Entre sem bater - Confúcio - Governo de uma nação

Entre sem bater – Confúcio – Governo de uma nação

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Grandes pensadores, como Confúcio, produziram muitas ideias em vida, mas que recebem muitas versões, em tempos de redes sociais. Desse modo, cada pensamento do chinês exige muita reflexão, como em “Governo de uma nação“.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Confúcio

Muitas frases e pensamentos atribuídos a Confúcio podem não ser de autoria dele. A dificuldade de tradução de ideogramas em diversos idiomas, agrava a possibilidade de erros e interpretações diferentes. Por exemplo, a frase “… uma caminhada de 1000 passos começa no primeiro passo…” não é de Confúcio, mas de outro chinês. Contudo, mesmo que a tradução não seja exata, algumas frases, como a que exprime o que significa o governo de uma nação, merecem atenção.

Confúcio ( Kǒng Fūzǐ , ” Mestre Kǒng “; ou comumente 孔子Kǒngzǐ ; 551 – aC.  479 – aC ) foi um filósofo e político chinês do período da Primavera e Outono que é tradicionalmente considerado o modelo dos sábios chineses. Os ensinamentos e a filosofia de Confúcio sustentam a cultura e a sociedade do Leste Asiático , permanecendo influentes na China e no Leste Asiático até hoje.

Fonte: Wikipedia

Governo de uma nação

Em primeiro lugar, a frase nos remete a uma situação antagônica de como o governo de uma nação se apresenta para seus governados. A condição completa da frase diz  respeito a como governantes e governados deveriam se sentir em relação à coletividade. Sendo assim, qualquer individualidade ou situação peculiar deve estar num plano inferior.

Surpreendentemente, o que vemos, no Brasil do Século XXI, é exatamente o comportamento contrário à reflexão que a frase pode produzir. Contudo, ainda neste diapasão, muitos personagens de redes sociais, governantes e governados, não se envergonham de nada. A cultura da “normalização” de tudo aquilo que está próximo a nós, obscurece tudo aquilo que o pensamento pode proporcionar.

Cultura da normalização

Seria normal supormos que quando um país é bem governado, a diminuição da pobreza e da desigualdade social, seja motivo de orgulho para a nação. Contudo, se é mal governado e as riquezas são para poucos, são fontes de vergonha para todos.

É provável que Montesquieu, inspirado por Confúcio, teria escrito;

"Nação é o povo com a consciência, a convicção do destino comum. A comunhão de 
interesses, que se estabeleceu nela, gera a convicção do destino comum e 
engendra entre os conacionais uma SOLIDARIEDADE insubstituível, uma lealdade 
no servir inviável fora da Nação."

Quando as palavras nação, destino comum, solidariedade, lealdade e outras saltam aos olhos, a frase sobre o governo de uma nação fica límpida.

Redes Sociais

Desse modo, no contexto das redes sociais, a frase de Confúcio ganha ainda mais relevância e necessidade de reflexão (#SQN diriam os jovens moços). Essas plataformas só servem para disseminar exatamente o contrário, hipocrisia e aparência. Como se não bastasse, podem amplificar as vozes daqueles que nunca lutaram por mudanças sociais e políticas.

Portanto, as redes sociais são fonte de vergonha, desonra e constrangimento para governantes e governados que habitam estas mídias. Com toda a certeza, a disseminação de informações falsas e a propagação do discurso de ódio são mais aceitas do que a realidade. As redes sociais são espaço de destaque para a confirmação da ignorância e da intolerância. Além disso, as redes sociais são, frequentemente,  palco para a disseminação de fake news e manipulação da opinião pública.

Papel do Governo

Enfim, a frase-tema deste texto tem relevância para o contexto atual das redes sociais que desobriga a reflexão e ações inteligentes. Ela nos lembra que o papel do governo é fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária. Por outro lado, nos faz lembrar que o governo somos nós ou o reflexo de nossas ações. Por isso, é essencial que os governantes trabalhem para garantir que suas ações sejam transparentes e que exista participação consciente de um povo.

 

Imagem: Entre sem Bater – Confúcio – Governo de uma nação

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário