores.

Outra forma em que as redes sociais são superficiais é que elas tendem a priorizar a quantidade sobre a qualidade. As pessoas podem se sentir pressionadas a postar constantemente, mesmo que não tenham nada relevante ou interessante a compartilhar. Outras, compartilham tudo que recebem, apenas para manter sua presença ativa nas mídias sociais.

Falsidades e superficialidades

Em suma, as redes sociais são vistas como superficiais devido à sua ênfase na aparência, sucesso e estilo de vida. Ao criarmos uma visão distorcida da vida real e das pessoas, temos o início das fake news. Nada é pior do que a priorização da quantidade sobre a qualidade. Ou melhor, tem uma coisa pior do que esta “priorização”: A preguiça.

Explico, quando a pessoa recebe uma quantidade enorme de determinada opinião, sem verificar e pensar sobre o assunto, pratica a preguiça. A preguiça de se informar tem sido perniciosa para uma ou duas gerações de jovens que têm “pressa”. Sou do tempo que o ditado “… quem tem pressa come cru e quente …” valia muito, e funcionava.

E ouso dizer que assim como Noam Chomsky não aceita as redes sociais, prestando um desserviço pelo conhecimento que ele tem, normalizamos tudo.

No entanto, é importante lembrar que as redes sociais são apenas uma ferramenta. Portanto, a forma como as pessoas as usam é uma escolha individual. Depois que deram alguns significados diferentes para termos e palavras, nas redes sociais, o mundo ficou extremamente superficial.

Enfim, parece que esta é uma guerra que vamos perder, ao vermos pensadores como Chomsky abandonar o campo de batalha. Continuaremos na briga, contra gente superficial, reprodutores de fake news e “distraídos”.

P. S.

Alguns amigos dizem que sou muito petulante ao tentar contrapor pensadores de renome. Fico pensando se estas pessoas entendem o que escrevo. Eu diria, tenho pagina no Facebook, no Twitter e outras plataformas, na maioria dos casos, são extremamente superficiais e cheias de gente tola.

 

Imagem: Entre sem Bater – Noam Chomsky – Extremamente superficial

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário