Entre sem bater - Os Profetas - Sede de Justiça

Entre Sem bater – Os profetas – Sede de Justiça

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. É provável que as frases de “Os Profetas” provoquem uma “Sede de Justiça” desproporcional.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Os Profetas

Uma vez que muitas frases podem ter sua aplicação de forma imprópria, entendemos que as frases d´Os Profetas devem ter um contexto. Desse modo, estas frases estarão distribuídas, sem que sejam deste ou daquele que tem revelações, e de qualquer religião. Afinal, não existe prerrogativa desta ou daquela profissão de fé para profetizar.

O termo profeta na crença religiosa refere-se a uma pessoa que serve de intermediário entre a humanidade e a divindade . A rigor, o profeta é aquele que afirma ter tido uma experiência pessoal de Deus recebendo dele a missão de comunicar suas revelações e, por consequência, falar em seu nome aos seres humanos. O profeta possui qualidades de intercessor do povo diante de Deus e por sua vez é mensageiro de sua palavra. Seu carisma de interpretar a história da perspectiva de Deus é chamado de dom de profecia.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Sede de Justiça

A frase deste texto está, sobretudo, atualizadíssima com o que acontece no país.

Entretanto, cabem muitas ressalvas no contexto, pois não conheço exemplos de que ao se misturar política e religião resultem coisas boas. Com toda a certeza, e me desmintam se conseguirem provar, no Brasil não dá nada que presta com política e religião juntos.

A citação de Mateus 5:6 teve destaque no comentário do Ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre a cassação pelo TSE de Deltan Dallagnol.

Embora a citação seja excepcional, é bom lembrar que ela não está isolada no “Sermão da Montanha” e o capítulo 5 de Mateus é tenebroso. Os profetas, apóstolos, mensageiros, despachantes e assemelhados podem dar o significado que quiserem para qualquer escrito.

Profecias

Deltan Dallagnol é um protestante da Igreja Batista que tornou-se Procurador da República através de uma liminar. Como se não bastasse, sua maior ação no mundo jurídico, em parceria com Sérgio Moro, misturava justiça, política e religião. Desta forma, não se importava com ideais que não fossem os pessoais e seus discursos sempre foram típicos de púlpitos.

É provável que ele ainda acredite em tudo que praticou durante sua vida pública, tratando as coisas em benefício próprio e de seu grupo.

Como acontece com muitos criminosos, inclusive no Brasil, crimes “menores” condenam, pois nos grandes crimes existem mais cúmplices.

Deltan Dallagnol perdeu seu mandato de deputado federal por um motivo simples. O TSE, que tem a atribuição de fiscalizar mandatos e candidatos, viu uma tentativa de Delta em fugir de processo de Judiciário.

Certamente, para quem entrou no MP através de liminar, eleger-se e ter proteção atrás de prerrogativas parlamentares é normal.

As profecias que Deltan vociferou nos púlpitos e tribunas estarão agora bem perto dele, como realidade.

Contudo, ele ainda pode se safar, ou diminuir o estrago, e para isso conta com bons aliados e advogados.

STF

Ao Deltan Dallagnol e ao seu partido ao qual ele está filiado resta o recurso da lei dos homens. Surpreendentemente, ele terá dois ministros do STF, terrivelmente evangélicos) que podem garantir ao menos dois votos. Inquestionavelmente, Deltan não sofrerá uma derrota como sofreu no TSE, por unanimidade. A confraria dos profetas tem sede de justiça e querem a justiça aqui na Terra pois a divina o Deltan não terá.

Enfim, é impressionante como uma cassação por unanimidade tem tamanha aprovação da população. Excetuando os religiosos em alinhamento moral com o Deltan, todos entendem que se o cara comete um crime deve perder mandato. Se bem que, no caso do vereador de Caxias do Sul (RS) que cometeu vários crimes, a justiça não veio, e o vereador ficou.

As brincadeiras e o apoio ao “Piá de Prédio” seguem nas redes sociais, e os desdobramentos e sede de justiça seguem firmes. Esperamos que a OAB do Paraná seja condescendente do Delta e ofereça um registro para ele. Será importante para ele justificar algumas coisas e atitudes.

Tchau querido, seu perfil nas redes sociais é lixo, nos vemos no STF ! É a minha convicção, sem Powerpoint !

 

Imagem: Entre sem Bater – Os Profetas – Sede de Justiça

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário