Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Para Desmond Tutu, escolher o “Lado do Opressor” é fácil, e, em outras palavras, uma forma de aceitar a injustiça.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Desmond Tutu
Alguns personagens da história da humanidade têm lá suas controvérsias. Desmond Tutu é, certamente, um deles. Envolvido numa das maiores polêmicas pós Segunda Guerra, recebia idolatria de uns e rancor de outros. Contudo, seu posicionamento sobre aqueles que sofrem opressão e o lado do opressor é lapidar.
Desmond Mpilo Tutu OMSG CH GCStJ (7 de outubro de 1931 – 26 de dezembro de 2021) foi um bispo e teólogo anglicano sul-africano. Seu trabalho com o tema antiapartheid e as atividades de direitos humanos têm reconhecimento internacional. Ele foi bispo de Joanesburgo de 1985 a 1986 e depois arcebispo da Cidade do Cabo de 1986 a 1996. Em ambas as cidades sul-africanas, o primeiro negro africano a ocupar o cargo. Teologicamente, ele procurou fundir ideias da teologia negra com a teologia africana. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1984.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
Lado do Opressor
Do mesmo modo que outros pensadores, Desmond Tutu tinha uma verdadeira noção dos lados que colocam seres humanos. A humanidade evoluiu e participar das ações do lado do opressor é um crime.
Episódios recentes envolvendo atos criminosos (racismo, xenofobia etc.) revelam que muitos brasileiros preferem o lado do opressor.
Surpreendentemente, muitos deles nem sabem que são parte da sustentação desses opressores.
Desse modo , é assustador a quantidade de pessoas que estão próximas a nós que reproduzem frases e atitudes de opressores. Enquanto isso, sofrem opressão em outros setores e atividades. Inacreditavelmente, vemos em nossas famílias, em nossos círculos de amizade, pessoas que se dizem politicamente conscientes dizendo barbaridades.
Como se não bastasse, algumas atitudes e posicionamentos têm ampla aceitação em grupos e círculos que frequentamos. Seja em ambientes sociais que participamos ou áreas públicas ficamos com a impressão de estar num lugar que não é para nós.
Segregação
As redes sociais tornaram algumas coisas tão “normais” que não raramente, as pessoas sentem um deslocamento de espaço e narrativas. É provável que a maioria das pessoas que vão ler este texto experimentaram a situação de ter que deixar um ambiente por constrangimento.
Embora seja ideal permanecer e debater sobre a posição de quem conhecemos ao adotar o lado do opressor, esta atitude é um risco. Entendo, mas discordo, daqueles que fogem da discussão com a ideia de que não “vale a pena”. Por outro lado, permanecer nestes ambientes, reais ou virtuais, e abrir o debate, provoca a ira dos serviçais de opressores.
Desse modo, resta-nos a defesa de não frequentar este tipo de ambiente tóxico ou ouvir muito, esperar e manifestar-se, quando possível. Com toda a certeza, o Brasil atingiu os piores níveis de possibilidade de conversar sobre qualquer assunto. E nem é somente sobre futebol, política ou religião, o baixo nível dos opressores atingiu todos os temas em todas as áreas da sociedade.
A segregação para todos os que querem algum debate com fundamentação é visível. Qualquer um que tenha um smartphone e que tenha alguma opinião de segunda mão(1), não aceita qualquer fundamento.
Em suma, Desmond Tutu podia ter muitos defeitos, mas sua frase sobre qual lado a pessoa escolhe e o que ela se torna, é definitiva. Sem dúvida, uma frase que se tornou uma verdadeira premonição, 40 anos depois, com rede social e tudo.
(1) “Entre sem bater – Mark Twain – Segunda Mão”
Imagem: Entre sem bater – Desmond Tutu – Lado do Opressor
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.