Entre sem bater - Nélson Rodrigues - Admiração

Entre sem bater – Nelson Rodrigues – Admiração

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Nelson Rodrigues é, com toda a certeza, um dos escritores mais polêmicos do Brasil. E mesmo quando utiliza palavras positivas como “Admiração“, o contexto é de negatividade.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Nelson Rodrigues

O recifense Nelson Rodrigues é um dos personagem mais polêmicos da história republicana do país. A princípio, tenho enormes discordâncias em relação ao seu trabalho e a forma como tratava de alguns assuntos. O fato de eu não gostar do time do Fluminense (RJ) se deve muito à paixão que o jornalista nutria pelo “Tricolor das Laranjeiras“. Entretanto, é inegável que muitas de suas frases continham uma crítica ácida e sincera à nossa sociedade.

Nelson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 – Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista de costumes e do futebol brasileiro. É considerado o mais influente dramaturgo do Brasil.

Fonte: Wikipedia

Admiração

 

Dicionário

Num compilado de dicionários, a palavra admiração pode ter sentidos diversos, mas nenhum antagônico.

Acepções:

  1. Sentimento de respeito por alguém ou alguma coisa
  2. Expressão de surpresa ou espanto
  3. Estado de estupefação ou perplexidade
  4. Sentimento de aprovação ou elogio
  5. Adoração ou culto a alguém ou algo

Por outro lado, são antônimos de admiração: Desprezo, Desgosto, Repulsa, Desaprovação, Indiferença, Desinteresse e Despreocupação.

Desse modo, a vaia, em contraposição à admiração, na frase de Nelson Rodrigues, é tão somente a manifestação de tudo aquilo que ele diz preferir.

Hipocrisia

Com o propósito de escrever a minha visão sobre estas frases, fico incomodado quando vejo muitos adjetivos numa pequena frase. É provável que isto seja uma das coisas que me incomode nos posts do Twitter. Pequenos textos, repletos de adjetivos, não nos permitem pensar, pois o sentimento do autor pode refletir muitas acepções.

Desse modo, retiro adjetivos e vejo o que resta. Surpreendentemente, até personagens famosos não conseguem dizer nada com suas frases. Portanto, as frases de Nelson Rodrigues são difíceis de interpretar ou tirar alguma noção de coletivo em detrimento do individualismo.

Vejo, na maioria das frases dele, muita crítica à hipocrisia, mas muita indireta que ele não falava diretamente.

Em suma, não gosto das frases de Nelson Rodrigues, gosto do que ele escrevia como romancista e jornalista. E, nesta frase, gosto da ideia que ele passa sobre preferir a vaia.

A vaia

Sem dúvida, um dos problemas que vejo nas frases de Nelson Rodrigues, são os adjetivos como “estrondosa” “poderosa” “nobre” para diminuir a ideia antagônica.

O que ele diria da vaia tímida? É provável que ele diria que não é “mil vezes mais forte” ou que ele interpretaria como desprezo ou desaprovação?

Eu tenho algumas manias e a questão principal da frase me remete a uma delas. E vejo isso na frase de Nelson Rodrigues, certamente se tirarmos os adjetivos. Eu diria, com toda a certeza, que prefiro a vaia do que a admiração e elogio fácil. A princípio, pode parecer algum tipo de arrogância ou pretensão, mas é uma questão bem pessoal.

E, adicionalmente à frase, é fácil nos corromper e cairmos em ciladas com a admiração, o aplauso ou o elogio fácil.

Em suma, não levo a crítica ou a “vaia” para o lado pessoal. Sempre tratei e continuarei assim, como uma avaliação do conteúdo; a menos, é claro, que venham de haters confessos.

 

P. S.

A frase original, de fato, é “A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.

 

Imagem: Entre sem Bater – Nelson Rodrigues – Admiração

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário