Entre sem bater - Fausto Pizani - Ilusão Maior

Entre sem bater – Fausto Pizani – Ilusão maior

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Pensadores desconhecidos do grande público, como Fausto Pizani, possuem uma intensa e significativa produção textual, em tempos de redes sociais. A ideia de “Ilusão Maior” é um grande exemplo.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Fausto Pizani

Fausto Pizani é autor de diversos livros como “O Caminho da Luz“, numa versão e-book acessível a muitos leitores. Os questionamentos ali expostos diante da realidade conflituosa que percebemos no mundo atual, são mais do que pertinentes. Entretanto, é necessário aguçar a mente das pessoas com perguntas, como as feitas na publicação.

Fausto Luiz Pizani cursou Engenharia Mecatrônica e é escritor de livros sobre filosofia, teologia, espiritualidade, religiões e desenvolvimento pessoal. Com vários títulos publicados e à disposição, tem nos seus e-books ótimas fontes para reflexão. Sua atuação com pequenos textos e contos objetiva levar conhecimento aos leitores.

Fonte: Internet

Ilusão Maior

Em primeiro lugar, as perguntas são mais importantes para iniciarmos uma reflexão,

  • O que é ilusão maior?
  • Quando o nosso olhar sofre desvio da realidade ou quando imaginamos que tudo que vemos é a realidade?

Desse modo, o objetivo é pensar, reflexivamente, a questão da realidade e da ilusão. A mente humana trata das suas ilusões e isso nos ajuda a ver a nossa realidade.

Realidade x Ilusão

Realidade, a princípio, é o que percebemos por meio dos nossos sentidos, ou seja, o que ouvimos, vemos, sentimos e o que sabemos. Nossa realidade é o nosso conjunto de crenças e conhecimento sobre o mundo, e, com toda certeza, é diferente para cada pessoa. Assim sendo, coexistem inúmeras realidades diferentes no mesmo espaço-tempo. Portanto, todas essas realidades têm validade para ao menos uma pessoa e podem ser ilusões para todas as outras.

Por outro lado, a ilusão é a percepção de uma realidade que não é verdadeira. Sua criação vem da limitação do nosso sentido e por nossa incapacidade de interpretar corretamente nossas perspectivas. Dessa forma, nossas ilusões têm origem, frequentemente, erros de interpretação ou ambiguidades.

Reflexões

A partir de reflexões, podemos criar nossas ilusões para explicar o mundo ou a nossa realidade. Elas podem ser capazes de permitir até mudanças em nossa realidade. Por exemplo, se você acredita que sua cidade é um lugar perigoso, você pode se precaver e criar a ilusão/realidade de uma cidade segura. Entretanto, seu vizinho pode sofrer com a violência urbana e ter uma realidade distinta da sua, e não modificar a sua ilusão.

No entanto, ao contrário de nossas ilusões, a realidade é formada por fatos concretos e é algo que podemos medir e observar. Por isso, a realidade pode ser um padrão com o qual todos podemos nos relacionar. Padrões mínimos de realidade são necessários sem que estes padrões mínimos sejam ditados, por exemplo, por fake news.

Enfim, a questão da realidade e da ilusão é complexa, principalmente em tempos em que as redes sociais não são confiáveis. Realidade é o que percebemos por meio dos nossos sentidos e nem sempre nossos sentidos estão alinhados com o mundo digital. Desse modo, temos que a  ilusão é a percepção de uma realidade virtual que não é verdadeira. Surpreendentemente, constatamos também que as ilusões de outras pessoas têm influência sobre a nossa realidade.

Em suma, os leitores de pensamentos como o de Fausto Pizani ( Ilusão Maior ) devem refletir sobre esta frase e outras tantas.

O autor da frase disse também que:

– “Nossa realidade, é apenas o que os nossos sentidos são capazes de abstrair e não sua totalidade.”

O que sugere, em suma, que nossa ilusão maior é acreditar que nossa realidade representa o mundo.

 

Imagem: Entre sem Bater – Fausto Pizani – Ilusão Maior

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário